Como é o alimento que contribui para a saciedade dos gatos e por que ele é importante na dieta

Como é o alimento que contribui para a saciedade dos gatos e por que ele é importante na dieta

Gerar saciedade é um ponto fundamental para auxiliar na manutenção do peso ideal e no controle do apetite e ainda prevenir o comportamento de implorar por alimentos; saiba mais sobre o tema

O comportamento “pidão” em gatos é um relato muito frequente na rotina clínica. Em um estudo realizado por Courcier e colaboradores (2010) observou-se que:

  • 56% dos tutores relatam que seus gatos pedem por mais alimentos
  • 69% deles alimenta o gato até ele parar de implorar
  • Apenas 19% seguem as quantidades alimentares diárias recomendadas

Pode-se concluir que ao alimentar mais e sem seguir a tabela de racionamento presente nas embalagens dos alimentos para pets, os tutores estão contribuindo para o ganho de peso de seus gatos.

Sendo assim, algumas estratégias, como prescrever a quantidade diária de alimento e escolher o alimento ideal para gerar saciedade, são fundamentais para a manutenção da saúde e bem-estar dos gatos e ainda ajudam a prevenir o comportamento de implorar por alimentos.

Estratégias nutricionais para auxiliar na saciedade

Algumas estratégias nutricionais ajudam a contribuir com a saciedade em gatos. Elas estão relacionadas tanto com as propriedades nutricionais do alimento assim como características referentes ao formato e densidade do alimento. Veja detalhes no infográfico abaixo:

como é o alimento que gera saciedade no pet

Como a ROYAL CANIN® pode ajudar?

A ROYAL CANIN® possui em seu portfólio o Controle de Apetite, um alimento completo e balanceado para auxiliar a saciedade em gatos e ajudar na prevenção do comportamento de implorar por alimento.

Mudança de embalagem do alimento Controle do Apetite

Ciência nutricional

Estudos como o de Courcier e colaboradores (2010) fornecem dados que chamam a atenção para as estratégias nutricionais e de educação ao tutor que temos que adotar para a melhor qualidade de vida dos gatos.

Com isso, o alimento Controle de Apetite foi desenvolvido a partir do conhecimento prévio da importância de colaborar para a saciedade em gatos e, assim, contribuir com a manutenção da saúde desses animais.

Recomendações

O alimento Controle de Apetite da ROYAL CANIN® é recomendado para gatos adultos com o Escore de Condição Corporal (ECC) ideal que imploram por alimento e também para gatos castrados. Esse alimento objetiva o controle do apetite e a manutenção do peso ideal.

Outra indicação do alimento Controle de Apetite é para gatos que apresentavam ECC 6/9 e perderam peso após o consumo de Light (em média, por 8 semanas). A árvore decisória abaixo ilustra as situações nas quais o alimento Controle de Apetite deve ser recomendado.

Árvore decisória - controle de peso dos gatos

Resultados comprovados

Um estudo cego foi realizado por 4 semanas com 80 gatos adultos (entre 1 e 7 anos de idade) saudáveis e domiciliados. Todos os animais eram castrados, viviam em ambiente interno e e apresentavam com frequência o comportamento de implorar por alimento.

Os resultados foram avaliados de acordo com os questionários de percepção preenchidos pelos tutores após 1, 15 e 28 dias do início do estudo.

Esse estudo relatou que mais de 90% dos tutores referiram controle no comportamento de implorar por alimento de seus gatos com o uso exclusivo do alimento Controle de Apetite da ROYAL CANIN®.

A embalagem do alimento Controle de Apetite da ROYAL CANIN® tem a tag abaixo de resultados comprovados, que confirma o compromisso da empresa em oferecer sempre as melhores soluções nutricionais para gatos.

resultado comprovado com o alimento Controle do Apetite

 

A ROYAL CANIN® possui uma linha extensa de alimentos completos e balanceados para gatos, nas versões secas e úmidas. Saiba mais sobre os alimentos da ROYAL CANIN®.

Referências bibliográficas

Courcier, E. A., O’Higgins, R., Mellor, D. J. and Yam, P. S. Prevalence and risk factors of feline obesity in a first opinion practice in Glasgow, Scotland. Jnutournal of feline medicine and surgery 12 (10): 746-753, 2010.

Servet, E., Soulard, Y., Venet, C., Biourge, V. Evaluation of Diets for Their Ability to Generate “Satiety” in Cats. Acessado em: 13/03/2021. Disponível em: https://www.vin.com/apputil/content/defaultadv1.aspx?id=3866056&pid=11262&print=1.