Royal Canin Cuidado Dental: conheça os benefícios do novo alimento para os felinos!

Royal Canin Cuidado Dental: conheça os benefícios do novo alimento para os felinos!

Links rápidos:

Royal Canin Cuidado Dental: conheça o novo produto desenvolvido especialmente para gatos e saiba como a saúde oral pode ajudar no bem-estar e na longevidade dos seus pacientes!

Atualmente, com o aumento da população de gatos e da exigência de seus tutores – além da evolução da Medicina Felina -, faz-se fundamental reconhecer as particularidades dessa espécie, tendo como objetivo promover saúde e qualidade de vida.

E foi com base em estudos científicos detalhados que a Royal Canin® desenvolveu o alimento Cuidado Dental, uma solução nutricional voltada para gatos adultos que apresentam predisposição à formação de placa bacteriana e cálculo dentário.

Por que a saúde oral dos gatos é tão importante?

A doença periodontal é uma afecção inflamatória crônica de alta prevalência na Medicina Veterinária, tendo sido relatada como o distúrbio específico mais comumente registrado em gatos no ano de 2019 (O’NEILL et.al., 2023).

É caracterizada pelo comprometimento do tecido de suporte dos dentes (incluindo gengiva, cemento, ligamento periodontal e osso alveolar), levando ao desenvolvimento de casos de reabsorção óssea e perda de dentes, comprometendo, assim, a funcionalidade bucal.

Essa condição pode causar dor e desconforto oral, afetando diretamente a qualidade de vida desses animais de estimação. Além disso, pode ocasionar complicações sistêmicas como: poliartrite, glomerulonefrite e endocardite bacteriana, associadas à bacteremia e à disseminação de toxinas decorrentes da movimentação do dente no alvéolo e da rica vascularização do periodonto.

Portanto, uma boa saúde oral está interconectada com o bem-estar, a qualidade de vida e a saúde geral dos gatos. Daí a importância da implementação de cuidados preventivos, que incluem:

escovação diária – atividade que somente cerca de 4% dos tutores conseguem realizar;

administração de alimentos secos especialmente desenvolvidos com esse propósito.

Reconhecendo, cada dia mais, as particularidades dos felinos e levando em conta estudos próprios que constataram que 63% dos gatos avaliados tiveram sensibilidade dental nos últimos 12 meses*, a Royal Canin® desenvolveu um alimento específico para o cuidado dental em animais dessa espécie: Royal Canin Cuidado Dental.

Principais características do novo alimento Royal Canin Cuidado Dental

Royal Canin Dental Care é um alimento seco completo e balanceado, indicado para gatos adultos de 1 a 12 anos de idade; inclusive animais castrados, que apresentem predisposição ao desenvolvimento de placa bacteriana e formação de cálculo dentário.

Sua formulação foi especialmente desenvolvida para colaborar com a saúde bucal dos felinos. Possui um croquete formulado com uma textura específica que colabora com a limpeza dos dentes do gato enquanto ele mastiga. Isso, combinado com um agente dentário ativo que ajuda a limitar o acúmulo de placa e tártaro durante cada refeição.

Royal Canin Cuidado Dental apresenta resultados comprovados de redução da formação de tártaro em até 59%, após 28 dias de uso**. O alimento pode ser recomendado após avaliação do médico-veterinário, quando detectada a tendência do felino a desenvolver placa dentária e cálculo dental. Além disso, também pode ser uma solução para o suporte à saúde dental após a profilaxia dentária.

Vale ressaltar que, quando o gato já tiver uma doença periodontal estabelecida, pode ser necessário tratamento específico a critério do médico-veterinário para contornar possíveis sinais como dificuldade para mastigar ou relutância em comer.

3 benefícios do alimento Royal Canin Cuidado Dental para felinos

Especialmente desenvolvido para gatos com tendência ao acúmulo de placa bacteriana e de cálculo dentário, o alimento Royal Canin Cuidado Dental é uma solução nutricional que apresenta dois tipos de ações: mecânica e química, o que o torna específico para minimizar a formação da placa bacteriana e cálculo dental.

1. Minimiza a formação de placa bacteriana e cálculo dental

A ação química de Royal Canin Dental Care é promovida pela adição de fosfatos de sódio no revestimento do alimento, acelerando sua distribuição pela boca do animal. Dessa forma, temos a ação quelante de cálcio, na qual duas moléculas de fosfato de sódio capturam uma molécula de cálcio livre na saliva.

Quanto menor a quantidade de cálcio livre, menor a sua aderência na superfície dental, evitando, assim, a formação de cálculo dentário.

Ação do tripolifosfato de sódio na formação do tártaro.
Ação do tripolifosfato de sódio na formação do tártaro. Fonte: The Dog Encyclopaedia, 2021

2. Textura e formato diferenciados

Royal Canin Cuidado Dental possui fibras que ajudam a promover

Junto a isso, um método exclusivo de extrusão longitudinal, o formato e o tamanho diferenciados do croquete permitem um maior atrito com o dente do animal, esfregando os seus dentes durante a mastigação do felino.

3. Nutrição balanceada

A Royal Canin Cuidado Dental é um alimento completo e balanceado, reunindo proteínas, minerais, ácidos graxos, fibras e vitaminas que conferem uma nutrição específica para gatos adultos com tendência a desenvolver placa e formar cálculos dentários.

Dental Care da Royal Canin

Em sua composição básica temos: farinha de vísceras de aves, farinha de trigo, quirera de arroz, milho moído, fibra de soja, gordura de frango, farelo de glúten de milho, glúten de trigo, farinha de torresmo, polpa desidratada de beterraba, óleo branqueado e desodorizado de peixes, óleo de soja refinado, casca de psyllium, cloreto de sódio (sal comum), cloreto de potássio, fosfato monocálcico, tripolifosfato de sódio (0,2%), frutooligossacarídeos, retinol (vitamina A), ácido ascórbico (vitamina C), colecalciferol (vitamina D3), acetato de dl-alfa tocoferol (vitamina E), cloridrato de tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), cloridrato de piridoxina (vitamina B6), cianocobalamina (vitamina B12), ácido nicotínico (niacina), D-pantotenato de cálcio, biotina, ácido fólico, cloreto de colina, sulfato de cálcio, sulfato de ferro, sulfato de cobre, óxido de zinco, óxido de manganês, iodato de cálcio, levedura enriquecida com selênio, zinco aminoácido quelato, manganês aminoácido quelato, cobre aminoácido quelato, DL-metionina, taurina, hidrolisado de fígado de aves, antioxidante BHA (butilhidroxianisol).

Abaixo, temos a tabela de quantidade diária recomendada (g/dia):

Quantidade diária do alimento Dental Care recomendada para felinos.

Para prescrever uma recomendação e cálculo exato de alimento e específico para o seu paciente, basta acessar a nossa Calculadora para Prescrições. Neste link, realize o seu cadastro ou o seu login veterinário, selecione a opção GATO, depois ANIMAL SAUDÁVEL, preencha os campos com os dados do paciente e, nas informações sobre o peso e estilo de vida do paciente, escolha como necessidades específicas a tendência a formação de tártaro e placa dental.

Ao pesquisar produtos, aparecerá a Cuidado Dental. Então, selecione-a, adicione recomendações adicionais caso necessário e clique em GERAR A RECOMENDAÇÂO. Pronto! O Programa de Orientação Nutricional do seu paciente estará feito e poderá ser compartilhado com o tutor.

A importância do acompanhamento preventivo com o médico veterinário odontologista

A manutenção da saúde oral dos gatos está diretamente relacionada à conscientização dos tutores sobre a implementação do manejo adequado para a prevenção do desenvolvimento de placa bacteriana e a formação de cálculos dentários.

Para isso, é imprescindível a participação do médico-veterinário no desempenho de um papel educativo, orientando o tutor sobre as melhores opções para cada paciente.

Faz-se necessário, portanto, o acompanhamento do felino através de visitas regulares ao consultório veterinário para realização de avaliações completas.

Segundo as diretrizes dos estágios de vida dos felinos, da AAHA/AAFP (2021), todos os gatos devem ser submetidos a exame físico completo e minucioso, incluindo exame dentário detalhado, momento no qual o profissional irá explicar as doenças dentárias, assim como os cuidados preventivos que devem ser realizados em casa pelo tutor. Afinal, através da inspeção oral, pode-se detectar o momento adequado para se instituir a dieta dental, detectar doenças dentais que precisem de intervenção ou até mesmo tumores orais.

Quando necessária a realização de exame clínico e tratamento específico, o animal deve ser encaminhado a um médico-veterinário odontologista, pois é este o profissional que tem conhecimento sobre os procedimentos e tratamentos mais adequados para cada caso odontológico; seja ele clínico ou cirúrgico.

A ROYAL CANIN® se dedica para manter a saúde e o bem-estar dos pets!

Por mais de meio século, a ROYAL CANIN® tem dedicado seus esforços para fazer da nutrição a principal solução no apoio à saúde de gatos e cães. O nosso profundo entendimento das necessidades desses animais é o que nos capacita a oferecer um alimento altamente específico, com o intuito de promover o bem-estar dos pets.

Mantemos atenção meticulosa aos detalhes e, através da parceria com cientistas, médicos-veterinários e comportamentalistas, buscamos fornecer uma nutrição eficaz para cada indivíduo, considerando espécie, idade, tamanho, raça e diferentes condições clínicas.

Priorizamos a seleção de ingredientes de alta qualidade com base em seu elevado valor nutricional e nos benefícios que oferecem à manutenção de uma vida saudável, provenientes de fornecedores certificados.

Conheça aqui toda a nossa linha de produtos e utilize nossa Calculadora para Prescrições para obter recomendação nutricional e cálculo de alimento personalizados para cada paciente.

Referências bibliográficas

FEIJÓ, F.S. et.al. Doença periodontal em cães e gatos – abordagem clínica. Brazilian Journal of Development, v.8, n.1, p. 7882 – 7894, 2022. Acesso em: 21 setembro 2023.

MACIEL, R.M. et. al. Periodontal disease and its complications in cats from a Shelter in the Central Region of Rio Grande do Sul. Pesq. Vet. Bras., v.40, i.9, p. 696 – 706, 2020. Acesso em: 21 setembro 2023.

O’NEILL, D.G. et.al. Periodontal disease in cats under primary veterinary care in the UK: Frequency and risk factors. Journal of Feline Medicine and Surgery, v.25, i. 3, 2023. Acesso em: 21 setembro 2023.

QUIMBY, J. et.al. 2021 AAHA/AAFP Diretrizes dos Estágios de Vida dos Felinos. Journal of Feline Medicine and Surgery, v. 23, p. 211-233, 2021.

ROYAL CANIN. The Dog Encyclopaedia. 2021.

*Banfield 2018 Royal Canin internal CMI Study 2020

** Estudos internos Royal Canin

The Veterinary Oral Health Council (VOHC)