Raças predispostas a dermatopatias: como a nutrição pode ajudar?

Raças predispostas a dermatopatias: como a nutrição pode ajudar?

O suporte nutricional adequado para raças que são predispostas a problemas dermatológicos apresenta vários benefícios e promove bem-estar e qualidade de vida para os cães; saiba mais

Os problemas dermatológicos na medicina veterinária são extremamente frequentes e compõem uma elevada casuística na rotina clínica. Muitas raças de cães são predispostas às diversas dermatopatias que são verdadeiros desafios para Médico-Veterinário, tutor e animal. A nutrição adequada dessas raças deve ser instituída antes mesmo do cão apresentar os primeiros sinais dermatológicos, com a finalidade de prevenir as manifestações cutâneas.

Raças predispostas a problemas dermatológicos

Algumas raças de cães muito populares no Brasil apresentam predisposição aos diferentes tipos de enfermidades cutâneas. São elas:

  • Pomerânia
  • Shih Tzu
  • Pug
  • Yorkshire Terrier
  • Bulldogue Francês
  • Poodle
  • Maltês
  • West Highland White Terrier
  • Bulldogue Inglês
  • Golden Retriever
  • Labrador Retriever
  • Pastor Alemão

Suporte nutricional

O alimento específico para a raça proporcionará o perfil nutricional adequado para o cão, auxiliando a minimizar as manifestações das sensibilidades geneticamente inerentes.

Veja as raças de cães mais vistas no consultório atualmente, respectivas sensibilidades cutâneas e benefícios de uma nutrição adequada para cada uma delas.

Pomerânia

Devido à espessa camada de pelos, esses cães podem apresentar alterações dermatológicas, como desidratação e irritação de pele. Uma fórmula enriquecida com aminoácidos sulfurados, EPA e DHA, além de ácidos graxos ômega 6, como GLA, contribui para a manutenção da saúde da pele e beleza da pelagem.

Bulldogue Francês

Das afecções mais comuns desta raça, os problemas auriculares e dermatológicos ocupam a quarta e quinta posição, respectivamente.

Dentre as alterações dermatológicas mais frequentes está a atopia. Os alimentos compostos por proteína de altíssima digestibilidade, ácidos graxos EPA e DHA e ômega 6, além de vitaminas do complexo B, vitamina A e minerais, são fundamentais para o bom suporte nutricional.

Shih Tzu

O Shih Tzu apresenta predisposição a várias doenças de pele como atopia, otite externa e dermatites diversas. Assim, é fundamental que o alimento para os cães da raça contenha um complexo de nutrientes como Ômega 3, Ômega 6, vitaminas, minerais e aminoácidos importantes que auxiliam a reforçar a barreira cutânea.

Pug

O pelo curto do Pug exibe claramente sua pele. Ele apresenta diversas dobras características, o que predispõe essa raça a dermatopatias. Essas dobras podem reter a umidade natural da pele e favorecer o aparecimento de irritações cutâneas. Os ácidos graxos ômega 3, EPA-DHA do óleo de peixe e vitamina A têm uma ação anti-inflamatória de suporte a barreira cutânea. Demodicidose e dermatite atópica são problemas dermatológicos comuns nessa raça.

Yorkshire Terrier

Uma das principais peculiaridades do Yorkshire Terrier é não apresentar subpelo. A ausência do subpelo expõe a pele do cão à agressão por fatores externos, como temperatura e poluição, de forma mais intensa que animais de outras raças. Além disso, ele apresenta o pelo longo com crescimento contínuo e sem muda (troca de pelo). Devido a esses fatores que predispõem o Yorkshire Terrier à dermatopatias, é importante que o alimento contenha níveis adequados de nutrientes que auxiliam na saúde da pele e pelagem, como Ômega 3, Ômega 6, zinco, vitaminas e minerais.

Os animais de raça apresentam outras diversas sensibilidades e características peculiares, o que justifica o fornecimento de um alimento específico para a raça mesmo na ausência das condições dermatológicas.

A ROYAL CANIN® possui alimentos completos para raças, secos e úmidos, que graças ao seu perfil nutricional ideal ajudam a manter uma pele e pelagem saudáveis. Além disso, a ROYAL CANIN® produz alimentos coadjuvantes também em ambas as versões, secas e úmidas, que são uma parte essencial do tratamento de cães com enfermidades dermatológicas. Aqui você encontra mais informações sobre os produtos Royal Canin®.