Labrador Retriever: conheça as principais particularidades da raça

Labrador Retriever: conheça as principais particularidades da raça
×

Links rápidos:

O Labrador Retriever é um cão ativo, ágil, de excelente memória visual e bom caráter, sendo popular como um agradável cão de companhia. Conheça mais sobre as particularidades da raça!

Os primeiros Labradores Retriever originaram-se na costa da Terra Nova, no Canadá, onde pescadores utilizam esses cães para alcançar peixes. O nome Labrador vem da palavra portuguesa lavrador, provavelmente atribuído por um explorador português que se estabeleceu no século XVI na província de Terra Nova. São excelentes cães de água, possuem pelagem resistente às intempéries e sua cauda é única, sendo comparada à de uma lontra por causa de sua forma (Talbott, 2015, AISBL, 2022).

Como o próprio nome retriever (na tradução: buscador) indica, é um cão que destaca grande facilidade para a caça e buscas em geral – tanto de pessoas como de drogas ou explosivos – sendo frequentemente parte de resgates e revistas em aeroportos, por exemplo.

Principais características gerais da raça Labrador Retriever

Cães da raça Labrador Retriever com diferentes cores de pelagem

Estabelecido como uma das raças de cães mais populares globalmente e um dos principais cães de família, os cães Labradores Retriever destacam as seguintes principais características e particularidades (Talbott, 2015, AISBL, 2022):
Tabela das principais características da raça Labrador Retriever

Infográfico com as características de cão da raça Labrador

Características comportamentais

Suas características comportamentais fazem com que o Labrador Retriever e o seu temperamento sejam marcas registradas da raça. Um cão de natureza gentil, extrovertida e tratável; ansioso para agradar e não agressivo para o homem ou outro animal.

O Labrador Retriever atrai as pessoas pelo seu temperamento gentil, inteligência e adaptabilidade; características que fazem dele um cão ideal para família e para uso como animal de serviço. A raça, que tem uma enorme afinidade com a água, está entre as mais indicadas para trabalhos de assistência psiquiátrica e é facilmente treinado para auxiliar seu condutor em necessidades específicas (Talbott, 2015; Breitenbuecher, 2016, Karetnick, 2022).

Cão da raça Labrador Retriever correndo e brincando na água

O Labrador Retriever e a predisposição para determinadas afecções

Conhecer as particularidades do Labrador Retriever permite que o médico-veterinário oriente o tutor a respeito das possíveis doenças que o animal possa desenvolver ao longo da vida. A seguir, confira algumas das complicações que podem afetar o labrador.

Obesidade

A obesidade é considerada uma epidemia moderna em animais, sendo o distúrbio nutricional mais comum observado em cães – e o Labrador Retriever se destaca entre as raças com maior predisposição à obesidade (Pegram, et. al., 2021).

O sequenciamento genético de cães da raça identificou uma deleção do gene pró-opiomelanocortina (POMC). Na prática, essa exclusão interrompe sequências codificadoras de b-endorfina e está associada ao peso corporal, adiposidade e maior motivação alimentar.

Vale citar que foi identificado que essa mutação é significativamente mais comum em Labradores Retriever selecionados para se tornarem cães de assistência em comparação aos animais de estimação (Raffan et.al., 2015, Withers, et.al., 2016).

A obesidade possui várias consequências para a saúde do animal, incluindo desde a redução do bem-estar, da expectativa e da qualidade de vida até uma maior predisposição a outras condições, incluindo osteoartrite, diabetes mellitus e certos tipos de neoplasia (McGreevy, et.al., 2018; Pegram, et. al., 2021).

Acesse o link e saiba qual é a relação entre genética e a obesidade em cães da raça Labrador Retriever!

Doenças osteoarticulares

Por ser de origem genética e hereditária, a escolha de exemplares portadores de tais condições para a reprodução dos animais pode ter incentivado a perpetuação da condição, o que resultou em uma série de distúrbios hereditários para a raça, como doenças osteoarticulares (Sanchez-Molano, et. al., 2014).

A displasia coxo femural, por exemplo, é uma das que tem alta incidência em cães de grande porte, acometendo raças como Labrador Retriever, Pastor Alemão e Golden Retriever. Cirurgia ou outros tratamentos invasivos, são muitas vezes necessários para combater a complicação (Sanchez-Molano, et. al., 2014).

A displasia de cotovelo é outra que reúne uma série de anormalidades específicas, que afetam diferentes locais dentro da articulação. É uma doença multifatorial e aspectos como a genética do cão, sua taxa de crescimento, dieta e nível de exercícios estão entre os fatores que podem influenciar a gravidade da doença (Jones, 2019).

Cuidados especiais com o cão da raça Labrador Retriever

Filhotes da raça Labrador Retriever

Características nutricionais e alimentares para a raça

A ROYAL CANIN® realiza pesquisas sobre as especificidades de cada raça e combina as informações científicas com as suas necessidades nutricionais para elaboração das rações desenvolvidas. Os alimentos completos e balanceados para cães Labradores Retriever da ROYAL CANIN® estão disponíveis para filhotes e adultos.

Isso porque, em todas as fases de vida do cão há a preocupação em manter o seu peso ideal e saudável. Por isso, tanto o alimento Labrador Retriever Puppy (para filhotes de 2-15 meses de vida) quanto o Labrador Retriever Adult (para cães a partir de 15 meses de vida) são formulados e produzidos para ajudar na manutenção do peso ideal do cão.

Opções de alimento Royal Canin para cães da raça Labrador Retriever

As características dos alimentos formulados para o Labrador Retriever vão além de um perfil nutricional específico para a raça. São alimentos que possuem croquetes adaptados a fim de contribuir com uma ingestão alimentar mais lenta e a diminuição da voracidade com a qual essa raça geralmente se alimenta, o que também ajuda a minimizar o risco da ocorrência de torção gástrica.

Croquetes de alimento Royal Canin para cães da raça Labrador Retriever

A menor velocidade de ingestão contribui para a saciedade e o consumo alimentar na quantidade indicada, auxiliando na manutenção do peso ideal do Labrador.

Associado ao croquete adaptado, a formulação específica desses alimentos oferece ao labrador o máximo da precisão nutricional. Os produtos são compostos por proteínas de altíssima digestibilidade e mix de fibras específico com a inclusão de Psyllium, a fim de colaborar com a saciedade e auxiliar na manutenção do peso ideal.

As fórmulas são ainda enriquecidas com EPA, DHA e óleo de borragem, que contribuem para a saúde de ossos e articulações, além da qualidade da pele e da pelagem da raça.

Outras orientações relevantes para os tutores

Cães da raça Labrador Retriever são cães de grande porte, diferentes dos cães de pequeno porte e dos de porte gigante. Desde a infância até a idade adulta, eles possuem necessidades e considerações especiais de cuidados, sendo importante o médico-veterinário orientar sobre os seguintes cuidados com esses animais (Ali, 2017):

  • por serem cães naturalmente mais voltados ao trabalho e terem uma predisposição a obesidade, é importante adotar uma rotina frequente de exercícios;
  • é indicado o fornecimento de dietas específicas para cada fase do desenvolvimento do cão. São dietas com teor controlado de cálcio e teor energético menor, uma vez que o período de crescimento é maior. O racionamento do alimento também deve estar em mente, seguindo orientação da tabela nutricional para reduzir o risco de superalimentação;
  • o acompanhamento para a manutenção de peso e escore de condição corporal são formas de promover a saúde e a longevidade.

Aproveite e conheça o portfólio completo de alimentos para pacientes saudáveis e enfermos da ROYAL CANIN® e utilize nossa ferramenta Calculadora para Prescrições para facilitar a prescrição do plano nutricional mais adequado para seus pacientes!

Referência Bibliográficas

AISBL, Federation Cynologique Internationale, 2022. Acesso em 19/05/2023.

Ali, Y. How to Care for Your Large-Breed Dog, American Kennel Club, 2021. Acesso em: 20/05/2023

Breitenbuecher, C., Belanger, J. M., Levy, K., Mundell, P., Fates, V., Gershony, L., Famula, T. R., & Oberbauer, A. M. Protein expression and genetic variability of canine Can f 1 in golden and Labrador retriever service dogs. Canine genetics and epidemiology, v.3, n. 3, 2016.  Acesso em: 18/05/2023.

Jones, G.N. Elbow dysplasia in dogs. British Veterinary Association, 2019. Acesso em: 18/05/2023.

Karetnick, J. Service Dogs 101—Everything You Need to Know. Acesso em: 20/05/2023.

McGreevy, P. D., Wilson, B. J., Mansfield, C. S., Brodbelt, D.C , Church, D. B., Dhand, N., Soares Magalhães, R.J., O’Neill, D. G. Labrador retrievers under primary veterinary care in the UK: demography, mortality and disorders. Canine Genetics and Epidemiology, v.5, n.8, 2018. Acesso em: 18/05/2023.

Pegram, C., Raffan, E., White, E., Ashworth, A. H., Brodbelt, D. C., Church, D. B., O’Neill, D. G. Frequency, breed predisposition and demographic risk factors for overweight status in dogs in the UK. Journal of Small Animal Practice, v.62, n.7, p. 521–530, 2021. Acesso e: 18/05/2023.

Raffan, E., Dennis, R.J., O’Donovan, C.J., Becker, J.M., Scott, R.A., Smith, S.P., Withers, D.J., Wood, C.J., Conci, E., Clements, D.N., Summers, K.M., German, A.J., Mellersh, C.S., Arendt, M.L., Iyemere, V.P., Sanchez-Molano, E., Woolliams, J.A., Blott, S.C., Wiener, P. Assessing the impact of genomic selection against hip dysplasia in the Labrador Retriever dog. Journal of Animal Breeding and Genetics, n. 131, p. 134–145, 2014. Acesso em: 18/05/2023.

Sánchez-Molano, E., Woolliams, J. A., Blott, S. C., & Wiener, P. Assessing the impact of genomic selection against hip dysplasia in the Labrador Retriever dog. Journal of animal breeding and genetics, v. 131, n.2, p. 134–145, 2014.

Talbott, N.E. History of the Labrador Retriever & Examination of the Breed Standard. High Desert Labrador Retriever Club, 2015. Acesso em 20/05/2023

Withers, E., Söder, J., Wernersson, S., Andersson, G., Lindblad-Toh, K., Yeo, G.S., O’Rahilly, S.A. Deletion in the Canine POMC Gene Is Associated with Weight and Appetite in Obesity-Prone Labrador Retriever Dogs. Cell Metab, v.23, n.5, p.893-900, 2016. Acesso em: 17/05/2023.