Shih Tzu: conheça detalhes dessa raça bastante presente nas clínicas veterinárias

Shih Tzu: conheça detalhes dessa raça bastante presente nas clínicas veterinárias

Links rápidos:

O Shih Tzu é uma das raças de cães de pequeno porte mais populares no país, aparecendo frequentemente na rotina veterinária. Conheça suas principais particularidades!

Os cães Shih Tzu, com sua pelagem exuberante e olhos brilhantes, cativam tutores em todo o mundo com seu charme e personalidade. Foram desenvolvidos no Tibet (China), e reconhecidos pelo American Kennel Club em 1969. Caracterizam-se por serem excelentes cães de companhia, inteligentes e com personalidade afetuosa que se adaptam bem em diferentes lares.

Essa raça apresenta a face como um crisântemo devido ao crescimento dos pelos na ponte nasal (para cima) e é classificada como braquicefálica, pois possuem uma conformação cranial que faz com que o focinho seja mais curto (achatado).

Conheça as características, predisposições raciais e os cuidados essenciais para que um Shih Tzu desfrute de uma vida plena e saudável.

Principais características gerais do cão da raça Shih Tzu

Cão da raça Shih Tzu

Os Shih Tzus são conhecidos por serem cães de companhia robustos, de pelagem comprida e abundante, com olhos grandes e focinho curto (braquicefálico). Veremos abaixo suas principais características e particularidades.

Tabela das principais características da raça Shih Tzu

Infográfico com as características de cão da raça Shih Tzu

Características comportamentais

Os cães da raça Shih Tzu são muito inteligentes e carinhosos. Seu temperamento alerta e ativo faz com que sejam uma boa opção para famílias com crianças, mas, por também gostarem de manter uma certa independência, devem ser bem socializados desde filhotes.

Adoráveis animais de companhia, adaptam-se bem em lugares menos espaçosos e não exigem muito exercício físico. Porém, caminhadas e brincadeiras diárias podem ser excelentes para a manutenção da saúde psicológica, assim como para todos os caninos.

Cão da raça Shih Tzu

Predisposição racial para determinadas afecções

O Shih Tzu é uma raça conhecida por apresentar sensibilidades a determinadas enfermidades, dentre as quais podemos destacar a predisposição para problemas oculares (úlcera de córnea), a otite, ao desenvolvimento de cálculos urinários e cálculos dentários.

Úlcera de córnea

Úlcera de córnea – ou ceratite ulcerativa – consiste em uma lesão na região da córnea (região transparente localizada à frente da íris e da pupila no globo ocular), que pode ser classificada em superficial ou profunda.

Podemos observar uma alta ocorrência dessa oftalmopatia nos cães da raça Shih Tzu devido à conformação braquicefálica e à grande exposição ocular, condições que podem facilitar uma injúria na córnea.

Sendo assim, o paciente deve ser submetido a um exame oftálmico completo, incluindo o teste de fluoresceína (colírio que cora a úlcera com coloração esverdeada) ao se detectar sinais clínicos como vermelhidão na conjuntiva (membrana que recobre a parte branca do olho), dor e desconforto representado por fechamento parcial ou total da pálpebra.

Este teste permite avaliar a extensão da lesão, assim como sua profundidade, para que seja instituído o tratamento mais adequado (clínico ou cirúrgico).

Otite

Otite é uma inflamação de caráter multifatorial que ocorre no epitélio do conduto auditivo, classificada em externa, média ou interna. Pode ser decorrente da existência de vários agentes etiológicos, como ácaros, fungos e bactérias.

A pelagem longa e densa ao redor das orelhas dos Shih Tzus cria um ambiente úmido e abafado, que pode favorecer o crescimento dos microrganismos citados anteriormente. Além disso, as orelhas caracteristicamente caídas podem restringir a circulação de ar e dificultar a secagem adequada da região, contribuindo também para o desenvolvimento de otites.

Sinais clínicos como prurido na região das orelhas, descamação da pele, vermelhidão da pele, inchaço e aumento da produção de cerúmen podem ser alertas para examinar cuidadosamente o conduto auditivo do animal.

Além disso, tais ocorrências podem servir, também, para a solicitação de exames complementares (raspado parasitológico, citologia, cultura) com a finalidade de um diagnóstico assertivo e seu consequente tratamento.

Cálculos Urinários

Urolitíase – ou cálculo urinário – é a concentração de cristais em uma formação sólida (urólito) em qualquer porção ou órgão do sistema urinário. O urólito pode ser composto por diferentes minerais, incluindo alguns tipos que mais comumente acometem animais de companhia.

Sendo assim, sabe-se que os cães da raça Shih Tzu são mais predispostos a apresentarem urólitos de oxalato de cálcio, estruvita e de sílica.

Pode ser uma afecção decorrente de diversos fatores como: raça, sexo, alimentação e anomalias funcionais individuais. Além disso, o animal acometido por urolitíases pode apresentar:

  • disúria (micção dolorosa)
  • hematúria (presença de sangue na urina)
  • polaciúria (alta frequência de urina em pequena quatidade)
  • incontinência urinária
  • obstrução uretral completa ou parcial
  • infecção urinária

Logo, o diagnóstico deve ser baseado em urinálise (exame urinário), com cultura e antibiograma, assim como exames de ultrassonografia e raio-x do sistema urinário para que o cão seja submetido à terapêutica e ao manejo ideal para cada caso.

Cálculos Dentários

A formação de cálculos dentários ocorre devido ao acúmulo de placa bacteriana e minerais na superfície dos dentes, decorrente da anatomia cranial e conformação da arcada dentária no caso dos Shih Tzus.

Essa condição pode levar ao aparecimento de afecções graves como periodontite, com consequente reabsorção óssea e perda de dentes, ou até mesmo endocardite (inflamação das estruturas cardíacas).

Portanto, é importante a implementação de um manejo adequado para a manutenção da higiene bucal, realizado através do fornecimento de uma alimentação específica que reduza a formação de cálculos dentários e de uma rotina de escovação dos dentes.

Cuidados especiais com cães da raça Shih Tzu

Ao cuidar de um Shih Tzu, é importante considerar a implementação de um manejo adequado para colaborar na manutenção da saúde do animal, fazendo com que ele tenha qualidade de vida e longevidade.

Cuidados com os pelos: existe tosa ideal para a raça?

Os longos pelos do Shih Tzu exigem muitos cuidados com sua beleza e higiene. A pelagem deve ser frequentemente escovada a fim de evitar a formação de nós e, consequentemente, o desenvolvimento de enfermidades dermatológicas através do crescimento de fungos ou bactérias.

Já com relação ao tamanho, o comprimento dos pelos não deve atrapalhar o caminhar e a movimentação do animal. Tosas higiênicas são necessárias para manter uma melhor limpeza das áreas íntimas, assim como manter curta a pelagem do focinho próxima aos olhos, evitando problemas oculares e lesões na córnea.

Quando o tutor optar por manter a pelagem mais curta, deve-se instruir as épocas do ano mais adequadas para tosas totais, pois os pelos são isolantes térmicos e primordiais para o bom funcionamento do mecanismo de termorregulação (manutenção da temperatura corporal) do animal.

Manejo nutricional para a raça Shih Tzu

O manejo nutricional adequado desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos cães da raça Shih Tzu. Uma alimentação balanceada que contenha ingredientes de alta qualidade e que atenda às necessidades nutricionais específicas da raça será responsável por ajudar na:

A partir de muito estudo e pesquisa, a ROYAL CANIN® desenvolveu a linha Shih Tzu (versões seca e úmida), uma dieta que apresenta grande precisão nutricional e croquete exclusivo, visando atender todas as peculiaridades dessa raça.

Esse alimento contém em sua formulação ingredientes específicos, como os ácidos graxos EPA (eicosapentaenoico), DHA (docosahexaenoico), ALA (alfa-linolênico), vitamina A e óleo de borragem, responsáveis por auxiliar no suporte da barreira cutânea e na nutrição da pelagem.

Também apresenta uma combinação de prebióticos e proteínas de alta qualidade e digestibilidade, capaz de contribuir com a manutenção de uma microbiota equilibrada e com o bom funcionamento gastrointestinal. Essa característica ajuda na redução da fermentação intestinal, diminuindo o mau odor das fezes.

Alimentos Royal Canin para cães da raça Shih Tzu

Seu croquete especialmente desenvolvido para as mandíbulas braquicefálicas do Shih Tzu facilita a preensão e estimula a mastigação – o que, juntamente com agentes quelantes de cálcio, auxilia na saúde bucal através da redução na formação de placas bacterianas (tártaro).

Croquetes do alimento Royal Canin para cães da raça Shih Tzu

Além de todos os atributos anteriores, a Shih Tzu Puppy oferece quantidades adaptadas de cálcio, fósforo, proteínas e energia que colaboram para o crescimento adequado e saudável dos filhotes.

Confira aqui maiores detalhes sobre os cuidados com a alimentação do Shih Tzu.

Aproveite também para conhecer todos os nossos produtos e não esqueça de utilizar a ferramenta Calculadora de Prescrições para uma indicação alimentar personalizada para cada paciente.

Outras orientações relevantes para os tutores

Os tutores de Shih Tzu devem também ser orientados que esta raça apresenta dificuldades em climas quentes, devido a sua conformação cranial braquicefálica. Essa anatomia dificulta a respiração, processo pelo qual é realizado a maior parte da troca de calor e, consequentemente, a regulação da temperatura corpórea.

Dessa forma, em dias mais quentes é recomendado que o animal fique em um lugar com temperatura amena, com sombra, com água fresca ou até mesmo gelada, e que evite passeios em horários de sol muito forte. Tudo isso com o intuito de evitar uma possível hipertermia.

Além disso, consultas regulares com o médico-veterinário asseguram um desenvolvimento saudável e a intervenção precoce em casos de intercorrências.

Referências bibliográficas

BIBLIOTECA DE RAÇAS ROYAL CANIN. Shih Tzu. Acesso em: 12 junho 2023.

CBKC, FCI. Padrão Oficial da Raça Shih Tzu. 2017. Acesso em: 12 junho 2023.

CRHRISTMAS, R.E. Common ocular problems of Shih Tzu dogs. The Canadian Veterinary Journal, v.33, i.6, 1992. Acesso em: 01 setembro 2023.

FIOVARANTI, M.C.S., ARIZA, P.C. Os tipos de urólitos mais comuns em cães e gatos. Royal Canin, Portal Vet. Acesso em: 13 junho 2023.

KASAI, T. et.al. Changes in the ear canal microbiota of dogs with otitis externa. Journal of Applied Microbiology, v.130, i.4, 2021. Acesso em: 01 setembro 2023.

RHODES, M. Case report: a progressive corneal ulcer in a diabetic Shih Tzu. UK-VET Compnion Animal, v.19, i. 8, 2014. Acesso em: 01 setembro 2023.

SWIETON, N. Urinary calculi in a Shih Tzu dog with hyperadrenocorticism. The Canadian Veterinary Journal, v.59, i.8, 2018. Acesso em: 01 setembro 2023.