Resultados comprovados Skin Care

Estudo clínico multicêntrico conduzido com 47 cães em três diferentes países demonstrou redução significativa do escore de CADESI®* após 3 meses de uso exclusivo do alimento SKIN CARE. Os animais inclusos no estudo apresentavam dermatite pruriginosa, incluindo casos de atopia não relacionada com alimentos.
Protocolo
Seleção dos animais
Critérios de inclusão
Cães adultos, machos e fêmeas, que apresentavam dermatite com prurido (Escore de CADESI®* entre 25 e 115).
Cães em bom estado de saúde sem distúrbios hormonais, doenças autoimunes, crônicas, graves ou neoplasias e ectoparasitas.
Critérios de exclusão
Cães que receberam algum tratamento dermatológico (glicocorticoides, imunossupressores/imunomoduladores ou anti-histamínicos) e/ou algum suplemento alimentar para problemas dermatológicos há menos de 1 mês antes da V1 (primeira consulta).
Fêmeas lactantes ou prenhes.
Cães com alguma doença cutânea parasitária.
Critérios de retirada do estudo
Diagnóstico de doença concomitante durante o estudo.
Violação grave do protocolo.
Delineamento e dados de estudo
-
- 3 meses de avaliação com uso exclusivo do alimento Skin Care.
- 1 mês de avaliação com uso de dieta previamente utilizada.
- 5 dias de transição alimentar antes do início do estudo clínico
- realização de 5 visitas ao médico-veterinário (V1, V2, V3, V4 e V5): momento para consultas clínicas realizadas pelo médico-veterinário e avaliações feitas pelo tutor.
V1 – Visita nº1: primeiro dia de alimentação exclusiva com Skin Care.
V4 – Visita nº4: último dia de alimentação exclusiva com Skin Care e retorno do uso da dieta prévia até o final do acompanhamento dos animais (V5).
Avaliação durante as visitas
Avaliação dos médicos-veterinários pesquisadores
Em cada visita/consulta (V1 a V5), o médico-veterinário era convidado a realizar um exame clínico completo e um exame dermatológico específico, registrando os dados no formulário de relatório do caso.
O exame dermatológico incluiu a avaliação do escore CADESI® (método “padrão ouro” de excelência para avaliar as manifestações clínicas relacionadas à pele: lesões e prurido), a possibilidade de efetuar um exame histológico da pele; e ainda, em relação às consultas V2 a V5, o pesquisador deveria registrar se as lesões cutâneas haviam piorado desde a última consulta. Além disso, deveriam ser tiradas fotos das lesões mais importantes em cada consulta.
Avaliação dos tutores dos cães
Em cada visita/consulta, o tutor era convidado a preencer um questionário pré-definido, cujos principais itens incluíam: escore de condição corporal, escore de prurido (de 0 a 4), aspecto das fezes (escore de 1 a 5), presença de seborreia/descamação, eritema, brilho da pelagem, presença de oleosidade, odor dos pelos.
Todos os dados foram analisados estatisticamente. |
Resultados
Diminuição significativa das manifestações clínicas relacionadas com a pele:
Redução significativa do escore CADESI® entre V1 e V4 (p < 0,0001, Teste de Wilcoxon).
28% dos cães apresentaram um escore CADESI® igual a 0 na consulta V4.
76,1% exibiram um valor de escore CADESI® < 25 em V4.
DINO – Bulldog francês, macho, 1,5 anos (Espanha) – Dermatite Atópica
3 meses com o uso exclusivo do alimento Skin Care Small Sogo com posterior retorno para a dieta previamente utilizada.
Dermatite pruriginosa desde as 31 semanas de idade
Sinais clínicos em V1: Eritema na cabeça, pescoço e área interdigital das patas dianteiras, associado a prurido
Muitas bactérias (cocos) identificadas na citologia de V1 e citologia normal a partir de V3.
Declaração do tutor do cão
“No caso do meu cão, os resultados foram surpreendentes. Eu já tinha desistido, já que as outras dietas que haviam sido previamente recomendadas pelo nosso médico-veterinário não trouxeram melhoras e meu cão ainda continuava com uma coceira infinita. Além disso, nós nunca tinhamos associados banhos, medicamentos… com alguns resultados, mas nunca uma resolução total do problema. No entanto, muito rapidamente depois que começamos com a nova dieta, os resultados foram inacreditáveis. Não só por causa do desaparecimento dos pontos vermelhor que ele tinha desde que era um filhote, mas também porque sua coceira parou. Além disso, as suas fezes ficaram muito melhores, tanto no que se refere à sua forma como à sua quantidade.” | ![]() |
EKIN – Husky Siberiano, macho, 11,5 anos (Espanha) – Dermatite Alérgica
Resultados clínicos com Skin Care: (Nenhum tratamento concomitante foi utilizado, nem mesmo tratamento tópico)Dermatite alérgica nas patas, com lesões e prurido
DILLE – Labrador Retriever, fêmea, 5 anos (Bélgica) – Dermatite Atópica com sazonalidade
Dermatite atópica sazonal (suspeita de alergia de contato à palha)
Tempo desde a ocorrência da 1ª lesão dermatológica: 125 semanas
Sinais clínicos em V1: eritema do queixo e do abdômen, prurido intenso e frequente, pústulas, collarettes epidérmicas e mau cheiro da pele.
*CADESI® : Canine Atopic Dermatitis Extent and Severity Index (Índice de Extensão e Gravidade de Dermatite Atópica Canina). OLIVRY, T. et al. Veterinary Dermatology, 2007, ITFAD: International Task Force on Canine Atopic Dermatitis.