Como escolher o melhor alimento para gatos?

Como escolher o melhor alimento para gatos?

Os gatos apresentam necessidades específicas de acordo com idade, sensibilidades e estado fisiológico. Confira neste artigo passo-a-passo para acertar na escolha do alimento mais adequado!

Escolher o alimento ideal para um paciente felino é uma tarefa que requer atenção. Assim como em humanos, a dieta está diretamente relacionada à saúde e à qualidade de vida e, por isso, diversos fatores precisam ser levados em consideração na hora de prescrever uma dieta para esta espécie.

Diante da grande diversidade de alimentos disponíveis atualmente no mercado pet, é natural que surjam dúvidas tanto da parte de tutores quanto de médicos-veterinários. Confira abaixo o que deve ser levado em consideração para entender a nutrição correta para cada gato.

Pontos-chaves na escolha do alimento para gatos

1. Estado de saúde

A primeira pergunta a ser feita é: o gato apresenta algum problema de saúde no qual o tratamento com alimento coadjuvante seja indicado? Se sim, a ROYAL CANIN® possui a linha mais completa de soluções nutricionais para as afecções mais comuns na clínica médica de felinos. Saiba mais sobre os alimentos coadjuvantes da ROYAL CANIN®.

Urinary

2. Qual a idade do gato?

Para gatos saudáveis, é importante entender que filhotes, adultos, gestantes, lactantes e idosos apresentam necessidades energéticas e nutricionais bem distintas entre si, e por isso, considerar a idade do animal deve ser o ponto de partida para escolher o tipo de alimento mais adequado.

alimento para filhotes e gestantes

3. O felino apresenta alguma sensibilidade específica?

Um levantamento mostrou que pelo menos 53% dos gatos apresentarão alguma sensibilidade ao longo da vida. Pequenas mudanças no comportamento e/ou aparência física dos pets podem ser observadas pelos próprios tutores, identificando sinais comuns de sensibilidades, como:

  • Ganho de peso
  • Pelagem opaca e pele ressecada
  • Apetite insaciável
  • Digestão sensível
  • Tendência à formação de bolas de pelos
  • Sensibilidade digestiva

Para gatos adultos que apresentam alguma destas condições, a nutrição personalizada pode ajudar. A fórmula do alimento com inclusão de certos nutrientes em quantidades e proporções adequadas contribui para situações específicas de sensibilidades, amenizando-as e promovendo maior qualidade de vida aos felinos. Os resultados são comprovados e os benefícios, visíveis para a saúde dos gatos.

Leia também: Sensibilidades comuns em gatos e como tratá-las

alimentos para sensibilidades dos gatos

4. O gato é de alguma raça específica?

O alimento formulado para raças é atualmente o que existe de mais específico para promover saúde e longevidade dos gatos saudáveis, uma vez que é desenvolvido com base em determinadas particularidades apresentadas pelas diferentes raças. No Brasil, a ROYAL CANIN® possui em seu portfólio soluções nutricionais diferenciadas para gatos das raças Persa e Maine Coon.

alimento para raças

5. Apetite caprichoso

O gato é uma espécie que, quando comparada ao cão, apresenta menor número de papilas gustativas e menor número de células olfativas, responsáveis pelos sentidos de olfato e paladar. Isso faz com que os felinos sejam mais exigentes, e por isso, a ROYAL CANIN® desenvolveu o alimento PALADAR EXIGENT® para atender até os apetites mais caprichosos.

Paladar Exigent

6. Digestão sensível

Outra característica comum em felinos domésticos é a sensibilidade digestiva. Alguns tutores podem observar que seu gato apresenta desconforto digestivo após as refeições e que por isso tem o apetite seletivo pela sensação pós ingestão. Para estes casos, o alimento SENSIBLE® oferece segurança digestiva, tem teor energético elevado e é altamente palatável.

Sensible

Para saber mais, acesse:

Segredos da palatabilidade do alimento para gatos e cães
Como minimizar os riscos de distúrbios gastrointestinais em gatos

7. Gatos castrados

Após o procedimento de esterilização, os gatos frequentemente apresentam diminuição da taxa metabólica basal e aumento do consumo voluntário de alimentos. A consequência provável dessas mudanças é o ganho de peso logo nos primeiros meses. Os alimentos da linha CASTRADOS® oferece fórmula exclusiva de nutrientes que promovem saciedade, estimulam a queima de gordura e contribuem com a manutenção do peso após a castração.

alimentos para gatos castrados

Saiba mais: A esterilização felina e suas consequências

8. Estilo de vida

Animais que vivem exclusivamente em ambiente interno podem apresentar maior tendência ao sedentarismo e formação de bolas de pêlo devido ao hábito da espécie de se auto-higienizar. O teor moderado de calorias e a adição de fibras específicas à fórmula do alimento desenvolvido para estes animais contribui para amenizar essas condições. Caso o animal também tenha acesso a ambiente externo ou até mesmo ambiente domiciliar amplo, e com isso se exercite mais do que animais que vivem em residências compactas, o alimento FIT® pode ser a escolha mais adequada.

fit

E agora, qual o melhor alimento para o gato?

Confira abaixo a árvore decisória que a ROYAL CANIN® preparou para auxiliá-lo na escolha do alimento mais adequado para cada animal:

árvore decisória para gatos

Ao longo da vida, os gatos passam por diferentes fases e momentos. Por isso, é importante ter em mente que o tipo de alimento mais recomendado para cada gato pode variar de acordo com o momento de vida e contexto. Alimentos formulados para sensibilidades podem ser usados por um período específico até que o animal apresente melhora ou também podem ser utilizados por toda a vida. Acompanhar a saúde e o bem-estar dos felinos, assim como levá-los frequentemente ao médico-veterinário, possibilita estar sempre atento a possíveis alterações e promover as devidas mudanças alimentares quando necessário.

Cada alimento da ROYAL CANIN® é formulado com uma rigorosa seleção de nutrientes e possuem fórmulas cientificamente comprovadas, com benefícios visíveis à saúde dos pets. Confira nosso portfólio completo!