Quando indicar alimento light para gatos? Tire suas dúvidas

Quando indicar alimento light para gatos? Tire suas dúvidas

Alimentos do tipo light podem ser recomendados para promover pequenas perdas de peso; saiba mais

Ainda há muitos mitos por trás da real indicação dos alimentos lights para gatos. Alguns fatores relacionados ao alimento light completo e balanceado, como o perfil nutricional, formato do croquete e tipo de alimento (i.e., seco ou úmido), são determinantes para a indicação.

Entenda do que o alimento light é composto, seus benefícios e tire suas dúvidas sobre suas recomendações.

Qual a composição do alimento light?

Esses alimentos, quando comparados a um alimento convencional de manutenção, são compostos por níveis menores de gordura e energia total e teores mais elevados de proteína e fibras. Alguns também são enriquecidos com substâncias que auxiliam no gasto de energia, como L-carnitina.

Contudo, é importante ressaltar que uma análise nutricional detalhada deve preceder a prescrição. Isso porque nem todos os alimentos rotulados como “light” possuem os mesmos perfis nutricionais e, portanto, as indicações e expectativas diante de cada produto variam expressivamente.

Nova linha de alimento Light para gatos da ROYAL CANIN®

 

mudança de embalagem na linha light

Ciência nutricional

Por trás do produto acabado há muita ciência! Os alimentos da linha Light para gatos da ROYAL CANIN® foram desenvolvidos após extensas pesquisas para promover a saúde e o bem-estar desses animais. Esses produtos contam com os seguintes benefícios:

  • Auxiliam na manutenção de uma condição corporal saudável
  • Presença de mix de fibras (solúveis e insolúveis) que ajudam na saciedade
  • Teor de proteína adaptado para a manutenção da massa magra
  • L-carnitina que está envolvida no metabolismo de gordura
  • Satisfaz o apetite
  • Auxilia na manutenção do trato urinário saudável (equilíbrio de minerais)

Recomendações

Linha Light para gatos

Os alimentos da linha Light para gatos da ROYAL CANIN® possuem indicações claras e práticas que auxiliam o médico-veterinário na correta recomendação alimentar.

As apresentações seca e úmida são recomendadas para gatos com tendência ao ganho de peso, para auxiliar na prevenção do excesso de peso e até para aqueles com sobrepeso leve (ECC 6/9). Ao seguir a árvore decisória de escolha do alimento ideal para gatos a partir do Escore de Condição Corporal (ECC), a indicação dos alimentos da linha Light fica ainda mais clara (ver abaixo).

jornada do controle de peso para gatos

Se após 8 semanas de consumo do alimento Light o gato não apresentar redução no ECC, o médico-veterinário deve então avaliar a necessidade de estipular um programa de perda de peso envolvendo alimentos coadjuvantes, manejo nutricional e estímulo da atividade física.

Ao atingir o ECC ideal a recomendação nutricional passa a ser o alimento Controle do Apetite da ROYAL CANIN®.

Resultados comprovados

Um estudo realizado por dois meses com 17 gatos domiciliados discretamente acima do peso (ECC 6/9), alimentados exclusivamente com o produto Light da ROYAL CANIN® levou a 95% de satisfação dos tutores, considerando melhora na qualidade de vida dos gatos, no comportamento de implorar por alimento e na mobilidade.

Resultado comprovado da linha light para gatosCom esse estudo também pode-se observar que 90% dos gatos atingiram um peso mais saudável após as 8 semanas de consumo exclusivo da Light da ROYAL CANIN®.

Sendo assim, nos novos alimentos para gato da linha Light da ROYAL CANIN® uma nova tag de resultados comprovados estará presente na embalagem, como abaixo.

Esse ícone ratifica um dos principais resultados do estudo e confirma ao médico-veterinário e ao tutor o compromisso da ROYAL CANIN® em promover estudos e melhorias contínuas em todas as linhas de produtos, a fim de oferecer sempre o melhor alimento para gatos e cães.

A ROYAL CANIN® possui uma linha extensa de alimentos completos e balanceados para gatos, nas versões secas e úmidas. Saiba mais sobre os alimentos da ROYAL CANIN®.