Os benefícios do alimento SATIETY® para gatos e cães no programa de perda de peso

Os benefícios do alimento SATIETY® para gatos e cães no programa de perda de peso

A dieta específica para perda de peso é ponto-chave para o sucesso do tratamento em gatos e cães obesos, e o alimento SATIETY® traz uma série de benefícios frente ao alimento OBESITY®

Assim como em seres humanos, a obesidade também é uma doença de alta prevalência em pets ao redor do mundo e está diretamente relacionada ao declínio da qualidade de vida, maior predisposição a doenças crônicas e menor longevidade.

A dieta prescrita pelo médico-veterinário é de extrema importância para o controle e o programa de perda de peso. Escolha do alimento ideal, quantidades, número de refeições e demais aspectos do manejo alimentar são fatores determinantes para o sucesso do tratamento. O alimento de escolha deve apresentar perfil hipocalórico e, ao mesmo tempo, suprir as necessidades nutricionais diárias de gatos e cães por meio do balanceamento em sua fórmula.

A ROYAL CANIN® atua há mais de 50 anos promovendo saúde por meio da nutrição e foi pioneira no lançamento de alimentos coadjuvantes para pets no Brasil. Uma de suas primeiras fórmulas, atualmente amplamente conhecida e consagrada por Médicos-Veterinários, é o alimento OBESITY®, indicado para tratamento da obesidade em gatos e cães.

Com o significativo avanço científico observado nas últimas décadas, novas descobertas foram feitas pela ciência da nutrição animal e cada vez mais busca-se compreender o papel de cada nutriente na saúde, bem como se desenvolver novos alimentos que supram as reais necessidades dos animais.

Com isso, nos últimos anos foi lançado em território brasileiro o alimento SATIETY®, uma nova versão aprimorada e formulada exclusivamente para proporcionar maior saciedade aos animais durante o programa de perda de peso. Por este motivo, é recomendado preferencialmente sua prescrição com o objetivo de promover maior controle da saciedade em animais obesos, trazendo benefícios adicionais aos animais quando comparados ao alimento Obesity®.

alimentos Satiety

Resultados da dieta com o alimento SATIETY® para a perda de peso

O maior estudo internacional sobre perda de peso realizado até o momento avaliou a eficácia da intervenção nutricional em cães obesos que se alimentaram com SATIETY®, além de avaliar as percepções dos tutores em relação ao nível de atividade, ao comportamento de implorar por alimento e a qualidade de vida do pet.

O estudo foi conduzido com 926 cães em 27 países e, ao final, os resultados comprovaram que 96,8% dos cães perderam peso de forma satisfatória. Além disso, o nível de atividade e disposição aumentaram significativamente nesses animais, enquanto observou-se diminuição do comportamento pedinte.

O estudo concluiu que a maioria dos cães com excesso de peso perde quantidade clinicamente significativa de peso quando alimentados com ROYAL CANIN® SATIETY.

efeito saciogênico dos alimentos Satiety

Em outra pesquisa, tutores de gatos e cães relataram que a utilização da linha completa de alimentos SATIETY® (versões seca e úmida) durante o programa de perda de peso facilitou a adesão e compromisso durante o programa de perda de peso.

Confira abaixo um comparativo das características do alimento SATIETY® frente ao alimento OBESITY® para cães:

alimento Satiety para caães

Benefícios do alimento SATIETY®

Entre as vantagens de optar esse alimento na dieta para perda de peso observa-se:

  • Baixa densidade energética: redução no teor de gordura e restrição de calorias
  • Maior teor proteico: manutenção de massa muscular
  • Elevada quantidade de fibras: diluição calórica e retardo no esvaziamento gástrico
  • Croquete aerado: maior volume de alimento a ser fornecido
  • Sensação de saciedade: alta fibra + alta proteína + adaptação no croquete

Um outro estudo observacional prospectivo, desta vez conduzido com gatos durante um período de três meses, demonstrou a preferência alimentar e o efeito saciogênico do alimento úmido SATIETY FELINE WET® formulado exclusivamente para a espécie e lançado no Brasil em 2019.

Durante o programa, os gatos perderam, em média, 1% do seu peso corporal por semana (porcentagem adequada considerando-se as diretrizes atuais), e ao mesmo tempo mantiveram o escore de massa muscular (EMM). O alimento formulado exclusivamente para felinos oferece alta palatabilidade, sendo aceito por 96% dos gatos que participaram da pesquisa.

Alimento úmido e a perda de peso

Os alimentos úmidos são grandes aliados no manejo nutricional de gatos e cães obesos, uma vez que apresentam teor de água (umidade) acima de 60%. Como a água é um elemento não energético, o alimento úmido é capaz de promover saciedade pelo preenchimento gástrico e ativação de receptores ligados à saciedade.

O alimento úmido apresenta alta palatabilidade e aceitação e pode ser oferecido de forma isolada (pois garante a ingestão das necessidades nutricionais diárias) ou também combinada com alimento seco (mix-feeding). Para gatos, geralmente o ideal é oferecer o alimento úmido e o alimento seco em comedouros separados, devido às particularidades alimentares e preferências sensoriais da espécie felina.

Benefícios da inclusão do alimento úmido na dieta:

  • Saciedade
  • Aumento da ingestão hídrica
  • Textura diferenciada
  • Facilidade de preensão e mastigação
  • Alta digestibilidade

Além disso, os alimentos SATIETY SMALL DOG® (seco) e SATIETY FELINE® (seco e úmido) também auxiliam na prevenção de urolitíases, devido a presença da tecnologia S/O Index, que avalia o potencial de formação de urólitos e promove um ambiente urinário de subsaturação.

Confira abaixo tabela comparativa dos benefícios do alimento SATIETY® frente ao alimento OBESITY® para gatos:

alimento Satiety para gatos

A ROYAL CANIN® tem o compromisso de oferecer alimentos de alta eficácia para o controle de peso em pets. SATIETY® é resultado de uma formulação aprimorada, de alta precisão nutricional desenvolvida com as mais avançadas tecnologias em parceria com uma rede global de especialistas. Nossa missão é garantir a perda de peso em gatos e cães de forma saudável, contribuindo para a qualidade de vida, bem-estar e longevidade dos animais domésticos. Conheça a linha completa de soluções nutricionais para controle de peso em pets, e facilite a prescrição utilizando nossa Calculadora para Prescrição, ferramenta exclusiva do Portal Vet.

 

Referências bibliográficas

FLANAGAN, J. et al. An international multi-center cohort study of weight loss in overweight cats: Differences in outcome in different geographical locations. 2018.

FLANAGAN, J. et al. Success of a weight loss plan for overweight dogs: The results of an international weight loss study. 2017.

GERMAN, A. J. et al. A high protein high fibre diet improves weight loss in obese dogs. Vet Journal, 2010.

GERMAN, A. J. et al. Quality of life is reduced in obese dogs but improves after successful weight loss. Vet Journal, 2012.

HOURS, M. A. et al. Comparison of voluntary food intake and palatability of commercial weight loss diets in healthy dogs and cats. BMC Veterinary Research, 2016.

HOURS, M. A. et al. Factors affecting weight loss in client owned cats and dogs: data from an international weight loss study. Proc. of 16th annual AAVN Clinical Nutrition and Research Symposium. USA, 2016.