Cuidados com a alimentação do Shih Tzu para uma vida longa e saudável

publicado em: 31/07/2020

Conheça ainda uma novidade ROYAL CANIN® pensada exclusivamente para atender às necessidades específicas da raça

Shih Tzu é uma raça de cão de pequeno porte que se popularizou muito no Brasil nas últimas décadas. A raça é originária da China do séc. XVII e foi considerada sagrada nos palácios e entre a nobreza da época. Há, inclusive, relatos de que Dalai Lama, em 1643, tenha apresentado a dinastia chinesa com alguns exemplares da raça. Acredita-se que seu surgimento seja proveniente de cruzamentos entre Lhasa Apso (cão tibetano) e Pequinês (cão chinês). De temperamento calmo, porém ativo, independente, alegre, curioso, sociável e dócil, o Shih Tzu tem características muito apreciadas entre tutores de animais de estimação.

 

No entanto, é importante ressaltar que animais desta raça apresentam algumas particularidades e sensibilidades, como por exemplo:

  • Pele e pelagem sensíveis
  • Sensibilidade cardíaca
  • Apetite exigente
  • Predisposição ao ganho de peso
  • Maior risco de desenvolverem urolitíases
  • Alta expectativa de vida, podendo atingir 16 anos ou mais

 

Estas particularidades requerem cuidados diários específicos para manutenção da saúde e, neste contexto, dieta e nutrição adequadas têm papel primordial para minimizar tais sensibilidades. À medida em que a ciência em nutrição avança, busca-se compreender melhor a complexa relação dos nutrientes na dieta, proporcionando a máxima saúde e respeitando a individualidade de cada raça.

 

Pensando nisso, a ROYAL CANIN® desenvolveu a fórmula inovadora do alimento úmido específico para cães adultos da raça Shih Tzu. O portfólio já contava com as versões do alimento seco tanto para filhotes como para adultos. Estes alimentos apresentam perfil nutricional e croquete adaptados às necessidades particulares dos Shih Tzus, promovendo ótima experiência na ingestão do alimento, fornecendo a máxima precisão nutricional e respeitando suas individualidades. O alimento úmido surge como mais uma excelente opção para o manejo alimentar destes animais, e contribui ainda mais para a saúde no curto e no longo prazo. 

 

 

 

 

 

Quais os benefícios do alimento úmido?

 

Introduzir a versão úmida do alimento na dieta proporciona diversos benefícios importantes, como:

 

  • Manutenção da hidratação: há aumento da ingestão hídrica, compensando possíveis déficits na ingestão voluntária de água pelo animal;
  • Saúde do trato urinário: prevenção de urolitíases devido à diluição urinária promovida pelo alimento;
  • Saciedade e controle de peso: por meio da diluição energética (menor quantidade de calorias por grama de alimento), possibilitando fornecimento de maior volume na refeição;
  • Alta digestibilidade: máxima absorção e aproveitamento do alimento e, como consequência secundária, promove redução de volume e odor das fezes.

 

Além dos benefícios citados acima, o alimento úmido específico para cães da raça Shih Tzu também apresenta como benefícios adicionais para a raça:

 

  • Manutenção da pele e pelagem saudáveis: uso de nutrientes específicos (aminoácidos, minerais, vitaminas A e do complexo B, ômegas 3 e 6) que suportam a pelagem exuberante e a integridade da barreira cutânea;
  • Saúde cardíaca: inclusão de proporções adequadas de taurina e dos ácidos graxos EPA e DHA;
  • Alta palatabilidade: textura diferenciada e perfil aromático atrativo, atendendo às preferências sensoriais da raça.

 

Testes de palatabilidade foram realizados na matriz da ROYAL CANIN® na França e comprovam a aceitação do alimento e os benefícios apresentados para manutenção da saúde. Os alimentos úmidos são completos e balanceados, formulados para atender 100% da exigência nutricional diária. Portanto, podem ser oferecidos com exclusividade na dieta do animal ou combinados com o alimento seco (mix-feeding), alternativa fortemente recomendada para se aproveitar a combinação dos benefícios proporcionados pelos dois tipos de alimento (seco e úmido).

 

Como fazer corretamente o mix feeding?

 

A combinação do alimento seco e úmido deve ser feita cuidadosamente, para evitar deficiência ou excesso de nutrientes. As informações sobre como realizar corretamente o mix-feeding podem ser obtidas na tabela de racionamento dos alimentos, encontrada na própria embalagem do produto. A prescrição também pode ser feita nas proporções corretas no APP Nutrivet, nossa ferramenta exclusiva, desenvolvida para facilitar o cálculo das quantidades ideais a serem fornecidas na dieta. Em caso de dúvidas, entre em contato com seu consultor técnico ou utilize o Fórum de dúvidas disponível no Portal Vet.

 

Na ROYAL CANIN®, combinamos conhecimento científico e nutricional de nossa rede global de especialistas para oferecer máxima precisão nutricional e criar um alimento sob medida para seu cão. Somos especialistas em raças e nosso compromisso é oferecer um mundo melhor para os pets, colocando as reais necessidades nutricionais de gatos e cães em primeiro lugar.