As principais características de uma consulta dermatológica

Links rápidos:
- A dermatologia como especialidade veterinária
- A consulta dermatológica deve ser feita em diferentes etapas
- 7 principais exames dermatológicos realizados na Medicina Veterinária
- A importância do tratamento e acompanhamento após a consulta dermatológica inicial
- Entenda por que a dermatologia e a nutrição possuem relação íntima
Com os avanços científicos e tecnológicos há o surgimento de especialidades para atender e aprofundar as diversas afecções que acometem cães e gatos. Atualize-se!
Problemas dermatológicos compreendem a maior parte das queixas dos tutores que levam seus animais para atendimento na clínica médica de pequenos animais (Costa Val & Alves, 2013; Neuber, 2015). Como a resolução de problemas dermatológicos normalmente demanda um curso de semanas, manejar a expectativa e o compromisso do tutor é um grande desafio do Médico-Veterinário.
Não é incomum a ocorrência de tutores insatisfeitos que trocam frequentemente de profissionais. No entanto, se gerenciado com sucesso, o Médico-Veterinário pode aumentar a confiança e a fidelidade do cliente através da realização de uma consulta dermatológica (Neuber, 2015; Madureira & Brum, 2017).
Muitas vezes devido à dificuldade de diagnóstico de pacientes com lesões crônicas, o Médico-Veterinário pode recorrer ao encaminhamento do animal para um dermatologista.
Esses especialistas, por dedicarem tempo no estudo e compreensão das lesões, conseguem obter informações para a elaboração dos diagnósticos diferenciais e definição dos testes e exames complementares para concluir um diagnóstico por meio de uma consulta dermatológica detalhada (Costa Val & Alves, 2013).
A dermatologia como especialidade veterinária
A Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV) é a entidade que acolhe os Médicos-Veterinários especialistas em dermatologia veterinária. O principal objetivo da SBDV é promover e divulgar o conhecimento sobre a dermatologia veterinária, assim como garantir um atendimento ético e competente aos pacientes dermatopatas.
A SBDV foi fundada nos anos 2000 e, em 2013, através da Resolução nº1036/2013 do Conselho Federal de Medicina Veterinária, foi autorizada a emitir a titulação na área (CRMV, 2022).
A consulta dermatológica deve ser feita em diferentes etapas
Etapas diferentes compõem uma consulta dermatológica, conforme exposto a seguir (Costa Val & Alves, 2013; Lundberg et. al., 2022; Moriello, 2022).
- Anamnese completa: muitas doenças dermatológicas que parecem semelhantes são diferenciadas com base na interpretação de sinais clínicos e padrões históricos.
– Doenças anteriores
– Histórico
Esquema vacinal
Anti-helmínticos
Anti-ectoparasiticidas
– Manejo
Alojamento
Alimentar
– Mudança comportamental
Consumo de alimentos
Práticas de eliminação
– Exposição a outros animais
– Viagens nos últimos 6 a 12 meses
– Histórico dermatológico detalhado
Uso formulário de histórico pré-impresso pode ser muito útil para casos crônicos ou complicados - Exame clínico detalhado que ocasiona determinação de padrão dermatológico predominante no paciente.
– Utilização de mapa dermatológico ferramenta útil para auxiliar diagnóstico, acompanhamento do curso da doença e da resposta à terapêutica instituída
– Elaboração da lista de diagnósticos diferenciais
– Realização de exames complementares
7 principais exames dermatológicos realizados na Medicina Veterinária
Durante a consulta dermatológica, o Médico-Veterinário pode recorrer a uma série de exames complementares. Os principais são (Davis, 2015; Neuber & Nuttall, 2017; Madureira et al., 2017; Lundberg et.al., 2022):
- Citologia
a) Esfregaço de impressão direta: Os esfregaços diretos são criados colocando uma lâmina diretamente contra uma pústula rompida, pele úmida ou exsudato;
b) Esfregaço de impressão indireta: material é coletado com um swab ou outro instrumento e depois na lâmina;
c) Impressão cutânea com fita de acetato: essa técnica envolve pressionar firmemente a fita adesiva transparente contra uma lesão;
d) citologia de ouvido;
e) espiração com agulha fina: ajuda diagnosticar possível neoplasia. - Tricograma
Os tricogramas são realizados com os pelos de lesão alopécica ou hipotricose, colocando-os em uma gota de óleo mineral em uma lâmina de vidro e, em seguida, adicionando uma lâmina de cobertura antes da avaliação microscópica. - Raspado de pele
a) Raspados superficiais: avaliação da camada superior da pele usando uma lâmina de bisturi. Devem ser realizadas onde a pele não está escoriada;
b) Raspados profundos: avaliação das camadas mais profundas obtidas raspando a pele até que o sangramento capilar seja observado. - Exame da lâmpada de Wood
Identificação de dermatófitos - Cultura e teste antifúngico e antibacteriano
a) Bacteriana
b) Dermatófitos - Biópsia e histopatologia
Importantes ferramentas para diagnóstico de doenças autoimunes em dermatologia veterinária. - Teste alérgicos
Uso de alérgenos para testes intradérmicos de alergia
A importância do tratamento e acompanhamento após a consulta dermatológica inicial
Após o cumprimento das etapas de anamnese, a consulta dermatológica caminha para o processo de diagnóstico. Este pode ser comparado a um quebra-cabeça em que cada etapa anterior constitui a imagem final: ao juntar as peças, tem-se um diagnóstico definitivo (Madureira, 2017).
Para que o tratamento proposto durante a consulta dermatológica seja bem-sucedido, é importante que haja uma relação positiva entre Médico-Veterinário e tutor. Não só para obter o máximo de informações para que o Médico-Veterinário chegue a um diagnóstico, mas também para manejar a expectativa do tutor em relação ao tempo para a resolução do quadro.
O tutor deve ser informado e se sentir parte do processo, assim fica mais fácil manejar a expectativa e mostrar um caminho de exames a serem realizados. Em um cenário abrangente, esta organização de etapas e acompanhamento previne que o tutor aja em busca de resultados imediatos, minimizando as chances de possíveis erros no diagnóstico (Madureira et al., 2017).
Entenda por que a dermatologia e a nutrição possuem relação íntima
O conhecimento da fisiologia e do funcionamento básico do sistema tegumentar é a base para o dermatologista veterinário fazer uma boa consulta dermatológica. A pele é o maior e um dos mais importantes órgãos do corpo de felinos e cães. É uma das estruturas imunológicas mais importantes do corpo com requisitos fisiológicos relativamente elevados em termos de nutrientes (Clark, 2018; Marchegiani et.al., 2020).
A influência da nutrição nas condições dermatológicas é explicada pelos nutrientes críticos que afetam a queratinização, as barreiras cutâneas, bem como a produção e composição do sebo.
Estima-se que 25% a 30% da ingestão diária de proteína de um animal é necessária para o crescimento do pelo, queratinização, pigmentação, cornificação e formação de uma barreira cutânea. Ácidos graxos essenciais, vitamina A, zinco e cobre são todos conhecidos por desempenhar um papel importante na homeostase da pele (Akucewich, et. al.,2012, Shmalberg, 2017).
A partir da investigação durante a consulta dermatológica, as etapas seguintes são de extrema importância para que o diagnóstico seja assertivo, o tratamento mais adequado e a prescrição do alimento coadjuvante mais eficaz para o quadro apresentado pelo animal.
A ROYAL CANIN® possui em seu portfólio nutricional a linha mais completa de alimentos hipoalergênicos para gatos e cães do mercado. São alimentos desenvolvidos com fórmulas completas e balanceadas.
O portfólio de alimentos da linha dermatológica inclui os produtos Hypoallergenic e Anallergenic, além da opção Skin Care Adult Small Dog. O produto Anallergenic é a recomendação para casos de reação adversa ao alimento ou atopia induzida por reação diversa ao alimento – cujo diagnóstico pode ser confirmado por meio do teste de eliminação seguido do teste de provocação oral.
Concluído o diagnóstico, podem ser indicados os produtos Hypoallergenic ou Anallergenic, de acordo com a complexidade e refratariedade da complicação. Para casos atópicos e sem envolvimento de reação adversa ao alimento, o produto Skin Care Adult Small Dog é o mais indicado – contendo proteínas 100% hidrolisadas e demais ingredientes rigorosamente selecionados, que atuam como coadjuvantes no tratamento de alergias e hipersensibilidade alimentar.
Saiba mais sobre nossos produtos e utilize nossa ferramenta gratuita Calculadora para Prescrições para facilitar a escolha do melhor alimento e para garantir o correto manejo nutricional para seus pacientes.
Referências Bibliográficas
Akucewich, L., Roudebush, P., Jackson, H. A. Nutrient-responsive dermatoses. In BSAVA Manual of Canine and Feline Dermatology 3rd edition, 2012
Clark., J. Considering the epidermal barrier. 2018. Disponível em: https://www.veterinary-practice.com/article/considering-the-epidermal-barrier Acesso em: 07/04/2023.
CRMV-SP Dermatologia Veterinaria: pele alerta sobre saude geral do paciente. Informativo 87, 2022. Disponivel em: https://crmvsp.gov.br/wp-content/uploads/2022/08/CRMV-SP-Informativo-87.pdf Acesso em: 04/05/2023
Costa Val, A. P. & Alves, F. S. Abordagem por padrões para o diagnóstico dermatológico. Cadernos Técnicos de Veterinária e Zootecnia – Dermatologia em cães e gatos, n. 71, 2013 Disponivel em: https://vet.ufmg.br/ARQUIVOS/FCK/file/editora/caderno%20tecnico%2071%20dermatologi%20caes%20e%20gatos.pdf Acesso em: 05/04/2023.
Davis, J. Top 5 tips for a successful dermatologic examination, 2015. Disponivel em: https://www.cliniciansbrief.com/article/top-5-tips-successful-dermatological-examination Acesso em: 05/04/2023
Lundberg, A., Koch, S. N., Bierbrier, L. Diagnosing Common Skin Conditions of Dogs and Cats in Community Medicine Practice, 2022. Disponivel em: https://todaysveterinarypractice.com/dermatology/diagnosing-common-skin-conditions-of-dogs-and-cats-in-community-medicine-practice/ Acesso em: 05/04/2023.
Madureira, R & Brum, J. S. Diagnóstico Dermatológico em Pequenos Animais: O que pode influenciar? Archives of Veterinary Science, v. 22, n. 4, p. 9-19. 2017. Disponivel em: https://revistas.ufpr.br/veterinary/article/view/56944/34427 Acesso em: 05/04/2023
Marchegiani, A., Fruganti, A., Spaterna, A., Vedove, E. D., Bachetti, B., Massimini, M., Di Pierro, F., Gavazza, A.M, Cerquetella, M. Impact of Nutritional Supplementation on Canine Dermatological Disorders. Vet. Sci, v. 7, n. 2., 2020. Disponível em: https://www.mdpi.com/2306-7381/7/2/38 Acesso em: 05/04/2023.
Moriello, K. A. Diagnosis of Skin Diseases in Animals. MSD Manual – Veterinary Manual. Disponivel em: https://www.msdvetmanual.com/integumentary-system/integumentary-system-introduction/diagnosis-of-skin-diseases-in-animals Acesso em: 05/04/2023
Neuber, A. Management and treatment of small animal skin disorders. Vet times, 2015. Disponivel em: https://www.vettimes.co.uk/app/uploads/wp-post-to-pdf-enhanced-cache/1/management-and-treatment-of-small-animal-skin-disorders.pdf Acesso em: 05/04/2023.
Neuber, A & Nuttall, T. Diagnostic Techniques in Veterinary Dermatology. 2017
Shmalberg, J. Diets and the Dermis: Nutritional Considerations in Dermatology. 2017. Disponivel em: https://todaysveterinarypractice.com/wp-content/uploads/sites/4/2017/03/TVP-2017-0304_Column_Nutrition-Notes_FORWEB.pdf Acesso em: 07/04/2023.