5 evidências científicas do uso dos alimentos SATIETY® para a perda de peso

5 evidências científicas do uso dos alimentos SATIETY® para a perda de peso

Estudos comprovam eficácia das soluções nutricionais oferecidas pela ROYAL CANIN® para programas de controle de peso para gatos e cães; veja resultados e benefícios dos alimentos SATIETY®

A obesidade é uma doença de alta prevalência tanto em seres humanos como em pets domesticados. Assim como na medicina humana, na medicina veterinária o tipo de alimento, a quantidade consumida na dieta e o estilo de vida impactam diretamente na saúde, na qualidade de vida e na longevidade dos indivíduos.

O alimento específico para perda de peso é amplamente prescrito na clínica de pequenos animais, ainda que exista certo desafio na conscientização dos tutores acerca deste tema. Contudo, a grande variedade de produtos disponíveis atualmente no mercado pode trazer dúvidas aos médicos-veterinários no momento da prescrição. Confira neste artigo ensaios clínicos realizados que comprovam a eficácia dos alimentos da ROYAL CANIN® para o controle de peso.

Comprovação científica por trás da linha SATIETY®

A eficácia da linha Satiety para o controle de peso tem comprovação científica. Veja os resultados dos ensaios clínicos realizados com gatos e cães que foram submetidos ao programa de perda de peso com os alimentos SATIETY® da ROYAL CANIN®.

Evidência científica 1

Um estudo conduzido na Clínica de Controle de Peso ROYAL CANIN®, localizada em Liverpool, Inglaterra, comparou duas estratégias nutricionais e o desempenho de ambas durante a perda de peso em 42 cães acometidos pela obesidade de ocorrência natural. Os animais foram divididos em dois grupos:

  • 15 cães receberam dieta rica em proteína e rica em fibras (SATIETY®)
  • 27 cães receberam dieta com nível elevado de proteínas e teor médio em fibras (grupo controle)

A porcentagem de perda de peso foi maior e a taxa média da perda foi maior e mais rápida com SATIETY® do que com o grupo controle (Figura 1). A porcentagem de diminuição da massa corporal gorda (medida por meio da técnica DEXA – densitometria por dupla emissão de raios-X) também foi maior nos cães alimentados com a SATIETY®.

Resultados com o uso do alimento Satiety
Figura 1: Taxa média da perda de peso dos animais que participaram do estudo (em % de perda de perso corporal por semana). Fonte: Estudo interno ROYAL CANIN®, 2010.

Evidência científica 2

Outro estudo prospectivo realizado com 926 cães e 413 gatos em 27 países durante um período de três meses comprovou a eficácia do tratamento de perda de peso utilizando as dietas da linha SATIETY. Neste estudo, a perda de peso foi alcançada em 97% dos cães e gatos, que perderam em média, 11,4% e 10,6% do seu peso inicial, respectivamente. Ao final do estudo, 82% dos tutores de gatos e 83% dos tutores de cães relataram que o comportamento de implorar por alimento diminui. Este foi o maior estudo de perda de peso realizado até o momento.

resultados do uso da Satiety
Figura 2: Comparativo da ingestão calórica voluntária do alimento SATIETY® e de um alimento da concorrência disponível no mercado. Fonte: Estudo interno, ROYAL CANIN®.

Evidência científica 3

No processo de perda de peso, o principal objetivo é perder gordura corporal preservando a massa magra. Um estudo avaliou a perda de massa corporal magra durante o tratamento para a perda de peso realizado com SATIETY®. Os resultados mostraram que a perda de massa magra foi de apenas 6%.

resultados do uso do alimento Satiety
Figura 3: Composição corporal média de cães antes e depois da perda de peso com SATIETY® (densitometria por DEXA). Fonte: Estudo interno ROYAL CANIN®.

Evidência científica 4

Após o programa de perda de peso, é comum o pet apresentar o indesejável efeito rebote. Para determinar o sucesso de longo prazo da perda de peso, 33 cães ex-obesos foram acompanhados na Clínica de Controle do Peso ROYAL CANIN®. Os cães que continuaram com a dieta para a perda de peso durante o período de manutenção apresentaram probabilidade 20 vezes menor de recuperar o peso do que aqueles que foram transferidos para uma dieta padrão de manutenção.

Evidência científica 5

Outro estudo forneceu as primeiras provas científicas dos benefícios da perda de peso sobre a qualidade de vida. Foi solicitado aos tutores de 50 cães que preenchessem um questionário padronizado destinado a avaliar a qualidade de vida antes e depois do programa de perda de peso. As respostas foram convertidas em pontuações em uma escala de 0 a 6, conforme ilustra a figura abaixo.

resultados do uso da Satiety
Figura 4: Avaliação da vitalidade, distúrbios emocionais e dor em animais antes e depois do programa de perda de peso. Fonte: Estudo interno ROYAL CANIN®, 2012.

Com base na comprovação científica de sua eficácia, os alimentos da linha SATIETY® atualmente são a primeira escolha para o tratamento da perda de peso em gatos e cães, uma vez que são fórmulas aprimoradas desenvolvidas de acordo com o mais atual consenso em literatura científica. Além disso, em breve o alimento OBESITY® será descontinuado do portfólio de soluções nutricionais coadjuvantes da ROYAL CANIN®.

Confira no infográfico abaixo as características e benefícios do uso da linha SATIETY® que são responsáveis pelo alto índice de sucesso no controle de peso em gatos e cães.

características e benefícios da Satiety

A ROYAL CANIN® é a marca de alimentos mais recomendada no Brasil para tratamento coadjuvante das afecções frequentes na clínica de pequenos animais, de acordo com a pesquisa CVA realizada em Abril de 2021. A qualidade e a eficácia de nossos produtos, associado à presença ativa na produção de pesquisas na comunidade científica, reforçam nosso compromisso com nossos parceiros médicos-veterinários e nossa missão de oferecer um mundo melhor para os pets.

Referências bibliográficas

GERMAN, A.J. Weight management in obese pets: the tailoring concept and how it can improve results. Acta Vet Scand. Suécia, 2015.

WEBER, M. et al. A high protein, high fiber diet designed for weight loss improves satiety in dogs. J Vet Int Med, 2007.

Estudo interno ROYAL CANIN®, 2010.

Estudo interno ROYAL CANIN®, 2012.

Pesquisa CVA Vets. CVA Solutions, 2021.