Sensibilidades comuns em gatos e como tratá-las

Sensibilidades comuns em gatos e como tratá-las

Conheça abaixo as principais sensibilidades dos gatos domésticos e como a nutrição pode ser aliada na prevenção de problemas comuns

Algumas sensibilidades comuns em felinos podem interferir diretamente em sua saúde e qualidade de vida. Tais particularidades podem ser amenizadas pela introdução de estratégias nutricionais específicas. A ROYAL CANIN®, por meio de sua linha FELINE CARE NUTRITION® (FCN), oferece quatro respostas a estas situações.

Principais sensibilidades em gatos:

Tendência ao ganho de peso

O ganho de peso é uma preocupação constante na população de gatos domésticos. Pesquisas apontam que cerca de 50% dos felinos apresentam sobrepeso ou obesidade. Alguns fatores contribuem para este cenário, como:

  • Ingestão de calorias em excesso;

  • Ausência de enriquecimento ambiental no local onde o gato passa a maior parte do tempo, com consequente redução do nível de atividade física;

  • Redução da taxa metabólica basal e da necessidade energética diária após a castração;

  • Doenças endócrinas pré-existentes;

  • Predisposição genética.

Estes animais se beneficiam de uma dieta formulada especialmente para promover a manutenção do peso ideal e evitar a obesidade. Para estes casos, oferecemos em nosso portfólio o alimento LIGHT® (Figura 1) nas versões seca e úmida. Sua fórmula apresenta como principais características:

  • Energia moderada;

  • Fibras para promover saciedade e diluição energética;

  • Nutrientes como L-carnitina, que favorecem a mobilização de ácidos graxos para produção de energia;

  • Baixa densidade do croquete.

Figura 1: Alimentos Light® (seco) e Ultra Light® (úmido).

Fonte: ROYAL CANIN®.

A combinação de alimento seco e úmido (mix feeding) com o mesmo perfil nutricional auxilia neste controle e promove ainda mais saciedade ao gato, uma vez que a versão úmida apresenta alta quantidade de água (de 60 até 87% da fórmula). Estudos comprovaram que animais que se alimentaram com Ultra Light apresentaram redução de 17% do consumo voluntário diário, o que indica que a fórmula foi eficaz para proporcionar saciedade.

O alimento LIGHT® é recomendado apenas para prevenção ao ganho de peso, ou quando o gato se apresenta com discreto sobrepeso (até 15% acima do ideal). Já a obesidade se caracteriza quando o animal está acima de 30% do seu peso ideal. Neste momento, é de extrema importância realizar um programa de perda de peso com duração de semanas ou até meses (dependendo do grau de obesidade) com alimento coadjuvante específico para o tratamento.

Digestão sensível

Alguns gatos podem apresentar sensibilidades digestivas, o que pode causar baixo aproveitamento do alimento ingerido. Além disso, alguns animais apresentam rápida velocidade de ingestão do alimento e inadequada mastigação. Por este motivo, desenvolvemos a fórmula exclusiva do alimento DIGESTIVE CARE® (Figura 2). Sua fórmula promove digestão facilitada por meio de sua fórmula exclusiva que combina:

  • Proteínas de altíssima digestibilidade selecionadas rigorosamente;

  • Prebióticos como frutooligossacarídeos (FOS) que favorecem a microbiota intestinal;

  • Fibras dietéticas como casca de Psyllium, que auxiliam na saúde intestinal.

Um estudo interno comprovou que gatos que receberam este alimento durante 10 dias consecutivos apresentaram redução de 49% do volume de fezes, comparado a animais que receberam alimento de manutenção. Além disso, o croquete desenvolvido com exclusividade para a DIGESTIVE CARE® favorece a mastigação e ingestão mais lenta do alimento, graças ao seu formato de anel largo e achatado.

Figura 2: Alimentos Digestive Care® (seco) e ilustração do seu croquete.

Fonte: ROYAL CANIN®.

Alguns animais podem apresentar perturbações digestivas mais sérias e que podem causar comprometimento mais grave das funções gastrointestinais. Nestes casos, é importante realizar exame clínico minucioso e avaliar a necessidade de tratamento com alimento coadjuvante formulado para recuperação das funções digestivas.

Formação de bolas de pelos

Para se higienizar, os gatos passam boa parte do dia se lambendo. Por este motivo, podem ingerir até 2/3 dos pelos mortos que caem diariamente. Os pelos ingeridos podem se acumular no trato gastrointestinal destes animais e levar à formação de concreções de bolas de pelos, ou tricobezoares, que podem causar sérias complicações digestivas.

O perfil nutricional da dieta pode contribuir para amenizar esta sensibilidade. Por isso, oferecemos em nosso portfólio o alimento HAIRBALL CARE® nas versões seca e úmida, com fórmula nutricional precisamente balanceada que compõe-se de mistura de fibras dietéticas para estimular o trânsito gastrointestinal e a eliminação de pelos pelas fezes.

Estudos científicos e pesquisas internas conduzidos em nossa matriz na França comprovaram que o uso exclusivo do alimento HAIRBALL CARE® durante 14 dias eliminou 2x mais pelos naturalmente pelas fezes, se comparado a alimento de manutenção, contribuindo assim para evitar expressivamente a formação de bolas de pelos.

Figura 3: Alimentos Hairball Care® nas versões seca e úmida.

Fonte: ROYAL CANIN®.

Pele e pelagem sensível

Alguns gatos têm sensibilidade cutânea e podem apresentar sinais como pelagem opaca, fraca e quebradiça. Por este motivo, necessitam de cuidados especiais com a pelagem. A nutrição adequada pode contribuir com a saúde da pelagem e a integridade da barreira cutânea.

Oferecemos a solução nutricional HAIR & SKIN® (Figura 4), formulada especialmente para atender às sensibilidades cutâneas apresentadas por estes animais. O mix feeding pode ser realizado com o alimento úmido INTENSE BEAUTY®, de perfil nutricional compatível.

Sua fórmula contém ingredientes rigorosamente selecionados, além de ácidos-graxos essenciais ômega-3 EPA e DHA, e ômega-6 GLA que favorecem crescimento saudável do pelo e a renovação da pele.

Estudos internos comprovaram melhora do aspecto da pelagem e maior integridade da pele após 21 dias de uso exclusivo do alimento.

Figura 4: Alimentos Hair & Skin® na versão seca e Intense Beauty® na versão úmida.

Fonte: ROYAL CANIN®.

Alguns gatos podem apresentar sensibilidades cutâneas mais severas, como consequência de enfermidades cutâneas comuns. Por este motivo, é importante investigar a presença de dermatopatias como atopia ou alergia alimentar, de modo a implementar a abordagem terapêutica mais adequada para cada indivíduo.

Os alimentos da linha FELINE CARE NUTRITION® foram desenvolvidos com exclusividade pela ROYAL CANIN® para auxiliar a combater as sensibilidades mais comuns nos gatos, proporcionando, desta forma, qualidade de vida, saúde e longevidade aos felinos domésticos.