Os caminhos da medicina veterinária e importância da dermatologia em pequenos animais

Os caminhos da medicina veterinária e importância da dermatologia em pequenos animais

Links rápidos:

Uma das principais áreas na medicina veterinária é a dermatologia. A elevada quantidade de casos relacionados a problemas dermatológicos em pets tornou o serviço especializado uma realidade cada vez mais comum em clínicas e hospitais veterinários

Nas últimas décadas, a medicina veterinária evoluiu para serviços muito mais avançados e tecnológicos. Atualmente, há uma série de recursos para que atendimento, tratamento e acompanhamento do pet sejam realizados de maneira cada vez mais específica e qualificada.

Como os especialistas em medicina humana, os especialistas veterinários têm ampla experiência e especialização em um aspecto relativamente restrito da medicina veterinária. Dessa forma, os especialistas em cirurgia ou medicina de pequenos animais geralmente podem fornecer serviços que podem estar além do que é possível na prática ambulatorial geral.

Parte dessa iniciativa em direção à especialização é a quantidade cada vez maior de conhecimento nas diversas áreas da medicina veterinária. Ao contrário dos médicos humanos, os médicos-veterinários devem lidar com uma ampla gama de espécies animais que frequentemente diferem de maneira considerável quanto à fisiologia e que podem ser acometidas por enfermidades muito diferentes. Como consequência, tornou-se cada vez mais difícil ter uma compreensão abrangente das doenças que podem afetar todas as espécies com as quais se espera que um médico-veterinário lide.

Caminhos dentro da medicina veterinária

Embora ainda exista um papel para o praticante de pequenos e grandes animais, a maioria dos médicos-veterinários graduados planeja atuar no primeiro nicho (cães e gatos) ou no segundo (cavalos, bovinos ou outros animais de produção). Muitos especialistas optam ainda por trabalhar apenas com uma única espécie, o que ocorre, por exemplo, no caso da medicina felina.

Além dessas, há outras formas de tornar o atendimento ainda mais específico e qualificado. A medicina veterinária pode ser realizada considerando as áreas como Medicina Interna, Cirurgia, Emergência e Pacientes Críticos, além de diversas outras. Dentro de Medicina Interna o profissional pode escolher ainda por áreas como nefrologia, cardiologia, doenças infecciosas, dermatologia e outras tantas especialidades.

Dermatologia ganha destaque

A dermatologia veterinária é uma das especialidades que apresenta os maiores avanços em diagnóstico e tratamento. Sabe-se que as alterações de pele apresentam etiologias diversas com sinais clínicos na maior parte semelhantes, que muitas vezes se sobrepõem, dificultando o diagnóstico preciso.

Além disso, devido à elevada casuística, a dermatologia é uma área em constante estudo e desenvolvimento, o que torna ainda mais necessária a atuação de um profissional especialista. O dermatologista veterinário é sempre o mais indicado para diagnosticar e tratar as doenças relacionadas ao sistema tegumentar.

A consulta dermatológica é composta por desde a identificação do animal, anamnese, exame clínico geral, requerimento de exames laboratoriais complementares, como também por raspagem da pele, citologia, teste de alergia, culturas fúngicas bacterianas, biopsia e otoscopia. Todos esses exames requerem um profissional com conhecimento e aparelhos específicos para a correta realização.

O diagnóstico de doenças dermatológicas geralmente é uma etapa desafiadora até mesmo para o especialista. Contudo, uma vez realizado, deve-se iniciar a conduta terapêutica.

O tratamento das enfermidades da pele pode envolver banhos com shampoos terapêuticos, administração tópica de antiparasitários, administração oral e/ou injetável de fármacos, prescrição de um alimento coadjuvante ao tratamento e, não menos importante, a necessidade de gerenciar as expectativas do tutor em relação ao tratamento e reforçar a importância do acompanhamento clínico.

Não raramente, o tratamento é alterado de acordo com as respostas clínicas do animal e, portanto, a conscientização do tutor quanto à assiduidade das visitas é fundamental.

Sendo assim, embora os avanços na medicina humana ainda sejam maiores, nos dias de hoje é possível encontrar médicos-veterinários especialistas em diversas áreas oferecendo um serviço de ponta a fim de gerar saúde, bem-estar e qualidade de vida aos animais.

 

Referências

CPA. Importância das especialidades veterinárias. Disponível em: https://www.cpa-nf.com/index.php/mnu-saude-e-bem-estar/16-conteudo-procedimentos/99-importancia-especialidades-veterinarias. Acessado em: 03/10/2020.

Tennent-Brown, B. The Role of Veterinary Specialists and Referral Equine Hospitals. Disponível em: https://www.u-vet.com.au/equine/news-and-resources/the-role-of-veterinary-specialists-and-referral-equine-hospitals. Acessado em: 03/10/2020.

Centro veterinário cães e gatos 24h. Dermatologia veterinária: entenda o que essa especialidade faz. Disponível em: https://caesegatos24h.com.br/dermatologia-veterinaria-entenda-o-que-essa-especialidade-faz/. Acessado em: 03/10/2020.