Diferenças comportamentais dos gatos e adaptações alimentares de acordo com o estilo de vida

Diferenças comportamentais dos gatos e adaptações alimentares de acordo com o estilo de vida

Tutores e médicos-veterinários devem estar atentos para adequar a alimentação dos felinos às suas necessidades

Apesar dos gatos terem mantido muitas de suas características primitivas originárias de seus ancestrais, como os hábitos de explorar, caçar e se esconder, a domesticação e o novo estilo de vida do felino doméstico são acompanhados por mudanças em seu comportamento e em suas necessidades nutricionais.

Pensando nisso, a ROYAL CANIN® há mais de 50 anos estuda minuciosamente o papel dos nutrientes na promoção de saúde animal. Com isso, oferece um portfólio completo de soluções nutricionais para o gato saudável, por meio da sua linha de alimentos FELINE HEALTH NUTRITION® (FHN). Conheça abaixo quais as principais exigências nutricionais para cada estilo e etapa de vida, e a solução nutricional correspondente.

Adaptações alimentares de acordo com fase e estilo de vida

FILHOTES

Essa fase compreende um período de intensa vulnerabilidade do gato, na qual o filhote cresce em ritmo acelerado, ao mesmo tempo em que apresenta algumas sensibilidades, como imunidade em desenvolvimento, crescimento de ossos e músculos e digestão delicada.

Para filhotes em período de desmame, desenvolvemos o alimento MOTHER & BABYCAT® (Figura 1) em suas versões seca e úmida. Recomendado para filhotes de gatos na primeira fase do crescimento, compreendida entre 1 e 4 meses de idade, e fêmeas em gestação ou lactação. Sua fórmula apresenta alta energia e alta gordura para suportar o crescimento saudável, promove fortalecimento das defesas naturais, antioxidantes para combater o estresse oxidativo do crescimento e croquete reidratável para facilitar o desmame.

Figura 1: Alimentos Mother & Babycat® em suas versões seca e úmida.

Fonte: ROYAL CANIN®.

Após este período, o filhote entra na segunda fase do crescimento, compreendida entre 4 e 12 meses de vida. Nesta fase, o filhote continua crescendo, porém em velocidade menor do que na primeira fase. Por isso, alguns ajustes nutricionais são necessários em sua alimentação. O alimento FILHOTES® (Figura 2) em suas versões seca e úmida é indicado para filhotes durante este período, pois favorece as defesas naturais, facilita a digestão e apoia o crescimento do gatinho.

Figura 2: Alimentos Filhotes® em suas versões seca e úmida.

Fonte: ROYAL CANIN®.

A castração é um procedimento indicado para aumentar a expectativa e qualidade de vida dos felinos domésticos. Logo após a castração, as necessidades nutricionais do filhote mudam. FILHOTES CASTRADOS® (Figura 3) é recomendada para gatos castrados entre 6 meses de idade a 1 ano. Sua fórmula promove saciedade e ajuda a limitar o risco de ganho de peso, além de fornecer a combinação ideal de nutrientes para permitir o crescimento harmonioso do filhote castrado.

Figura 3: Alimentos Filhotes Castrados® (seco).

Fonte: ROYAL CANIN®.

ADULTOS DE 1 A 7 ANOS

O estilo de vida sedentário de grande parte da população felina doméstica é motivo de constantes preocupações entre tutores e médicos-veterinários. Gatos que vivem em ambientes internos (“indoor”) realizam menos atividade física e apresentam tendência ao ganho de peso. Para contornar este problema, é importante realizar ajustes na dieta destes animais, tendo em vista que o ganho de peso predispõe a diversas outras condições patológicas indesejadas.

O alimento INDOOR® (Figura 4) é formulado com teor de energia moderado e nutrientes que favorecem a saciedade e o gasto energético. Além disso, os usos de ingredientes de alta digestibilidade associados à sua formulação nutricional exclusiva auxiliam na redução do volume e odor de fezes, característica importante para os tutores, considerando os espaços cada vez mais compactos nos quais os gatos vivem.

Figura 4: Alimento Indoor® (seco).

Fonte: ROYAL CANIN®.

Gatos que estão no peso ideal e que possuem acesso a ambientes externos se beneficiam de uma fórmula com energia moderada, pois geralmente se exercitam mais e apresentam menor tendência ao ganho de peso. Para estes animais, oferecemos o alimento exclusivo FIT® (Figura 5), com fórmula desenvolvida para manutenção do peso e para a saúde do trato urinário dos felinos.

Figura 5: Alimento Fit® (seco).

Fonte: ROYAL CANIN®.

A maior parte da população felina doméstica é castrada. Sabemos que a castração, embora apresente benefícios inquestionáveis à saúde dos felinos, por outro lado predispõe o animal a algumas condições indesejadas, como o ganho de peso, a formação de urolitíases e o desenvolvimento de doenças endócrinas. Para evitar estes problemas, a ROYAL CANIN® desenvolveu o alimento exclusivo CASTRADOS® (Figura 6) nas versões seca e úmida, recomendadas para o adequado manejo nutricional do gato castrado, e também a versão CASTRADOS APPETITE CONTROL® (Figura 6), recomendada para gatos castrados que apresentam apetite voraz, mesmo que estejam bem alimentados. Sua fórmula elaborada com fibras específicas aumenta a saciedade e auxilia no controle do peso.

Figura 6: Alimentos Castrados® (seco), Castrados Appetite Control® (seco) e Castrados® (úmido).

Fonte: ROYAL CANIN®.

Alguns gatos adultos podem apresentar apetite muito caprichoso. Para estes animais, desenvolvemos a fórmula EXIGENT® (Figura 7) que apresenta efeito sinérgico de 2 croquetes com formato, textura e formulações diferentes para estimular a experiência sensorial dos felinos, contribuindo significativamente para aprimorar a palatabilidade e contribuir para a ingestão adequada do alimento.

Figura 7: Alimento Exigent® (seco).

Fonte: ROYAL CANIN®.

Por outro lado, alguns felinos podem apresentar sensibilidades digestivas que ocasionam quadro de fezes amolecidas e de aspecto inconsistente. SENSIBLE® (Figura 8) promove equilíbrio da microbiota intestinal e contribui para a tolerância digestiva. Sua fórmula de macronutrientes também atende aos gatos mais exigentes e por isso também pode ser recomendada como opção alimentar para animais com apetite caprichoso.

Figura 9: Alimento Sensible® (seco).

Fonte: ROYAL CANIN®.

IDOSOS

A expectativa de vida dos gatos domésticos aumenta com a evolução da medicina veterinária, a melhor compreensão das necessidades dos felinos domésticos e o desejo dos tutores em oferecer os melhores cuidados para seus pets. O processo fisiológico de envelhecimento em gatos é dividido em dois períodos:

Gatos a partir de 7 anos de idade

A primeira fase do processo de envelhecimento nos gatos é considerada uma etapa de transição, e apesar dos sinais pouco visíveis, sabemos que se iniciam algumas mudanças fisiológicas, comportamentais, sensoriais, metabólicas, cognitivas e imunológicas em seu organismo. Nesta fase, é comum o gato apresentar ganho de peso. Oferecemos as seguintes soluções nutricionais para esta etapa de vida:

INDOOR 7+ ®

Alimento seco para gatos inteiros (Figura 9), com os benefícios da formulação INDOOR® acrescidos de ajustes nutricionais para retardar o surgimento dos sinais de envelhecimento, promovendo assim suporte à vitalidade e maior longevidade.

Figura 9: Alimento Indoor 7+® (seco).

Fonte: ROYAL CANIN®.

CASTRADOS 7+®

Fórmula desenvolvida especialmente para felinos castrados na primeira fase do envelhecimento, com a combinação de nutrientes que auxiliam na manutenção do peso e que favoreçam o envelhecimento saudável (Figura 10).

Figura 10: Alimento Castrados 7+® (seco).

Fonte: ROYAL CANIN®.

Gatos a partir de 12 anos de idade

A segunda fase do envelhecimento dos felinos acontece a partir dos 12 anos de idade. Neste período surgem mudanças mais visíveis, já que os animais passam a ser menos ativos. Além disso, gatos idosos tendem a apresentar perda de massa muscular e emagrecimento, o que caracteriza a sarcopenia.

Para esta etapa, oferecemos em nosso portfólio as seguintes soluções nutricionais:

IDOSOS CASTRADOS 12+®

Um dos benefícios da castração para os gatos é que as mudanças que ocorrem em seu comportamento e metabolismo contribuem para promover maior expectativa de vida. Desta forma, o alimento seco Idosos Castrados 12+® (Figura 11) oferece a combinação ideal de nutrientes que contribuem para manutenção do peso corporal, além de nutrientes que auxiliam a promover qualidade de vida e bem-estar ao felino idoso.

Figura 12: Alimento Idosos Castrados 12+® (seco e úmido).

Fonte: ROYAL CANIN®.

Além das particularidades citadas, todos os alimentos ROYAL CANIN® são formulados para auxiliar na manutenção da saúde do trato urinário dos gatos. Acreditamos que cada gato é único, e cada fórmula da linha FELINE HEALTH NUTRITION® foi criada para fornecer nutrição sob medida para cada etapa de vida dos felinos.