Poodle: conheça os principais aspectos de saúde dos cães desta raça!

Poodle: conheça os principais aspectos de saúde dos cães desta raça!
×

Links rápidos:

Poodles são uma raça altamente inteligente, enérgica e sociável – excelentes cães de família. A raça Poodle já foi uma das mais populares no Brasil e em outros locais do mundo. Saiba mais sobre suas principais características comportamentais e de saúde!

Descente do Barbet da África do Norte, o cão Poodle foi introduzido pelos Árabes na península Ibérica. Ocorreram cruzamentos da raça com o cão d’água Português, então, e é dali que ele teria ganho toda a Europa.

Foi em 1936 que a FCI – Federação Cinológica Internacional reconheceu, oficialmente, o Poodle, definindo a França como o seu país de origem.

Chamado de Caniche na França, o Poodle tem este nome por ter sido muito utilizado para a caça de pássaros aquáticos. Isso porque foi denominado como “chien à cane” (cão de caça de patos, em tradução livre) ou “canichon”, originando, assim, o termo pelo qual é mais conhecido em território francês.

Cão da raça Poodle

Principais características da raça Poodle

Encontrado em diferentes portes e cores, o cão da raça Poodle destaca como as suas principais características e particularidades:

Tabela das principais características da raça Poodle

 

Infográfico com as características de cão da raça Poodle

Longevidade

Poodle são reconhecidos pela sua longevidade. Os portes miniatura e toypossuem das maiores expectativas entre os cães da raça, de 15 a 17 anos, em média.

A longevidade pode ser relacionada com o porte do cão, já que estudos recentes reconhecem que cães miniaturas e de pequeno porte possuem maior expectativa de vida do que os cães maiores. Além da expectativa de vida maior, os Poodle de menor porte também tendem a ter metabolismo mais acelerado, ninhadas menores, além de terem sua curva de crescimento mais acentuada (rápidas e mais curtas), quando comparados aos cães grandes.

Raça Poodle: pontos de atenção em relação a saúde do pet

 

Algumas doenças possuem correlação com a genética do Poodle, ou seja, relacionadas à raça específica. Com isso em mente, é interessante o médico-veterinário ressaltar ao tutor que isso não significa, necessariamente, que seu pet terá esses problemas – mas somente que ele corre mais riscos quando comparado aos cães de outras raças.

Confira, a seguir, as principais complicações que podem acometer os cães da raça Poodle.

Doença periodontal

A doença periodontal é um problema crônico comum em animais de estimação. Em cães de pequeno porte, como o Poodle, cerca de 80% podem apresentar algum tipo de alteração até os dois anos de idade.

Essa maior predisposição que o Poodle apresenta pode ser explicada pela mandíbula pequena do animal, o que implica em um menor espaço entre os dentes do pet. Com isso, há um maior acúmulo de alimento entre os dentes, o que pode influenciar o desenvolvimento de doenças periodontais – que podem progredir quadros mais severos, com o envolvimento da gengiva, raízes dos dentes até os ossos da mandíbula.

Condições oculares

O Poodle possui predisposição para desenvolver uma série de condições oculares diferentes, como as seguintes:

  • glaucoma: há o aumento da pressão intraocular, o que gera a morte das células do nervo óptico e da retina;
  • distiquíase: os cílios crescem de forma anormal;
  • catarata: – ocorre a opacificação da lente caracterizada pela cor cinza-azulada do olho;
  • epífora: é o comprometimento da drenagem lacrimal ocular, gerando coloração do pelo. É uma ocorrência bastante comum em cães da raça Poodle Toy.

Principais recomendações para os tutores de cães da raça Poodle

Uma série de recomendações devem ser passadas pelo médico-veterinário aos tutores de Poodles, sendo todas elas feitas com base nas predisposições que a raça apresenta. Entre as orientações, destacam-se as seguintes.

Cães da raça Poodle

Cuidados com pele e pelagem

A proteína é um nutriente essencial para a síntese de queratina (principal proteína constituinte do pelo), e a sua deficiência pode gerar pelos quebradiços. Por isso, é importante que os tutores prestem atenção na alimentação do animal, garantindo que as necessidades proteicas do animal sejam sempre atendidas.

O crescimento do pelo do Poodle é determinado geneticamente, e dividido nas seguintes etapas:

  • fase de crescimento (anágena)
  • fase intermediária (catágena) o bulbo piloso se desorganiza gradativamente
  • fase de dormência (telógena): o cabelo é ancorado por apenas alguns fios de queratina antes de cair

A fase anágena é dominante e pode ser comparada à de um humano, e o pelo do poodle deve ser cortado regularmente – já que ele cresce de 10 mm a 14 mm por mês.

Cuidados com a saúde bucal

Em função da predisposição a doenças periodontais, vale ao médico-veterinário reforçar para o tutor a importância de cuidados como:

  • escovação dos dentes;
  • realização de limpeza dental profissional com a remoção do cálculo dentário dos dentes do cão de forma periódica.

Cuidados com olhos

O ideal é que seja feita a manutenção do corte do pelo ao redor do focinho, já que, além de impedir que o crescimento exagerado machuque os olhos do pet, isso também auxilia na remoção de lágrimas – que extravasam devido ao escoamento ineficiente. Sem contar a limpeza diária da região, que é essencial para manter o bem-estar do cão.

Poodle: como deve ser a alimentação do pet desta raça?

Pensando nas predisposições da raça Poodle, a Royal Canin desenvolveu um alimento para auxiliar na manutenção da saúde e qualidade de vida destes cães. O alimento Poodle Adult – indicado para cães adultos e maduros a partir de 10 meses de idade – possui uma série de nutrientes que auxiliam as principais necessidades da raça.

Alimento Royal Canin para cães da raça Poodle

  • Saúde da pelagem

Por possuir uma pelagem de crescimento contínuo, é necessário fornecer um adequado teor proteico aos Poodles, de forma a fornecer a quantidade adaptada de aminoácidos sulfurados (metionina e cisteina) na dieta do cão.

Enriquecido com ácidos graxos Ômega 3 (EPA & DHA) e óleo de borragem, o alimento auxilia com importante fonte energética e de saúde para a pele do animal. Isso porque os ácidos graxos (óleo de peixe) auxiliam para o desenvolvimento de uma pelagem brilhante.

Além disso, o óleo de borragem – também presente na formulação do alimento – é outra fonte de ácidos graxos ômega 6, principalmente o GLA.

  • Saúde dental

A presença de substâncias que atuam ativamente para melhorar a higiene bucal também se destaca no produto, que conta com agentes quelantes de cálcio salivar (essencial para reduzir a mineralização da placa).

Além disso, os croquetes são exclusivamente desenvolvidos para adaptar-se perfeitamente à mandíbula do Poodle.

Croquetes de alimento Royal Canin para cães da raça Poodle

A ROYAL CANIN® preza pelo bem-estar dos pets há mais de 50 anos!

Há mais de 50 anos, a ROYAL CANIN® dedica-se ao desenvolvimento de diferentes alimentos para gatos e cães através de pesquisas específicas. E o resultado são alimentos completos e balanceados na forma de alimentos secos e úmidos.

Em seu portfólio, a ROYAL CANIN® possui linhas completas para atender as necessidades nutricionais únicas das diferentes raças, portes e fases da vida de cães e gatos oferecendo produtos que representam as melhores e mais completas opções para atender as necessidades nutricionais e energéticas dos animais.

A empresa oferece, ainda, uma linha completa de alimentos coadjuvantes para diferentes condições de es e gatos. Linha esta que se torna ainda mais completa por meio da utilização da Calculadora para Prescrições: uma ferramenta prática que recomenda a opção e quantidade de alimento certa para o seu paciente.

Referências bibliográficas

AISBL, Federation Cynologique Internationale, 2022. Acesso em 16/08/2023.

Bell JS, Cavanagh KE, Tilley LP, Smith FW. Veterinary medical guide to dog and cat breeds. Jackson, Wyoming. Teton New Media; 2012.

Crook A, Dawson S, Cote E, MacDonald S, Berry J. Canine Inherited Disorders Database [Internet]. University of Prince Edward Island. 2011. Acesso em: 18/08/2023

Jimenez, A.G. Physiological underpinnings in life-history trade-offs in man’s most popular selection experiment: the dog. J Comp Physiol B n. 186, p. 813–827, 2016.

https://www.akc.org/expert-advice/lifestyle/10-facts-about-poodles/

https://ahcfargo.com/client-resources/breed-info/miniature-poodle/

https://www.vetsmart.com.br/cg/raca/17262/poodle

https://poodleclubofamerica.org/health-concerns/

https://ahcfargo.com/client-resources/breed-info/poodle-standard/

https://cgejournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/s40575-015-0026-5

https://www.ufaw.org.uk/dogs/miniature-poodle-hyperadrenocorticism