Revista Focus edição especial: a importância da nutrição

Revista Focus edição especial: a importância da nutrição

A Revista Internacional do Médico-Veterinário de Animais de Companhia, Veterinary Focus, lança edição especial “A Importância da Nutrição”. Versão digital em português está disponível para download. Confira!

Fundada em 1990, a Veterinary Focus é uma revista médica e científica quadrimestral voltada para a prática veterinária especializada em animais domésticos, principalmente gatos e cães. Mais do que nunca se ressalta a importância da nutrição na saúde dos pets. Ao mesmo tempo em que o progresso científico em nutrição animal evolui de forma acelerada, os mitos populares que cercam este tema parecem estar mais difundidos do que nunca. Por isto, esta edição da Revista Focus busca compartilhar apenas conhecimentos comprovados e provas sólidas.

Confira a seguir um breve resumo dos tópicos abordados nesta edição. O download da revista na íntegra pode ser feito no link disponibilizado ao final deste artigo!

Comportamento alimentar dos gatos

Quando o assunto é alimentação, os felinos apresentam diversas particularidades comportamentais. Para nós, seres humanos, a refeição muitas vezes está relacionada a atividades prazerosas, sociais e até de relaxamento. O ato de oferecer alimento ao gato também é a principal forma de demonstrar afeto e atenção por parte do tutor. Para os felinos domésticos, no entanto, precisamos lembrar que a alimentação não tem significado social.

Compreender os padrões comportamentais dos felinos domésticos é fundamental para adotar um plano alimentar adequado para a manutenção da saúde destes animais. Os tutores devem ser encorajados a encontrar outras formas de demonstrar cuidado e atenção a estes animais que não envolvam apenas a alimentação.

O felino selvagem de vida livre se alimenta de acordo com a disponibilidade das presas que consegue capturar. Os gatos domésticos com livre acesso ao alimento, no entanto, podem fazer até 20 pequenas refeições no período de 24 horas, e por este motivo é fundamental que o tutor seja instruído a oferecer quantidade controlada ao longo do dia. O conhecimento básico da etologia felina pode contribuir para uma melhor interação entre o pet e seu tutor, resultando em saúde para o pet e um elo homem-animal harmonioso.

Doenças hereditárias em cães e a relação com a nutrição

Algumas raças de cães desempenham importante papel na susceptibilidade a algumas enfermidades. Alguns exemplos são:

  • Urolitíases por urato de amônio em Dálmatas, que também parecem ser mais presentes nas raças Buldogue Inglês, Schnauzer miniatura, Shih-Tzu e Yorkshire Terrier;
  • Hepatopatias hereditárias por acúmulo de cobre nas raças Skye Terrier, West Highland White Terrier, Doberman, Dálmata e Labrador Retriever;
  • Distúrbios gastrointestinais decorrentes da incapacidade de digerir o amido causada por uma deficiência hereditária da amilase pancreática em cães da raça Shiba Inu;
  • Intolerância ao glúten, que já foi reportada em cães da raça Setter Irlandês (embora sua ocorrência seja rara).
    Hipertrigliceridemia em cães da raça Schnauzer Miniatura

Conhecer as diversas raças de cães e as doenças às quais estão predispostas é de grande auxílio na prática de medicina veterinária, pois com isso o médico-veterinário pode diagnosticar essas doenças de uma forma correta e com maior rapidez, e utilizar a nutrição como sua aliada na manutenção da saúde destes cães.

Centro de Nutrição e Saúde para pets em Lewisburg

Conheça um pouco mais sobre o Centro de Nutrição e Saúde localizado em Lewisburg, Ohio (EUA). Este é um importante polo de pesquisas científicas que foi adquirido pela ROYAL CANIN® em 2014. O Centro de Lewisburg é especializado em áreas como saúde da pele e pelagem, mobilidade, imunidade e envelhecimento.

Junto com o Centro de Pesquisas de Nutrição para Pets de Waltham®, avalia as principais medidas de desempenho dos produtos, como palatabilidade, digestibilidade e supersaturação relativa da urina (RSS). Essa rede global de especialistas ajuda a promover os avanços no bem-estar animal, nos métodos científicos, no pensamento inovador e, por fim, na elaboração de alimentos de alta qualidade para gatos e cães.

Vitamina D e a saúde do cão

A homeostase da vitamina D é bastante complexa e seu metabolismo é influenciado por inúmeros fatores, tanto nutricionais como hormonais. Os mecanismos de sua regulação podem ser interrompidos ou alterados de várias maneiras. A Dra. Valerie J. Parker, médica-veterinária docente na Ohio State University redigiu um excelente artigo de revisão sobre este nutriente essencial na dieta dos pets.

Considerações relativas à dieta em cães com enteropatias crônicas

A enteropatia crônica é um termo impreciso utilizado na Medicina Veterinária, pois basicamente abrange qualquer distúrbio gastrointestinal de natureza crônica. O manejo dietético pode ser eficaz em muitos cães acometidos por estas enfermidades. Neste artigo, o Dr. Adam Rudisnky, médico-veterinário norte-americano renomado por seu trabalho em gastroenterologia, pancreatopatia e hepatologia, oferece alguns conselhos e dicas úteis para ajudar o clínico veterinário na escolha da dieta mais adequada às diferentes enteropatias crônicas, de acordo com as opções nutricionais disponíveis e o provável diagnóstico.

A necessidade de água e o comportamento de ingestão hídrica em gatos

No gato, a predisposição a problemas urinários é amplamente conhecida, e a ingestão insuficiente de água, combinada a outros fatores, pode ser uma das principais causas predisponentes. Existem poucos estudos sobre o comportamento e as preferências de consumo de água no gato doméstico. As médicas-veterinárias Stefanie Handl e Julia Fritz, ambas especialistas em nutrição pelo Colégio Europeu de Medicina Veterinária & Nutrição Comparada (European College of Veterinary & Comparative Nutrition – ECVCN) e proprietárias de clínicas especializadas em atendimento nutricional para gatos e cães na Europa, trazem resultados consolidados de suas pesquisas e recomendações práticas para estimular os felinos na ingestão de água e na manutenção da hidratação nestes animais.

As dietas grain-free (livres de grãos) são boas ou ruins?

Os modismos e tendências vêm e vão, e no que diz respeito à nutrição de gatos e cães, muito tem se discutido sobre a ideia de que eles devem ser alimentados com dietas isentas de todos os tipos de grãos. O que isso significa na prática? Existe alguma base ou fundamento por trás disso? As médicas-veterinárias Maryanne Murphy e Angela Rollins nos fornecem uma visão geral deste conceito e ajudam a esclarecer as principais dúvidas que podem surgir no dia-a-dia do clínico veterinário.

Quando os alimentos úmidos são indicados?

Os alimentos úmidos para pets oferecem claras vantagens sobre alimentos semi-úmidos e secos, como alta palatabilidade, diluição energética e manutenção da hidratação. As médicas-veterinárias Megan Shepard e Jess Benson nos apresentam brevemente alguns fatos interessantes sobre estes alimentos e explicam por que esse tipo de dieta pode ser a alimentação de escolha na dieta de gatos e cães.

Acesse vetfocus.royalcanin.com agora mesmo e faça o download da Veterinary Focus edição “A importância da Nutrição” para ler todos os artigos na íntegra! A ROYAL CANIN® tem o compromisso de compartilhar conhecimento científico com nossos parceiros, e há mais de 50 anos trabalhamos para criar um mundo melhor para os pets.

Referências

Veterinary Focus. A Importância da Nutrição. Ed 28.3. Royal Canin, 2018.