Raça de gato Sphynx: conheça as principais características do felino!

Raça de gato Sphynx: conheça as principais características do felino!
×

Links rápidos:

O gato Sphynx, felino conhecido por suas características peculiares, vem se tornado mais difundido pelo Brasil. Conheça mais sobre essa raça! 

O Sphynx é uma raça de gatos criada em meados da década de 60, na América do Norte. Este felino é excepcionalmente conhecido pela sua aparência de ausência de pelo, e está se tornando cada vez mais popular devido ao seu comportamento afetuoso.  

À primeira vista, podem parecer frágeis, mas são vigorosos indivíduos de porte médio que apresentam uma inteligência incomparável. 

Fique por dentro das particularidades do gato Sphynx e saiba como orientar seus tutores, promovendo saúde, qualidade de vida e longevidade ao seu paciente. 

Gato da raça Sphynx

A origem da raça Sphynx 

Apesar de relatado que gatos sem pelos apareceram, algumas vezes, em diferentes partes do mundo, é considerado que o Sphynx teve sua origem no Canadá, no ano de 1966, a partir de uma mutação genética natural apresentada na ninhada de uma gata doméstica.  

Naquela época, foi denominado como Gato Nu Canadiano, porém, devido a sua semelhança às imagens de gatos encontradas no antigo Egito, passou a ser chamado de Sphynx. 

Assim, criadores de Sphynx da América do Norte e da Europa começaram a cruzar esses exemplares com gatos de pelagem normal e, posteriormente, com gatos naturalmente sem pelo, com o intuito de promover a criação de uma raça robusta e saudável, com indivíduos que apresentassem grande pool genético.   

Principais características da raça 

O Sphynx possui características comuns a outros animais da espécie felina, mas apresenta como exclusividade sua quase ausente pelagem. Por esse motivo, sua pele apresenta uma maior habilidade em conduzir calor quando comparado aos gatos peludos, o que confere uma sensação de que os Sphynx apresentam uma temperatura corporal maior (ASSELINEAU, 2011). 

Com seu médio porte, os animais dessa raça apresentam um temperamento adorável e são típicos felinos no que se refere ao seu instinto para atividades físicas, capacidade de brincar com brinquedos e fazer travessuras, assim como costume de arranhar.  

A conformação do gato Sphynx inclui um corpo esguio, de ossatura robusta e com bom desenvolvimento muscular; uma cabeça triangular, longa, mas não larga; orelhas grandes, altas e afastadas, que podem medir de 7 a 10 centímetros; olhos redondos expressivos; e uma cauda longa e fina, alinhada ao dorso, que se assemelha a um chicote. 

A barriga, por sua vez, é firme, dando a impressão que o animal acabou de comer uma boa refeição. 

Gato Sphynx

Tipo de pelos do gato Sphynx 

O Sphynx pode apresentar diferentes graus de ausência de pelos, possuindo uma fina penugem em algumas áreas ou em todo o corpo, o que confere a sua pele uma textura que se parece a um veludo ou uma camurça.  

Alterações hormonais individuais e mudanças climáticas sazonais também podem influenciar no desenvolvimento da escassa pelagem. 

A pele solta sobre a estrutura corporal faz com que o gato apresente um enrugamento em algumas regiões do corpo, da face e dos membros anteriores e posteriores.  

Com relação à coloração, várias combinações são aceitas, assim como: 

  • vermelho e branco; 
  • malhado preto e branco; 
  • azul; 
  • preto. 

Comportamento da raça   

O Sphynx caracteriza-se por apresentar um comportamento dócil e gostar de se socializar com humanos, sejam seus tutores ou novas visitas. Inclusive, tem sido descrito com o termo “velcro lap cat”, uma vez que são verdadeiros “grudinhos” de seus humanos, estando o tempo todo atrás de sua companhia e atenção.  

Mesmo assim, esses leais escudeiros aceitam ficar sozinhos por um certo período. Além disso, também costumam lidar bem com outros pets, sejam eles cães ou gatos. Intrigantes e enigmáticos, são animais extremamente inteligentes.  

Vamos resumir as principais características do Sphynx:  

Características do gato Sphynx

O gato Sphynx possui predisposição racial à determinadas doenças? 

Por mais que o Sphynx seja uma raça robusta que apresente poucas enfermidades relacionadas à predisposição racial, ainda podemos elencar algumas condições, como: 

Muitos acham que o Sphynx é um gato frágil devido a sua aparência peculiar, decorrente da quase ausência de pelos. Mas, na verdade, esse é um exemplar felino forte, vigoroso, que apresenta poucos problemas de saúde ou genéticos, quando adquirido de um bom criador, preocupado com as boas práticas de criação e reprodução. Dessa forma, sua expectativa média de vida é de 14 anos. 

Principais cuidados com os gatos da raça Sphynx 

Os principais cuidados com o gato Sphynx envolvem a limpeza e hidratação de sua pele e de sua escassa pelagem. Podem ser necessários banhos ou limpezas periódicas, pois pode haver acúmulo de oleosidade corporal, desenvolvendo afecções como seborreia ou dermatites de dobras. Além disso, vale ressaltar a atenção que se deve ter com a hidratação cutânea, a fim de manter a integridade da barreira da pele, evitando, assim, outras enfermidades.   

Outro ponto importante é o controle da exposição ao sol, pois os poucos pelos que recobrem a superfície corporal do Sphynx podem não constituir uma proteção eficiente contra a radiação solar, resultando no desenvolvimento de neoplasias tegumentares. 

O escasso pelame também acarreta numa maior dificuldade para o indivíduo dessa raça em manter a termorregulação de seu organismo, tornando necessário oferecer opções como ambiente fechado, caminha, cobertas, fontes de calor quando submetidos a temperaturas amenas.   

Por serem animais ativos, os gatos Sphynx requerem um ambiente que propicie a execução de atividades físicas, com objetos para escaladas e brinquedos, o que ajudará na manutenção do bem-estar física e mental do indivíduo. 

Felinos da raça Sphynx

Como deve ser o manejo nutricional do gato Sphynx 

A alimentação realizada a partir de uma fórmula nutricional completa e balanceada desempenha um papel fundamental para o crescimento, a saúde e a qualidade de vida do gato Sphynx. 

A quase ausência de pelos leva a um metabolismo elevado, decorrente de uma alta demanda energética para a manutenção da temperatura corpórea.  

Por isso, a nutrição dos animais dessa raça deve incluir ingredientes de altíssima qualidade com a finalidade de oferecer proteínas, vitaminas, minerais e energia adequados para cada fase de vida. Além disso, a presença de taurina pode contribuir para a manutenção de uma boa função cardíaca.  

A Royal Canin®, parceira da American Association of Feline Practioners (AAFP), dispõe de uma linha completa de alimentos para gatos, que visa oferecer uma nutrição saudável personalizada, baseada em todas as particularidades e exigências dos pacientes felinos, inclusive do Sphynx.   

Para os filhotes dessa raça, nossa recomendação é o alimento Kitten, especialmente desenvolvido para a fase de crescimento dos felinos, período entre 4 e 12 meses de vida. Sua fórmula contém níveis adequados de proteínas, vitaminas e minerais para garantir o suporte à alta demanda energética, além de incluir vitaminas E, C e ômega-3, responsáveis por ajudar no fortalecimento imunológico e no desenvolvimento do cérebro. 

Linha de alimentos Royal Canin para felinos filhotes e adultos

Já para os Sphynx adultos, os alimentos mais indicados são o Sensible e o Hair&Skin. O primeiro possui uma maior densidade energética, oferecendo uma condição ideal para o alto gasto calórico decorrente da maior exigência para a termorregulação. O segundo, por sua vez, é composto por nutrientes que ajudam na manutenção da saúde da pele e da barreira cutânea. 

Para facilitar a recomendação do melhor alimento para os pets, utilize a Calculadora para Prescrições Royal Canin® 

Referências bibliográficas

INTERNATIONAL CAT CARE. Sphynx. Acesso em: 03 janeiro 2024. 

ROYAL CANIN. Biblioteca de Raças – Sphynx. Acesso em: 03 janeiro 2024. 

ROYAL CANIN. The Cat Encyclopedia.  

THE CAT FANCIERS’ ASSOCIATION. The Sphynx. Acesso em: 03 janeiro 2024.