População felina cresce no brasil e mercado pet segue essa tendência

População felina cresce no brasil e mercado pet segue essa tendência

Links rápidos:

O Censo Pet IPB destacou recorde de 6% no crescimento da população brasileira de felinos domésticos entre os anos de 2020 e 2021; veja como Médicos-Veterinários podem se adaptar a esse cenário e lidar com o crescimento do mercado pet

Nos últimos anos, os gatos vêm conquistando o coração dos brasileiros. De acordo com o Censo Pet IPB (2022), a população de gatos em lares domésticos no país subiu de 25,6 milhões (2020) para 27,1 milhões de indivíduos em 2021 (SOLLITTO; 2022). Também há uma estimativa de provável crescimento médio anual de 2,5% entre os felinos. Significa que mais pessoas buscam por gatos quando optam pela adoção de animais de estimação.

Embora os cães ainda representem a maioria entre os animais de estimação (em 2021, o Censo Pet IPB registrou 58,1 milhões de cães no total), a população felina cresce proporcionalmente mais. O Censo Pet IPB (2022) registrou uma alta recorde de 6% na quantidade de gatos domésticos entre 2020 e 2021, enquanto a quantidade de cães cresceu 4% no mesmo período. Além disso, no Brasil os felinos representam 65% da preferência de tutores durante as adoções. Os cães são preferidos por 35% dos tutores interessados em adotar pets (SOLLITTO; 2022).

Em uma perspectiva global, dados do Maps Of World (2017) revelaram que os Estados Unidos lideravam o ranking com uma população de cerca de 74 milhões de felinos domésticos, seguido de China (53,1 MI) e Rússia (17,8 MI). Na época, o Brasil ocupava a 4ª posição do ranking, com uma população de 12,4 milhões de gatos. Completavam o Top 10 França (11,4 MI), Alemanha (8,2 MI), Reino Unido (8 MI), Itália (7,4 MI), Ucrânia (7,35 MI) e Japão (7,3 MI).Saiba mais sobre o crescimento da população de gatos no Brasil e o mercado pet

População de gatos no Brasil: quais fatores motivam esse aumento?

Cada vez mais as pessoas se rendem à vontade de ter um animal de estimação em casa, dando preferência aos gatos. Alguns fatores motivam o cenário, como:

  • Estilo de vida moderno com rotina de trabalho agitada, no qual tutores passam a maior parte do dia fora de casa.
  • Verticalização das cidades e espaços residenciais cada vez mais compactos, compatível com pets de pequeno porte.
  • Características comportamentais e de personalidade dos felinos, que são menos dependentes dos seres humanos e podem passar a maior parte do dia sozinhos.
  • Personalidade dócil e afetuosa, o que faz dos gatos ótimos animais de estimação.

O crescimento da população felina segue uma tendência mundial. Uma pesquisa realizada pela Euromonitor International revela que o mercado brasileiro de cuidados com pets cresceu cerca de 86,4% entre os anos de 2016 e 2021 e, em âmbito global, o faturamento do setor foi de 139,2 bilhões de dólares em 2021 (ABINPET; 2022).

O mercado brasileiro também está bastante aquecido. Um relatório de 2021 divulgado pela Grand View Research destaca que foram movimentados 51,7 bilhões de reais na indústria pet no país (G2D INVESTMENTS; 2022). Segundo a Euromonitor, para 2023 a expectativa é de que o valor alcance os 43,2 bilhões de reais (EDITORA STILO; 2022). Em 2019, uma pesquisa do Guiabolso apontou que os consumidores estavam gastando 7,4% a mais com pets do que no mesmo período em 2018 (VITORIO; 2020). Com isso, é importante que empresas se adaptem a essa nova demanda por meio da criação de produtos e serviços voltados aos felinos.

Seguindo essa tendência, a ROYAL CANIN® conta com a campanha anual “Meu Gato no VET”. Já foram feitas diversas ações, desde simulações de experiências sensoriais dos felinos até salas de entretenimento com realidade virtual. Em uma das atividades, em 2019, o público teve a oportunidade de visitar, por exemplo, “A Casa do Gato”, um espaço físico focado em explorar o universo felino e a forma como esses animais interagem com o mundo. A campanha também já contou com cursos on-line, os Bootcamps, e muito mais, tendo sempre como foco a importância dos cuidados com os felinos.

Além disso, a divulgação de conteúdo para felinos ganhou força com a Websérie Meu Gato No Vet, que apresentou a história de alguns tutores e seus gatinhos na jornada até a consulta veterinária.

Como Médicos-Veterinários devem se adaptar ao aumento da população felina?

Como profissionais dedicados à saúde desses animais, os Médicos-Veterinários podem adotar algumas medidas para acompanhar as tendências de crescimento do mercado pet. Veja abaixo alguns exemplos.

Especialização e atualizações constantes

Atualizações constantes na prática da medicina felina, que envolvem a realização de cursos de extensão e especialização em medicina felina, além da participação em congressos, seminários e outros eventos científicos são de extrema importância.

Assim, o profissional tem acesso a estudos e descobertas científicas, novas técnicas empregadas, tendências do mercado pet e boas práticas adotadas por outros profissionais. Essa experiência é muito importante para que o Médico-Veterinário se atualize e aprimore os seus conhecimentos e habilidades técnicas.

O conhecimento científico sobre a espécie felina é cada vez mais difundido no Brasil por meio de cursos, especializações, eventos e congressos voltados exclusivamente ao estudo da espécie. Gatos possuem necessidades específicas e por isso o Médico-Veterinário deve ficar atento e estar altamente capacitado a prestar atendimento personalizado a esses pacientes.

Orientações especiais aos tutores

O Médico-Veterinário deve orientar os tutores acerca das particularidades nutricionais e do comportamento alimentar dos felinos, recomendando a escolha do alimento mais adequado para o animal de acordo com a idade, raça e sensibilidades.

Além do manejo nutricional, o Médico-Veterinário deve orientar o tutor sobre a importância de levar o felino para consultas de rotina, além de fornecer a vacinação necessária de forma adequada para prevenção de doenças e realizar exames periódicos para acompanhamento do estado geral de saúde do gato.

Proporcionar um atendimento de qualidade

É fundamental conscientizar o tutor acerca da importância dos check-ups periódicos, pois os gatos podem demonstrar menos sintomas quando estão doentes. Ademais, muitas enfermidades são silenciosas e podem se desenvolver no animal.

Um estudo realizado pela ROYAL CANIN® demonstrou que 42% dos tutores de gatos adiam a visita ao consultório e utilizam a internet como fonte de informação sobre a saúde de seus pets, o que pode acarretar prejuízos à saúde do animal. Apenas o Médico-Veterinário possui a capacidade de coletar informações realmente relevantes na anamnese para realizar exames físicos e solicitar análises complementares para compor um diagnóstico assertivo.

O diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença no prognóstico de muitas enfermidades que acometem os gatos.

Uma estratégia eficiente, por exemplo, é aumentar a qualidade do atendimento na clínica veterinária por meio da certificação Cat Friendly Practice®, criada pela American Association of Feline Practitioners (AAFP). Ou seja, promover ajustes estruturais na clínica para que a visita do paciente seja a mais tranquila e agradável possível. Dentre as modificações propostas estão a recepção e os consultórios exclusivos para a espécie, com enriquecimento ambiental e distribuição de difusores de feromônios sintéticos felinos, além de profissionais especializados no atendimento.

A certificação ‘Cat Friendly’ assegura que a clínica tem um alto nível de comprometimento e excelência na prática da medicina felina. Saiba mais sobre como montar uma clínica pet friendly aqui.

A Royal Canin® está em constante evolução para atender a população felina

A ROYAL CANIN®, baseada na crescente população de gatos no Brasil, tem como missão oferecer um mundo melhor para esses pets. Reconhecemos as necessidades particulares dos felinos domésticos, incluindo o paladar, mais exigente, e suas próprias sensibilidades individuais. Por isso, estamos sempre atentos para oferecer soluções inovadoras, com linhas de alimentos coadjuvantes e também específicas para gatos, proporcionando a manutenção da saúde, bem-estar, qualidade de vida e longevidade aos felinos.

Os alimentos úmidos e secos da ROYAL CANIN® são formulados para fornecer nutrição individualizada e sob medida, de acordo com a raça, estilo de vida e idade.

Embalagem de alimentos especiais para gatos

Utilize ainda a Calculadora para Prescrições para fazer a recomendação nutricional ideal para seus pacientes.

Referências:

INSTITUTO PET BRASIL. Censo Pet IPB: com alta recorde de 6% em um ano, gatos lideram crescimento de animais de estimação no Brasil. 2022. Disponível em: https://institutopetbrasil.com/fique-por-dentro/amor-pelos-animais-impulsiona-os-negocios-2-2/ Acesso em: 05 jan. 2023.

MAPS OF WORLD. Top Tem Countries With Most Pet Cat Population. 2017. Disponível em: https://www.mapsofworld.com/world-top-ten/countries-with-most-pet-cat-population.html. Acesso em: 05 jan. 2023.

SOLLITTO, André. Por que brasileiros têm preferido escolher gatos como companheiros do lar. Veja, 2022.
Disponível em: https://veja.abril.com.br/comportamento/por-que-brasileiros-tem-preferido-escolher-gatos-como-companheiros-do-lar/. Acesso em: 05 jan. 2023.

ABINPET. Mercado PET BRASIL 2022. 2022.
Disponível em: https://abinpet.org.br/wp-content/uploads/2022/11/abinpet_folder_dados_mercado_2022_draft4_web.pdf. Acesso em: 05 jan. 2023.

EDITORA STILO. Setorial Pet – Janeiro 2022. 2022. Disponível em: https://www.editorastilo.com.br/wp-content/uploads/2022/02/NEC-Connect_Setorial-PET-ESTUDO-MERCADO-PET-1.pdf. Acesso em: 05 jan. 2023.

G2D INVESTMENTS. O crescimento do mercado pet no Brasil e no mundo. 2022. Disponível em: https://www.g2d-investments.com/o-crescimento-do-mercado-pet-no-brasil-e-no-mundo/#:~:text=Assim%2C%20o%20mercado%20pet%20 cresceu,um%20animal% 20 depois%20da%20 pandemia. Acesso em: 05 jan. 2023.

VITORIO, Tamires. Paixão por felinos: como o mercado pet se adaptou para os “gateiros”. 2020. Disponível em: https://exame.com/negocios/paixao-por-felinos-como-o-mercado-pet-se-adaptou-para-os-gateiros/. Acesso em: 05 jan. 2023.