Soluções nutricionais da ROYAL CANIN® para as principais sensibilidades em cães

Soluções nutricionais da ROYAL CANIN® para as principais sensibilidades em cães

A nutrição pode ajudar a mitigar as principais sensibilidades em cães. Para isso, a recomendação nutricional precisa é fundamental; saiba mais

Estudos recentes apenas reforçam o que as evidências clínicas já apontam há algum tempo no dia a dia do consultório veterinário. De fato, os atendimentos envolvendo cães com diversas sensibilidades são frequentes e muitas vezes requerem apenas um manejo conservador com o alimento ideal para diminuir a manifestação de tal sensibilidade.

Estudos mostram que:

  • 17% dos cães apresentam sensibilidade na pele e na pelagem
  • 56% dos cães estão acima do peso
  • 12% dos cães têm sensibilidade digestiva

Como cada sensibilidade possui suas particularidades e indicações nutricionais, vamos explorar cada uma delas separadamente e mostrar a importância e a atuação da nutrição em cada caso.

1. Sensibilidade cutânea

Os cães com pele sensível frequentemente apresentam sinais como: irritação de pele, prurido e pele seca. Em alguns casos não há doença de pele propriamente instalada, apenas sinais discretos de pele sensível e irritada.

Para esses casos, a ROYAL CANIN® desenvolveu a linha de produtos Dermacomfort, especialmente formulada para minimizar os sinais e fornecer qualidade de vida a esses cães. Ela é é composta pelos alimentos: Mini Dermacomfort (cães até 10kg), Medium Dermacomfort (cães de 11 a 25kg), Maxi Dermacomfort (cães acima de 26kg), nas versões secas, e Dermacomfort, na versão úmida (para cães de todos os portes).

Linha dermacomfort

Ciência nutricional

Todos os alimentos Dermacomfort são compostos por nutrientes que auxiliam a mitigar os principais sinais de irritação da pele. São eles:

  • Ômegas 3 e 6 (incluindo GLA, EPA e DHA): essenciais para o auxílio na nutrição da pele sensível;
  • Complexo de nutrientes (vitaminas e aminoácidos): vitamina B e histidina que ajudam na função da barreira cutânea;
  • Fonte de proteína selecionada: auxilia na redução do risco de intolerância. Composto por proteínas vegetais LIP (glúten de trigo) que é excepcionalmente digestível (99%).

Resultados comprovados

Um estudo foi realizado por dois meses com 80 cães adultos (1 a 8 anos de idade), sendo 38% de porte pequeno, 28% médio e 34% grande, com as seguintes alterações dermatológicas discretas:

  • Leve irritação e vermelhidão da pele
  • Coceira
  • Lambedura das patas
  • Pústulas ou caspas na pele

Importante ressaltar que cães com enfermidades dermatológicas previamente diagnosticadas, em condições de estresse ou alimentados com dietas veterinárias foram excluídos do estudo.

Os tutores responderam três vezes, em três momentos diferentes do estudo, um questionário de 65 perguntas. As respostas apontaram para uma melhora significativa na condição da pele dos cães:

  • Redução maior que 70% na coceira
  • 75% melhora no brilho da pelagem
  • 80% melhora na maciez da pelagem

No final do período do estudo, 91% dos tutores estavam satisfeitos com os resultados obtidos em seus cães após o uso exclusivo dos alimentos da linha Dermacomfort da ROYAL CANIN®.

As embalagens dos alimentos da linha Dermacomfort da ROYAL CANIN® agora têm o selo de resultados comprovados que confirma o compromisso da empresa em oferecer sempre as melhores soluções nutricionais para cães com sensibilidade de pele.

Resultados comprovados com a Dermacomfort

2. Sensibilidade digestiva

Cães com sensibilidade digestiva são pacientes frequentes na clínica veterinária. Em alguns casos os sinais de diarreia e vômito são recorrentes, porém não há uma doença de base instalada que justifique essas manifestações.

Nesses casos o manejo nutricional se faz essencial para atingir a estabilização do quadro digestivo e, principalmente, conferir saúde e bem-estar ao animal.

A ROYAL CANIN® conta com uma linha de produtos, a antiga Sensible, agora relançada com o nome Cuidado Digestivo (Digestive Care), minuciosamente formulada para cães com sensibilidade digestiva. Essa linha é indicada para cães com tendência a problemas digestivos, com má qualidade de fezes, grande volume fecal ou leve desconforto ocasional.

A linha é composta por três diferentes tipos de alimentos: Mini (cães até 10kg) e Medium (cães de 11-25kg), nas versões seca, e o alimento Digestive Care (cães de todos os portes) na versão úmida.linha Cuidado Digestivo

Ciência nutricional

Os alimentos da linha Cuidado Digestivo da ROYAL CANIN® são soluções nutricionais que possuem características importantes como:

  • Fibras e prebióticos: mix de fibras solúveis e insolúveis que ajuda a limitar a fermentação e prebióticos que, por sua vez, auxiliam na manutenção da saúde geral;
  • Proteínas de qualidade: fontes proteicas de alta digestibilidade que são facilmente absorvidas no intestino delgado dos cães;
  • Método de cozimento apropriado: para garantir que os nutrientes sejam digeridos mais facilmente.

Resultados comprovados

Estudos realizados no canil da ROYAL CANIN® em Aimargues, França, e com diversos criadores de cães de raças pequenas e médias, demonstraram os seguintes resultados quanto à avaliação da tolerância digestiva:

  • 92% dos cães de pequeno porte apresentaram ótima qualidade de fezes com o uso exclusivo da Mini Digestive Care
  • 91% dos cães de porte médio apresentaram ótima qualidade de fezes com o uso exclusivo da Medium Digestive Care

Nas embalagens de ambos os alimentos Mini e Medium Digestive Care da ROYAL CANIN® estão as respectivas tags de resultados comprovados, como abaixo.

Resultados comprovados da linha Cuidado Digestivo

3. Tendência ao ganho de peso

Atualmente a obesidade é a doença mais comum em gatos e cães. Se conseguirmos identificar a progressão do ganho de peso excessivo já nas consultas rotineiras e, assim, diminuirmos os casos de animais obesos, a qualidade de vida dos pets irá aumentar expressivamente.

Sendo assim, avaliar os cães com tendência ao ganho de peso e iniciar um programa nutricional específico de maneira imediata é de suma importância.

Para isso, a ROYAL CANIN® tem uma linha completa de alimentos Light para cães com tendência ao ganho de peso e para aqueles com Escore de Condição Corporal 6/9 (ECC 6/9). São quatro alimentos diferentes: Mini Light (cães até 10kg), Medium Light (cães de 11-25kg), Maxi Light (cães acima de 26kg), todos nas versões secas, e Light Weight Care (cães de todos os portes) na versão úmida.

linha Light da Royal Canin

Em cães com ECC >6, o médico-veterinário deverá estipular um programa para perda de peso com o auxílio de alimentos coadjuvantes ao tratamento.

Ciência nutricional

Todos os produtos da linha Light para cães possuem as seguintes características:

  • Proteína e gordura em quantidade adaptada: garantia de manutenção de massa magra enquanto há redução de gordura e calorias
  • Ômega 3 (EPA e DHA): benefício nutricional às articulações dos cães
  • Mix de fibras (solúveis e insolúveis): auxilia na saciedade e saúde do trato gastrointestinal
  • Diluição calórica: a composição do alimento e seu mix de fibras específico contribuem para a diluição calórica por porção. Desta forma, é possível o fornecimento de menos calorias, sem a restrição dos demais nutrientes.

Resultados comprovados

Para a obtenção de resultados que comprovassem a eficácia dos alimentos da linha Light, um estudo com 54 cães de ECC 6/9 de diferentes portes (16 pequenos, 20 médios e 18 grandes) foi realizado durante dois meses. Todos os animais consumiram exclusivamente os alimentos da linha Light, respeitando os diferentes produtos para os respectivos portes.

Após um mês de estudo, avaliação clínica e de tolerância alimentar, associadas a pontuações no comportamento de implorar por alimento e avaliação na qualidade de vida e mobilidade foram registradas.

No final dos dois meses de estudo, observou-se que 88% dos cães pequenos, 80% dos cães médios e 90% dos cães grandes atingiram um peso mais saudável. Além desses resultados impressionantes, 95% dos tutores ficaram satisfeitos quanto à qualidade de vida, comportamento de implorar por alimento e mobilidade dos cães após o estudo.

As embalagens de todos os alimentos da linha Light da ROYAL CANIN® estão com as respectivas tags de resultados comprovados, como abaixo.

Resultados comprovados da linha Light da Royal Canin

As recomendações diárias de todos os produtos apresentados neste artigo variam de acordo com o produto e peso do cão. O médico-veterinário deve consultar a tabela de racionamento para a recomendação diária ideal.

A prescrição de um alimento completo e balanceado, que atenda as características nutricionais específicas de cães sensíveis, é uma ótima estratégia para minimizar tais sensibilidades e oferecer saúde, melhor qualidade de vida e bem-estar a esses animais.
Como descrito aqui, a ROYAL CANIN® possui uma linha extensa de alimentos completos e balanceados para cães saudáveis, mas sensíveis, nas versões secas e úmidas. Saiba mais sobre os alimentos ROYAL CANIN®.