BENEFÍCIOS DA ALIMENTAÇÃO ÚMIDA E MIX FEEDING PARA CÃES

publicado em: 02/07/2018

 

    INTRODUÇÃO

 

A alimentação adequada de cães é fundamental para gerar bem-estar, qualidade de vida e longevidade a esses animais. Atualmente, além dos alimentos secos, há tipos de alimentos úmidos completos e balanceados, com todos os nutrientes necessários e em quantidades apropriadas para esses animais. A ingestão de alimentos úmidos proporciona algumas vantagens, dentre as quais podemos destacar:
 

 

1. Alto teor de umidade: composta por 60-87% de água contribuindo com a ingestão hídrica e auxiliando na manutenção da saúde do trato urinário de cães miniaturas, uma vez que são predispostos à formação de cálculos urinários.
 

2. Baixa caloria: maior porção com menos calorias que auxilia na manutenção do peso. A diluição calórica torna a energia metabolizável do alimento úmido, em geral, menor que a do respectivo alimento seco.
 

3. Elevada palatabilidade: aroma mais evidente e atrativo associado a uma textura diferente do alimento seco. A alta palatabilidade do alimento úmido é um dos grandes benefícios desse tipo de alimentação para cães.
 

4. Textura: característica que contribui para a atratividade ao alimento. A palatabilidade em cães é influenciada diretamente pelo perfil aromático do alimento e por texturas diferentes. O alimento úmido possui um perfil aromático mais atrativo e a textura diferenciada ao se comparar com o seco.
 

5. Variedade de aromas: ao ser combinada com a alimentação seca oferece uma grande diversidade de aromas e texturas.
 

6. Facilidade de preensão: até mesmo cães pequenos conseguem realizar a preensão facilmente.
 

7. Saciedade: apetite satisfeito mais rapidamente devido ao percentual elevado de água. A distensão do estômago ativa barorreceptores que provocam uma sensação de saciedade.
 

8. Altamente digestível: digestibilidade elevada com o máximo aproveitamento dos nutrientes¹.
 

 

MANEJO ALIMENTAR

 

A alimentação úmida deve ser oferecida, preferencialmente, em combinação com a alimentação seca, uma vez que o mix feeding promove uma grande diversidade de aromas e texturas, elevando a palatabilidade do alimento. Contudo, de uma maneira geral, cães aceitam ambos os tipos de alimentos, úmido e seco, misturados ou fornecidos separadamente. Para que todos os nutrientes sejam fornecidos em quantidade adequada é importante seguir as recomendações da tabela de racionamento que informa a quantidade ideal de cada tipo de alimento, a fim de atender às necessidades nutricionais diárias dos cães.
 

 

    REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


1. CASE, L. P. et al. Canine and feline nutrition – A resource for companion animal professionals. 3 ed. Missouri: Mosby Elsevier,p. 163-5,2011.


 

    SOBRE A AUTORA


M.V. MSc Luciana Peruca - Comunicação Científica RC
M.V. MSc, Membro da Equipe de Comunicação Científica da Royal Canin Brasil