6 benefícios da alimentação úmida para cães

6 benefícios da alimentação úmida para cães

Alimentos úmidos têm características importantes que podem auxiliar no manejo alimentar de cães de forma saudável; entenda mais

Quando falamos de alimento úmido, enlatado ou sachê, o primeiro pensamento normalmente está relacionado à petisco ou agrado.

Realmente, por muito tempo a alimentação úmida de cães se restringiu apenas ao grupo de “alimento específico”. De acordo com a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), essas são algumas das classificações dos alimentos para gatos e cães:

  • Alimento específico: feito com ingredientes ou matérias-primas destinadas exclusivamente a alimentação de animais de estimação com finalidade de agrado, prêmio ou recompensa e que não se caracteriza como alimento completo, podendo possuir propriedades específicas.
  • Alimento completo: composto por ingredientes ou matérias-primas destinadas exclusivamente à alimentação de animais de estimação, capaz de atender integralmente suas exigências nutricionais, podendo possuir propriedades específicas ou funcionais.

Alimento coadjuvante: produto composto por ingredientes ou matérias-primas destinadas exclusivamente à alimentação de animais de estimação com distúrbios fisiológicos ou metabólicos (enfermidades), capaz de atender integralmente suas exigências nutricionais específicas, cuja formulação é livre de qualquer agente farmacológico ativo.

Entretanto, atualmente há alimentos úmidos completos e também coadjuvantes para cães e gatos que auxiliam – e muito – na promoção de saúde e bem-estar para esses animais.

Vantagens da alimentação úmida

1. Alto teor de umidade: composto por 60-87% de água, o alimento úmido contribui com a ingestão hídrica e auxilia na manutenção da saúde do trato urinário. Esse benefício é especialmente importante para cães pequenos, uma vez que são predispostos à formação de cálculos urinários.

2. Baixa caloria: maior porção com menos calorias, o que auxilia na manutenção do peso. A diluição calórica torna a energia metabolizável do alimento úmido, em geral, menor que a do respectivo alimento seco.

3. Elevada palatabilidade: A alta palatabilidade é um dos grandes benefícios dos alimentos úmidos. A textura, diferente do que os cães encontram no alimento seco, assim como a variedade dos aromas, contribue muito para a atratividade desse tipo de alimento.

4. Facilidade de preensão: benefício essencial para filhotes de cães pequenos na fase de desmame e para os maduros e idosos que apresentam dificuldade de preensão decorrente da perda de dentes ou doenças bucais.

5. Saciedade: apetite satisfeito mais rapidamente devido ao percentual elevado de água. A distensão do estômago ativa barorreceptores que provocam uma sensação de saciedade.

6. Altamente digestível: digestibilidade elevada com o máximo aproveitamento dos nutrientes.

Alimentação combinada (mix-feeding)

Cães aceitam ambos os tipos de alimentos, úmidos e secos, misturados ou fornecidos separadamente. A combinação de ambos proporciona, ao mesmo tempo, as vantagens da dieta úmida associada às da seca.

O mix-feeding também leva a uma maior aceitação do alimento, uma vez que apresenta uma diversidade de aromas e texturas que são extremamente atrativas para cães.

É importante ressaltar que para prescrever a alimentação combinada deve-se associar as versões que têm o mesmo objetivo nutricional. Também é necessário considerar a tabela de racionamento que informa a quantidade ideal de cada tipo de alimento, a fim de atender às necessidades nutricionais diárias dos cães.

Alimentos úmidos da ROYAL CANIN®

A ROYAL CANIN® possui uma linha de alimentos completos e balanceados na versão úmida para cães de todos os portes e idades. Além disso, conta com uma linha de alimentos úmidos especificamente formulada para cães com sensibilidades como tendência ao ganho de peso, pele sensível, pelagem opaca e aos com predisposição à sensibilidade digestiva. Conheça em detalhes:

LIGHT WEIGHT CARE

alimento úmido para cãesRecomendado para cães predispostos ao ganho de peso.

  • Menor teor de gordura
  • Maior teor de proteína
  • Ótima combinação de fibras insolúveis e solúveis
  • Contribui para a saciedade

DIGESTIVE CARE

alimento úmido para cãesRecomendado para cães com predisposição a problemas digestivos (qualidade fecal pobre, grande volume fecal, desconforto digestivo ocasional e leve).

  • Melhora a digestão e suporta a saúde da microbiota intestinal
  • Ajuda a promover uma ótima qualidade fecal
  • Alta digestibilidade

DERMACOMFORT

alimento úmido para cãesRecomendado para cães com predisposição à pele irritada e prurido; pele sensível e sinais leves de irritação cutânea.

  • Nutrientes de alta qualidade ajustados para cuidar das sensibilidades de pele
  • Enriquecida com vitaminas e aminoácidos que ajudam no suporte da barreira cutânea
  • Ômega 3 e 6 que ajuda no suporte nutricional da pele sensível

COAT CARE NUTRITION

alimento úmido para cães

Recomendado para cães com pelagem opaca e sem brilho; pele e pelagem ressecados; suporte estético.

  • Fórmula enriquecida com ácidos graxos essenciais e aminoácidos específicos para pele e pelagem

Lembre-se que esses produtos não são petiscos (alimentos específicos, como descrito acima) e, sim, alimentos completos e balanceados. Portanto, é fundamental seguir as recomendações da tabela de racionamento que informa a quantidade ideal de cada tipo de alimento, combinado ou não, a fim de atender às necessidades nutricionais diária dos cães.

A ROYAL CANIN® possui uma grande variedade de alimentos completos e balanceados na versão úmida para gatos e cães. Saiba mais sobre os alimentos ROYAL CANIN®.

Referências bibliográficas

ABINPET, Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação,
disponível em: http://abinpet.org.br/infos_gerais/ acessado em: 03/07/2020.

Case, L. P. et al. Canine and feline nutrition – A resource for companion animal professionals. 3 ed. Missouri: Mosby Elsevier,p. 163-5,2011.