Alimento úmido SATIETY FELINE® e a perda de peso comprovada em gatos

Alimento úmido SATIETY FELINE® e a perda de peso comprovada em gatos

Estudo revela probabilidade de 97% de sucesso na perda de peso em gatos obesos que receberam o alimento úmido ROYAL CANIN® SATIETY FELINE WET; veja os detalhes

A obesidade é um fenômeno mundial que se estende da medicina humana para a medicina veterinária. Nos últimos 10 anos, estima-se que o atendimento clínico de pets acima do peso tenha crescido em 169% em gatos e em 158% em cães.

A obesidade é uma doença caracterizada por um estado inflamatório de baixa intensidade, porém crônico, uma vez que o tecido adiposo é reconhecido como um tecido ativo que libera diversas substâncias nocivas ao metabolismo do animal. São fatores de risco para o sobrepeso e obesidade em gatos:

  • Castração
  • Idade
  • Doenças concomitantes
  • Ingestão calórica excessiva
  • Sedentarismo

A introdução de um programa de perda de peso com dieta específica e exercícios físicos contribuirá para a saúde, bem-estar e maior expectativa de vida em pets domésticos.

Manejo nutricional do gato obeso: vantagens do alimento úmido

A dieta é ponto-chave no tratamento do animal obeso. Introduzir alimento hipocalórico formulado especificamente para esta finalidade irá permitir que o animal perca peso de forma saudável, sem predispor a deficiências nutricionais.

Neste contexto, o alimento úmido apresenta diversos benefícios e vantagens no manejo nutricional do gato obeso (*linkar texto otimizado – Como o alimento úmido pode auxiliar no controle de peso).

A ROYAL CANIN® apresenta em seu portfólio o alimento SATIETY FELINE® na versão úmida para gatos, indicado para uma dieta de controle de peso mais completa e atrativa aos felinos!

alimento Satiety Wet para gatos

Detalhes do alimento ROYAL CANIN® SATIETY FELINE WET

Entre os benefícios deste alimento podemos citar:

  • Baixa densidade energética: redução no teor de gordura e restrição de calorias, permitindo que se ofereça maior volume de alimento;
  • Maior teor proteico: promove saciedade e manutenção da massa muscular;
  • Elevada quantidade de fibras: diluição calórica e retardo no esvaziamento gástrico;
  • Alta palatabilidade: proporcionada pela textura e aroma diferenciados;
  • Sensação de saciedade: devido ao alto teor de fibras, alta proteína e maior volume a ser fornecido.

Resultados comprovados do uso do alimento umido SATIETY FELINE® para a perda de peso

Um estudo realizado com 16 gatos avaliou a ingestão calórica voluntária do alimento úmido SATIETY FELINE®. O consumo calórico foi avaliado em um modelo de estudo cruzado. Os gatos foram alimentados em um esquema ad libitum, com quatro distribuições do alimento úmido por dia para evitar o ressecamento do produto ao longo do tempo. A ingestão de alimento e o consumo de energia foram registrados para cada gato. A ingestão calórica diária total foi 16% menor quando os gatos foram alimentados com o alimento SATIETY FELINE® WET (úmida), o que indica o efeito saciogênico da fórmula nutricional.

Outro estudo observacional prospectivo com duração de 3 meses foi conduzido para avaliar a perda de peso em 27 gatos com sobrepeso e obesidade alimentados com uma associação das dietas SATIETY FELINE® seca e úmida da ROYAL CANIN®. Dos 27 gatos incluídos, 14 foram alimentados apenas com dieta seca e 13 com a combinação das dietas seca e úmida. Durante as consultas mensais de acompanhamento, foram registrados o peso, o Escore de Condição Corporal (ECC) e o Escore de Massa Muscular (EMM), bem como a avaliação feita pelo tutor de aspectos como atividade, qualidade de vida, palatabilidade e satisfação.

Os resultados demonstraram que:

  • 97% dos gatos perderam peso;
  • 100% dos gatos gostaram do alimento SATIETY FELINE na versão seca;
  • 96% dos gatos gostaram do alimento SATIETY FELINE na versão úmida;
  • Os gatos perderam, em média, 11,8% do peso corporal durante o período de 3 meses, com a taxa média de 1% por semana, ao mesmo tempo em que eles mantiveram um EMM estável;
  • O uso do alimento úmido ajudou a controlar o hábito de implorar por alimento em 82% dos gatos;
  • Após o atingimento do peso ideal, a probabilidade de efeito rebote foi de 20 vezes menor quando mantido o mesmo alimento utilizado na perda de peso (em quantidade ajustada), demonstrando a eficácia da dieta para a manutenção do peso saudável.

Percepção dos tutores

A avaliação dos tutores durante e após o programa de perda de peso em seus pets revelou os seguintes dados:

  • 100% dos tutores se disseram satisfeitos com a dieta seca SATIETY FELINE®;
  • 96% dos tutores se disseram satisfeitos com a dieta úmida SATIETY FELINE®;
  • 92% dos tutores de pets afirmaram que ter uma solução nutricional completa com produtos secos e úmidos é essencial para seguir um plano de perda de peso da forma eficaz;
  • 83% dos tutores acreditam que fizeram seu gato mais feliz ao fornecer o alimento úmido;
  • 50% se sentiram menos culpado em relação à restrição alimentar do programa de perda de peso.
  • Os tutores notaram uma melhora na capacidade de se movimentar, saltar/pular ou brincar, visível para ⅓ dos gatos após 1 mês, para 78% após 2 meses e para 85% após 3 meses.

A ROYAL CANIN® oferece alimentos de altíssima qualidade nutricional para controle de peso em felinos. O alimento SATIETY FELINE® apresenta formulação completa e balanceada, exclusiva para auxiliar a perda de peso saudável e promover saciedade aos gatos obesos. Além disso, seu perfil nutricional é formulado para auxiliar na prevenção de urolitíases, por meio da tecnologia S/O Index.

Alimentos Satiety para gatos

Quer receber conteúdos como este na íntegra? Cadastre-se no Portal Vet e fique por dentro de todas as novidades!

Além de acesso a conteúdo exclusivo e atualizado, você também poderá utilizar a nossa Calculadora para Prescrição para facilitar o manejo nutricional de seus pacientes.

Referências bibliográficas

Association for Pet Obesity Prevention (APOP). Disponível em www.petobesityprevention.org. Acesso em 17/02/2021.

CASE, L. P. et al. Canine and feline nutrition. 3 ed. Mosby Elsevier: Missouri. p. 313 – 342, 2011.

GERMAN, A.; MARTIN, L. Feline obesity: epidemiology, pathophysiology and management.
Encyclopedia of feline clinical nutrition. Royal Canin, p. 3 – 49, 2007. Disponível em:
http://ivis.org/advances/rcfeline/toc.asp.