Somos Raros Somos Raros

Acesse Agora:

Doenças Urinárias acometem milhões de pets todos os anos.

As afecções do trato urinário inferior são a e condição que mais levam os pets a consultas veterinárias.

Cão e Gato

Mesmo após a resolução do problema urinário ele pode recidivar:

Até 65%

dos gatos com problemas urinários irão passar por eles novamente dentro 1-2 anos.

Até 36%

dos cães com cálculos na bexiga os terão novamente após 1 ano.

Jornada do Conhecimento

Trila do conhecimento

A ROYAL CANIN® em parceria com as maiores autoridades em Urologia Veterinária do Brasil do CBNUV - Colégio Brasileiro de Nefrologia e Urologia Veterinárias, preparou um treinamento intensivo e gratuito para auxiliar você! Médico-veterinário e estudante de medicina veterinária, a se aprofundar no conhecimento das doenças do trato urinário inferior dos gatos e cães. 

Entre agora mesmo nesta Jornada do Conhecimento da Saúde do Trato Urinário!

Assista no Youtube

Urinálise e os erros laboratoriais

Para iniciar a nossa conversa sobre a Saúde Urinária de gatos e cães, recebemos o Dr. Luciano Giovanini e o Dr. Leandro Crivellenti.

Aqui, nossos especialistas definem os diferentes métodos de urianálise, explicam a importância das boas práticas durante a coleta, falam sobre os cuidados necessários para alcançar uma interpretação assertiva dos resultados e como eles impactam no diagnóstico. Confira!

Assista no Youtube

A importância da urianálise

Neste episódio, o Dr. Júlio Cambraia e o Dr. Hugo Cardoso contam um pouco do contexto histórico da urianálise. Além disso, você vai saber mais sobre os tipos de avaliação, as possíveis interferências que devem ser consideradas na análise e sobre como uma interpretação dos fatores clínicos gerais são capazes de garantir um diagnóstico mais efetivo. Assista já!

Assista no Youtube

Tratamento e Manejo de Urolitíases I

Na terceira aula da Jornada do Conhecimento da ROYAL CANIN®, o Dr. Luciano Giovanini e o Dr. Leandro Crivellenti apresentam o primeiro capítulo sobre o tratamento e manejo das urolitíases nos pets. Nossos especialistas abordam os papéis da ultrassonografia e da radiografia na análise dos cálculos, assim como a implementação dos tratamentos específicos e inespecíficos. Não perca!

Assista no Youtube

Tratamento e Manejo de Urolitíases II

Dando continuidade ao tema Tratamento e Manejo de Urolitíases, no segundo capítulo recebemos o Dr. Luciano Giovanini e o Dr. Leandro Crivellenti para elucidar os casos de reincidência de cálculos, as possíveis associações de métodos, bem como a importância do acompanhamento contínuo dos gatos e cães. Assista agora!

Assista no Youtube

Urolitíases: Manejo Nutricional e RSS

No 5º episódio da Jornada do Conhecimento ROYAL CANIN®, o Dr. Júlio Cambraia e o Dr. Hugo Cardoso debatem os temas relacionados às estratégias nutricionais em prol da dissolução dos cálculos urinários. Além disso, nossos especialistas falam sobre a importância do índice RSS para a análise e prevenção de novos cristais na urina. Assista já!

Assista no Youtube

O Trato Urinário Inferior dos Felinos

Para tratar especificamente sobre o Trato Urinário Inferior dos gatos, no 6º episódio da Jornada do Conhecimento Urinary da ROYAL CANIN®, recebemos o Dr. Luciano Giovanini e o Dr. Leandro Crivellenti. Neste capítulo, eles debatem as particularidades das Urolitíases nos felinos, assim como as etapas dos diagnósticos e as estratégias de tratamento. Assista já!

Assista no Youtube

Obstruções do Trato Urinário Inferior

o sétimo episódio da Jornada do Conhecimento Urinary de ROYAL CANIN®, os Médicos-Veterinários especialistas em Nefrologia e Urologia, Dr. Júlio Cambraia, Dr. Leandro Crivellenti, Dr. Luciano Giovanini e o Dr. Hugo Cardoso se unem para debater sobre os diferentes tipos de obstruções do Trato Urinário Inferior em gatos e cães, e os métodos para diagnósticos mais assertivos. Assista já!

Assista no Youtube

Materiais Exclusivos ROYAL CANIN®

Confira materiais digitais ROYAL CANIN® relacionados a saúde do Trato urinário de gatos e cães.

Baixe os materiais
Materiais Exclusivos

O Papel do Médico-Veterinário

As dicas a seguir podem lhe ajudar a auxiliar os tutores durante sua jornada, desde sua primeira consulta.

Voltar
Avançar

Linha Urinary S/O ROYAL CANIN®: Desenvolvida por Especialistas

Nossos produtos são cuidadosamente desenvolvidos para auxiliar no tratamento de gatos e cães, levando saúde através da nutrição. Cada um de nossos produtos apresenta uma gama de benefícios, baseados em fórmulas apoiadas por evidências científicas.

Confira!
Produtos
Confira os detalhes de recomendação, ingredientes e indicações de cada alimento da linha Urinary S/O da ROYAL CANIN®:

Palavra do Especialista

Especialista

Dr. Hugo Cardoso M. Pires

Presidente do CBNUV
Membro da Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN

“Urinas supersaturaras proporcionam um cenário propício para a formação de urólitos”

Quanto mais supersaturara urinária estiver, maior será o potencial de cristalização e consequentemente formação de urólitos. Por isso a proposta do Índice de Supersaturação Urinária (RSS) é calcular o risco de cristalização da urina, que quando utilizado na formulação de dietas, garante que a alimentação não influenciará  na supersaturação da urina dos pacientes que as consomem e, portanto, auxilia tanto no tratamento quanto na prevenção de alguns tipos de urólitos.

Especialista

Dr. Júlio Cambraia Veado

Professor da UFMG
Membro da Diretoria do CBNUV

“Os urólitos são formados a partir de fatores predisponentes.”

Beber pouca água, consumir certos compostos alimentares em excesso, ter restrição para urinar, podem ser considerados importantes fatores que predispõe a formação de cálculos urinários. Por isso, uma dieta específica para urolitíase é uma forma importante de ajudar a prevenir a formação de cálculos urinários. Dietas especiais, como a Urinary S/O são alimentos que oferecem suporte para as afecções do trato urinário inferior. Seu balanceamento preciso dos componentes permitem minimizar, ou evitar a formação de urólitos, fornecendo os nutrientes necessários para manter os animais saudáveis. Essas dietas, devem ser indicadas e prescritas pelo médico-veterinário para garantir sua qualidade e eficiência.

Especialista

Dr. Leandro Z. Crivellenti

Professor da UFU
Membro da Diretoria do CBNUV

“Alimentação de ótima qualidade associada a ingestão hídrica adequada são pontos importantíssimos para os rins”

Alimentação balanceada, ingestão hídrica adequada e ambiente favorável para a espécie reduzem as doenças do trato urinário. Além disso, a realização de check-ups frequentes que avaliem a saúde urinária do pet trará melhor e maior sobrevida.

Especialista

Dr. Luciano H. Giovaninni

Membro da Diretoria do CBNUV
Proprietário da UnicPet/SP

“Como podemos prevenir a formação ou a recidiva de cálculos urinários no meu pet?”

Os cálculos urinários são de diferentes composições, sendo consequência de diferentes doenças de base, por isso é importante que o veterinário identifique o tipo de cálculo. Por outro lado, o fator em comum para formação destas pedras é a urina concentrada, daí vem a importância de que o pet beba bastante água, e assim produza urina diluída. Preste atenção na ingestão de água dele.

Referências Bibliográficas

CIF, cistite idiopática felina; DTUI, doença do trato urinário inferior; ITU, infecção do trato urinário.
He C, et al. Front Vet Sci. 2022; DOI: 10,3389/fvets.2022.900847.
How Many Cats Are In The World? A Statistical Overview. World Animal Foundation. Disponível em: https://worldanimalfoundation.org/cats/how-many-cats-are-in-the-world/. Acesso em dezembro de 2023.
Mendoza-Lopez CI et al. Pesquisa Veterinária Brasileira. 2017; 37: 1275-1280.
How Many Dogs Are in the World and What the Canine Population Means to Humans! World Animal Foundation. Disponível em: https://worldanimalfoundation.org/dogs/how-many-dogs-are-in-the-world/. Acesso em dezembro de 2023.
Top 10 most common medical conditions for dogs and cats. PR Newswire. Disponível em: https://www.prnewswire.com/news-releases/top-10-most-common-medical-conditions-for-dogs-and-cats-300065935.html. Acesso em dezembro de 2023.
Common Urological Ailments. PennVet. Disponível em: https://www.vet.upenn.edu/veterinary-hospitals/ryan-veterinary-hospital/services/advanced-urinary-care/urinary-care-services/common-urological-ailments. Acesso em dezembro de 2023.

Royal CANIN­­­­­