Pele sensível e pelagem opaca em gatos: como melhorar esta condição?

Pele sensível e pelagem opaca em gatos: como melhorar esta condição?

Algumas sensibilidades comuns em felinos podem ser amenizadas com uso de dieta formulada para promover saúde da pele e pelagem; saiba mais!

A pele é o maior órgão do corpo e atua como proteção mecânica e fisiológica contra agentes externos, além de exercer diversas outras funções nobres para a manutenção da homeostase. Para desempenhar adequadamente seu papel, a pele apresenta um padrão anatomofisiológico formado por diversas estruturas interligadas que juntas formam a barreira cutânea (Imagem 1).

barreira cutânea
Imagem 1: Ilustração das estruturas que formam a barreira cutânea.
Fonte: ROYAL CANIN®, 2011.

O ciclo do pelo

Gatos, assim como cães, possuem folículos pilosos compostos, o que significa que vários folículos crescem juntos e diversos pêlos saem da mesma abertura ou orifício folicular. Os maiores fios, que são também os mais espessos, formam uma camada protetora mais externa e os fios secundários formam uma camada de subpelos com espessura mais fina.

O crescimento do pelo é cíclico, sendo que a duração do crescimento pode variar de acordo com idade, raça, região corporal e clima. A taxa de crescimento atinge seu auge no verão, enquanto no inverno tende a diminuir. No entanto, animais domiciliados que estão frequentemente expostos à luz artificial tendem a trocar o pelo de forma contínua ao longo do ano.

De modo geral, os folículos pilosos estão sempre em atividade e a taxa de renovação celular da pele e do pelo é considerada alta, e por isso, apresenta alta demanda de nutrientes para suportar este processo.

A dieta e seu reflexo na saúde da pele e pelagem

O aspecto da pele e do pêlo é diretamente influenciado pela qualidade da dieta. O pelo é formado de 95% por proteínas, e a pele e pelagem requerem aproximadamente 30% da ingestão diária proteica para sua manutenção, o que é uma quantidade significativa.

Contudo, não apenas a quantidade de proteína na fórmula do alimento deve ser considerada. Este é um equívoco comum que muitas pessoas cometem quando analisam apenas a porcentagem de proteína no rótulo de um alimento. É preciso considerar também o perfil de aminoácidos e a digestibilidade proteica, pois estes são fatores que interferem diretamente no aproveitamento dos nutrientes pelo organismo.

Sensibilidades cutâneas

Além disso, alguns felinos podem desenvolver sensibilidades cutâneas e, com isso, apresentar sinais que geram desconforto e comprometem seu bem-estar. Um levantamento revelou que pelo menos 53% dos gatos domésticos passarão por algum problema de saúde no decorrer da vida.

Alguns sinais frequentes, como pelagem opaca e sem brilho e pele seca, podem estar presentes sem que haja necessariamente alguma desordem clínica como causa de base. Essas alterações geralmente são visíveis e perceptíveis pelos tutores.

Solução nutricional da ROYAL CANIN®

O alimento PELE & PELAGEM® para gatos é formulado com um complexo exclusivo de nutrientes para ajudar na manutenção da integridade da barreira cutânea. Sua fórmula contém proteínas de alta digestibilidade com aminoácidos específicos que favorecem o crescimento saudável do pelo e a renovação da pele, além de aporte extra de ácidos graxos ômega-3 e 6 e vitaminas que, quando combinados, exercem ação sinérgica na saúde da pele.

alimento Pele e Pelagem

O alimento é indicado para casos de:

  • Pele e pelagem ressecadas
  • Queda de pelos
  • Pelagem opaca e sem brilho

A versão úmida INTENSE BEAUTY® para cuidados da pele e pelagem em gatos está disponível em sachês com formulação nutricional compatível com o alimento seco e ambos podem ser utilizados em combinação (mix-feeding). Oferecer alimento úmido para gatos apresenta inúmeros benefícios à sua saúde.

Leia também: Benefícios do mix feeding para os felinos

Um dos grandes diferenciais do alimento seco PELE & PELAGEM® é o fato de ele apresentar resultados comprovados de seus benefícios em gatos adultos domésticos que receberam este alimento de forma exclusiva.

Resultados comprovados

Um estudo interno conduzido com 40 gatos adultos durante o período de 70 dias evidenciou melhora muito significativa no brilho e aspecto da pelagem dos animais, de acordo com avaliação dos tutores realizada por meio da aplicação de questionários nos dias 1, 21, 35 e 70 do estudo.

Os efeitos positivos da mudança da alimentação foram visíveis a partir de 21 dias de uso exclusivo do alimento. Isso é possível devido à alta velocidade de renovação das células da pele, conforme explicado acima.

resultados-alimento-pele-pelagem

O alimento PELE & PELAGEM® para gatos faz parte da linha de soluções nutricionais personalizadas FELINE CARE NUTRITION® da ROYAL CANIN®, desenvolvidas com a maior precisão nutricional para atender as necessidades específicas de cada gato. Confira todos os produtos disponíveis!

Referências bibliográficas

Estudo Interno ROYAL CANIN®, 2006.

OUTERBRIDGE, C. Nutritional management of skin diseases. In: FASCETTI, A.; DELANEY, S. Apllied Veterinary Clinical Nutrition. Wiley-Blackwell, 2012.