Como a nutrição pode auxiliar em situações de estresse para o pet no dia a dia

Como a nutrição pode auxiliar em situações de estresse para o pet no dia a dia

Links rápidos:

Algumas situações cotidianas podem gerar estresse e ansiedade em cães. Entenda por que este processo acontece e como a nutrição especializada pode contribuir para o bem-estar e o comportamento normal destes animais

A população mundial de pets atingiu a relevante marca de 1 bilhão de animais em todo o planeta, sendo o Brasil o país com o terceiro maior número de pets no ranking global. A domesticação dos cães, que ocorreu gradualmente ao longo de milhares de anos, manteve algumas características instintivas da espécie (herdadas de seus ancestrais) ao mesmo tempo em que modificou diversos aspectos relacionados ao seu ambiente e sobrevivência.

Como em toda domesticação, o processo de familiarização do lobo ao cão se fez acompanhar de diversas modificações fisiológicas e comportamentais nesses animais. Se antes eles eram predadores, atualmente são quase exclusivamente dependentes dos seres humanos. A adaptação da espécie ao estilo de vida do homem requer atenção e cuidados para que suas necessidades sejam respeitadas e que esses animais possam expressar o seu comportamento normal.

Uma pesquisa norte-americana realizada com mais de 1.200 tutores de pets mostrou o que eles mais desejavam para seus animais. Dentre as respostas que se destacaram estavam:

  • Estar livre de lesões e doenças
  • Ter uma vida longa e ativa
  • Não se sentir sozinho
  • Conviver bem com outros animais
  • Estar livre de medos
  • Capacidade de conviver melhor com as pessoas
  • Oportunidade de passar mais tempo ao ar livre

A mesma pesquisa mostrou que 45% desses animais viviam em ambientes urbanos sujeitos a diversas fontes de estresse, como poluição e trânsito. Um estudo realizado nos Estados Unidos estimou que 29% dos animais mostravam alterações comportamentais em resposta à ansiedade e que 49% deles demonstraram aversão a barulho excessivo.

Cães podem ficar estressados quando perdem a rotina, como por exemplo nas seguintes situações:

  • Mudanças
  • Viagens
  • Novas pessoas ou animais na casa
  • Barulhos intensos
  • Locais muito movimentados

Muitos cães podem expressar comportamento atípico, como se esconder mais que o normal ou mostrar sinais clínicos de mudanças fisiológicas, como distúrbios digestivos ou cutâneos, que ocorrem quando o mecanismo de luta-ou-fuga é ativado. Nesse caso, podem necessitar de apoio para se adaptarem a essas situações intensas.

Embora haja relatos em literatura tanto do uso de fármacos psicotrópicos como de produtos naturais para o tratamento de alterações comportamentais em cães, há escassa evidência científica que respalde o seu uso, além da falta de padronização dessas modalidades terapêuticas em animais.

Solução nutricional para situações de estresse

Assim como em seres humanos, nos pets a alimentação reflete diretamente no estado geral de saúde. A nutrição deve ser personalizada para cada animal, de acordo com etapa de vida, sensibilidades, ambiente onde vive e predisposição a doenças.

Os tutores que convivem diariamente com seus animais geralmente estão aptos a observarem sensibilidade e/ou alterações comportamentais neles, sem que haja necessariamente sintomas médicos que indiquem uma doença estabelecida. Por este motivo, a prevenção e o cuidado precoce são essenciais para promover qualidade de vida e longevidade aos animais.

Pensando nisso, a ROYAL CANIN® lança no Brasil o alimento RELAX CARE da linha CANINE CARE NUTRITION, uma formulação nutricional exclusiva para cães que precisam de apoio para se adaptar a situações intensas e ambientes de mudança. O alimento é indicado para cães adultos e maduros de porte pequeno, com até 10 kg de peso.

Alimento Relax Care

 

Sua fórmula exclusiva é composta por proteína hidrolisada de peixe, ingrediente de alta digestibilidade e rico em ácidos graxos poliinsaturados. O hidrolisado de peixe é descrito em literatura por suas propriedades ansiolíticas.

Resultados comprovados: proteína hidrolisada de peixe e o comportamento animal

Landsberg et al. (2015) avaliaram a efetividade de duas diferentes dosagens de proteína hidrolisada de peixe na redução do medo e da ansiedade em cães submetidos a situações de estresse. Tais manifestações foram analisadas em uma escala de comportamento avaliada por um observador treinado, e também foram feitas avaliações dos níveis séricos de cortisol.

O hidrolisado de peixe demonstrou ter efeitos semelhantes ao das benzodiazepinas no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, além de influenciar os níveis de ácido gama-aminobutírico (GABA) no hipocampo e no hipotálamo.

Já um estudo interno conduzido com 174 tutores de cães adultos com idade entre 1 e 7 anos revelou um aumento de 44% no comportamento normal dos animais que se alimentaram com o alimento Relax Care em um período de 6 semanas. Os cães que participaram do estudo estavam submetidos a diferentes situações de desafio ambiental.

resultado comprovado - relax care

Vale ressaltar que, além do manejo nutricional, praticar exercícios regulares, brincar e acariciar o pet é fundamental para sua saúde mental, contribuindo para sua qualidade de vida, bem-estar e longevidade.

A ROYAL CANIN® respeita e prioriza as reais necessidades nutricionais dos animais em seu processo de pesquisa e desenvolvimento de novos alimentos. Há mais de 50 anos nos dedicamos a compreender o exato papel de cada nutriente na saúde animal, contribuindo para a nutrição especializada e personalizada de acordo com as características de cada cão.

Referências bibliográficas

BERNET,F.; MONTEL,V.;NOEL,B. Diazepam-like effects of a fish protein hydrolysate (PC60) on stress responsiveness of the rat pituitary-adrenal system and sympathoadrenal activity. Psychopharmacology, 149:34-40. Springer-Verlag, 2000.

LANDSBERG,G.M.; MOUGEOT,I.; KELLY, S.; MILGRAM,N.W. Assessment of noise-induced fear and anxiety in dogs: modification by a novel fish hydrolysate supplement diet. J Vet Behavior, 2015.

ROYAL CANIN® Enciclopedia do Cão. 2001.