Quando indicar alimento light para gatos? Tire suas dúvidas

Links rápidos:
Alimentos do tipo light podem ser recomendados para promover pequenas perdas de peso; saiba mais
Ainda há muitos mitos por trás da real indicação dos alimentos lights para gatos. Alguns fatores relacionados ao alimento light completo e balanceado, como o perfil nutricional, formato do croquete e tipo de alimento (i.e., seco ou úmido), são determinantes para a indicação.
Entenda do que o alimento light é composto, seus benefícios e tire suas dúvidas sobre suas recomendações.
Qual a composição do alimento light?
Esses alimentos, quando comparados a um alimento convencional de manutenção, são compostos por níveis menores de gordura e energia total e teores mais elevados de proteína e fibras. Alguns também são enriquecidos com substâncias que auxiliam no gasto de energia, como L-carnitina.
Contudo, é importante ressaltar que uma análise nutricional detalhada deve preceder a prescrição. Isso porque nem todos os alimentos rotulados como “light” possuem os mesmos perfis nutricionais e, portanto, as indicações e expectativas diante de cada produto variam expressivamente.
Nova linha de alimento Light para gatos da ROYAL CANIN®
Ciência nutricional
Por trás do produto acabado há muita ciência! Os alimentos da linha Light para gatos da ROYAL CANIN® foram desenvolvidos após extensas pesquisas para promover a saúde e o bem-estar desses animais. Esses produtos contam com os seguintes benefícios:
- Auxiliam na manutenção de uma condição corporal saudável
- Presença de mix de fibras (solúveis e insolúveis) que ajudam na saciedade
- Teor de proteína adaptado para a manutenção da massa magra
- L-carnitina que está envolvida no metabolismo de gordura
- Satisfaz o apetite
- Auxilia na manutenção do trato urinário saudável (equilíbrio de minerais)
Recomendações
Os alimentos da linha Light para gatos da ROYAL CANIN® possuem indicações claras e práticas que auxiliam o médico-veterinário na correta recomendação alimentar.
As apresentações seca e úmida são recomendadas para gatos com tendência ao ganho de peso, para auxiliar na prevenção do excesso de peso e até para aqueles com sobrepeso leve (ECC 6/9). Ao seguir a árvore decisória de escolha do alimento ideal para gatos a partir do Escore de Condição Corporal (ECC), a indicação dos alimentos da linha Light fica ainda mais clara (ver abaixo).
Se após 8 semanas de consumo do alimento Light o gato não apresentar redução no ECC, o médico-veterinário deve então avaliar a necessidade de estipular um programa de perda de peso envolvendo alimentos coadjuvantes, manejo nutricional e estímulo da atividade física.
Ao atingir o ECC ideal a recomendação nutricional passa a ser o alimento Controle do Apetite da ROYAL CANIN®.
Resultados comprovados
Um estudo realizado por dois meses com 17 gatos domiciliados discretamente acima do peso (ECC 6/9), alimentados exclusivamente com o produto Light da ROYAL CANIN® levou a 95% de satisfação dos tutores, considerando melhora na qualidade de vida dos gatos, no comportamento de implorar por alimento e na mobilidade.
Com esse estudo também pode-se observar que 90% dos gatos atingiram um peso mais saudável após as 8 semanas de consumo exclusivo da Light da ROYAL CANIN®.
Sendo assim, nos novos alimentos para gato da linha Light da ROYAL CANIN® uma nova tag de resultados comprovados estará presente na embalagem, como abaixo.
Esse ícone ratifica um dos principais resultados do estudo e confirma ao médico-veterinário e ao tutor o compromisso da ROYAL CANIN® em promover estudos e melhorias contínuas em todas as linhas de produtos, a fim de oferecer sempre o melhor alimento para gatos e cães.
A ROYAL CANIN® possui uma linha extensa de alimentos completos e balanceados para gatos, nas versões secas e úmidas. Saiba mais sobre os alimentos da ROYAL CANIN®.