Áreas da Medicina Veterinária em ascensão e os avanços da profissão

Áreas da Medicina Veterinária em ascensão e os avanços da profissão

Links rápidos:

Veja o motivo pelo qual a profissão é tão importante na atualidade e um breve histórico das mudanças ao longo do tempo

A atuação do Médico Veterinário envolve diversas atribuições que vão muito além da clínica de pequenos animais. A profissão envolve também o cuidado com animais de criação, de grande porte, selvagens, silvestres e também a relação destes com a sociedade, além de muitas outras áreas.

As áreas da Medicina Veterinária são diversas e, além de atuar em clínicas, hospitais veterinários, universidades e instituições de pesquisas relacionados aos gatos e cães, o Médico-Veterinário pode prestar assistência a diversas outras espécies de animais, incluindo: equinos, aves, peixes, anfíbios, ovinos, caprinos, bubalinos, bovinos, suínos e outros.

O profissional da veterinária atua em diversos segmentos, como na preservação da saúde pública por meio do controle da qualidade e da produção de produtos e subprodutos de origem animal para consumo humano, controle de zoonoses. Também vale destacar que recentemente a profissão obteve lugar de destaque entre as demais da área de saúde, pois atuou fortemente no enfrentamento e combate à COVID-19 (FERREIRA; 2020).

Segundo uma matéria da Animal’s Health (2020), um Médico-Veterinário grego liderou esforços por uma vacina que demonstrou 90% de eficácia contra a COVID-19, causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. Esse é um bom exemplo para evidenciar o quão relevante é a veterinária em escala mundial.

O profissional também pode atuar em outras áreas da Medicina Veterinária, incluindo:

  • Participação na produção de vacinas e medicamentos de uso animal.
  • Melhoramento genético e reprodução animal.
  • Vigilância ambiental para controle de pragas urbanas e rurais.

Saiba mais sobre as áreas de atuação do Médico-Veterinário!

Entenda como surgiu a profissão

A Medicina Veterinária moderna teve início em 1761 com a criação da primeira escola de veterinária na França. No Brasil, embora as primeiras escolas tenham surgido no início do século XX, a profissão foi regulamentada somente no dia 9 de Setembro de 1933 e é comemorada anualmente nesta data (CFMV; 2021).

Primeiramente, a profissão surgiu como promotora de saúde dos animais, mas com o passar do tempo, seus conhecimentos passaram a ser utilizados também para a promoção da saúde e bem-estar do homem. Em 1951, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu o conceito de Saúde Pública Veterinária, reconhecendo a necessidade de colaboração estreita entre as áreas da Medicina Veterinária e da saúde humana (CFMV; 2021).

No Brasil é regulamentada em âmbito nacional pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e em esfera local pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) de cada Estado brasileiro (CFMV; 2021).

Áreas da medicina veterinária em crescimento

Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (2020), a profissão possui mais de 80 áreas distintas de atuação. A lista é extensa e por isso abordaremos as áreas mais procuradas e que possuem o maior índice de crescimento nos últimos anos.

É uma profissão que está em constante dinamismo e seu campo de atuação é cada vez mais amplo, considerando-se os problemas contemporâneos enfrentados pela população e seus hábitos de vida.

Pensando nisso, veremos a seguir as principais áreas da medicina veterinária nas quais o profissional pode atuar:

Clínica médica e cirúrgica de cães e gatos

No Brasil, observa-se o fenômeno do crescimento populacional expressivo de animais de companhia, visto estes serem inseridos cada vez mais como membros na estrutura das famílias brasileiras. A população de gatos e cães no Brasil supera os 70 milhões de indivíduos, sendo a segunda maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Com isso, torna-se necessário cada vez mais profissionais capacitados na clínica médica e cirúrgica para cuidarem da saúde destes animais.

O Médico-Veterinário pode trabalhar na clínica médica para prevenir, controlar, diagnosticar e tratar doenças e outros problemas relacionados a cães e gatos. O profissional também pode atuar com cirurgias, intensivismo, medicina felina e outras.

Especialidades para cães e gatos

As principais áreas de atuação do médico veterinário podem ser ligadas ao atendimento de animais domésticos, incluindo áreas como:

  • Cardiologia.
  • Dermatologia.
  • Endocrinologia.
  • Nefrologia.
  • Nutrologia.
  • Odontologia.
  • Oftalmologia.
  • Oncologia.
  • Pneumologia.
  • Homeopatia.

Com o avanço das áreas da Medicina Veterinária somadas a necessidade de garantir a manutenção da saúde pública e animal, as equipes multidisciplinares fazem cada vez mais parte da realidade, inclusive com a criação de equipes em nível governamental, como é o caso do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que teve a inclusão dos profissionais da área da Medicina Veterinária em 2011 (CFMV; 2020).

Clínica médica e cirúrgica de grandes animais

O Médico-Veterinário pode realizar atendimento clínico e cirúrgico para grandes animais, como equinos e bovinos, sendo muito comum a atuação com animais de competição, criação (bovinos de corte ou leite) e pets, pois também há tutores que os possuem como animais de estimação, principalmente os equinos.

Clínica médica e cirúrgica de animais silvestres

Animais como papagaios, araras, lagomorfos (coelhos), porquinho da índia, ratos, primatas, serpentes, lagartos e outros têm sido cada vez mais comuns na clínica de pets não convencionais. O profissional que atua com a medicina de animais silvestres, que antes era realizada apenas por profissionais capacitados por meio de especializações, após junho de 2022 obtém a titulação de especialista reconhecida pelo CFMV. O órgão habilitou a ABRAVAS para concessão de título aos profissionais para atuação na clínica médica e cirúrgica dos animais silvestres (CRMV-SP; 2022).

Além da clínica de pets não convencionais, o profissional também pode atuar com centros de reabilitação, locais como CETAS e CRAS, zoológicos, aquários, criatórios, controle e reabilitação de fauna marinha e outros.

Anestesiologia

Uma das áreas da Medicina Veterinária de extrema importância para todas as espécies é a anestesiologia, que também vem crescendo. Todos os procedimentos anestésicos devem ser realizados por um profissional devidamente capacitado. A atuação é aplicável para todos os animais, incluindo cães, gatos, grandes animais e animais silvestres e selvagens.

Reprodução animal

Outro campo de atuação do Médico-Veterinário é a reprodução animal e o melhoramento genético, não estando limitado somente a grandes animais, como os bovinos, equinos de alto valor genético e outros. Há também profissionais que atuam com raças de gatos e cães por meio da gestão, consultoria e realização de acompanhamentos médicos em criatórios responsáveis.

Esses profissionais trabalham de forma séria em relação ao desenvolvimento de boas linhagens genéticas dos animais de raças específicas, inclusive por meio da identificação daqueles que possuem doenças ou predisposição para o desenvolvimento de certas patologias, evitando que o problema seja passado para futuras gerações.

Saúde pública

Com o atual sistema de globalização, tem-se intensificado o tráfego de pessoas, alimentos e bens de consumo. O resultado disso é que certas enfermidades romperam as barreiras de proteção territoriais e estabeleceram-se em ambientes urbanos.

Neste contexto, o Médico-Veterinário tem função essencial na promoção da saúde. A OMS vem ressaltando a importância da participação do Médico-Veterinário no planejamento e avaliação das medidas preventivas e de controle adotadas pelas equipes de saúde pública. A investigação e descoberta do foco das doenças, o conhecimento dos meios de transmissão, o levantamento epidemiológico dos casos, a detecção de animais transmissores, a investigação sobre a presença de vetores são atividades de grande importância que podem ser desenvolvidas com eficácia por este profissional, inclusive dentro de unidades básicas de saúde (UBS).

Diagnóstico

A fim de diagnosticar doenças com cada vez mais precisão, os Médicos-Veterinários possuem, atualmente, diversos recursos que permitem realizar o diagnóstico de patologias e recomendar tratamentos cada vez mais assertivos aos seus pacientes. Com isso, os profissionais podem solicitar exames de imagens e outros complementares de acordo com a suspeita diagnóstica (CARMO; 2020). Atualmente, diversos exames de imagem estão disponíveis na área animal, sendo os principais: Raio-X, Ultrassonografia, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética.

Outras técnicas de avaliação por imagem também são usadas com êxito em muitas ocasiões, como é o caso da Termografia, que visa aferir a temperatura em diferentes regiões do corpo, permitindo por exemplo identificar com facilidade áreas de inflamação.

Inspeção alimentar

A construção de uma educação sanitária e fiscalização também fazem parte do papel do Médico-Veterinário. Nessa área a atuação pode ocorrer em frigoríficos, supermercados, restaurantes e comércios de alimentos em geral. Através da fiscalização dos produtos, ambiente e o respectivo manuseio de alimentos nos estabelecimentos, o profissional pode contribuir significativamente para a garantia da segurança alimentar dos consumidores.

Indústria Farmacêutica

Nas últimas décadas, o crescimento expressivo do mercado veterinário vem aumentando a demanda deste profissional em indústrias farmacêuticas, em empresas fabricantes de produtos para animais e também em serviços para pets. O conhecimento das características e necessidades dos animais torna essencial a atuação do Médico-Veterinário nestes espaços para orientar, educar, conscientizar e compartilhar conhecimento com a comunidade veterinária e com toda a população.

Esses profissionais são conhecidos em sua maioria pela formulação de alimentos e medicamentos, atuando em empresas farmacêuticas e em farmácias de manipulação, colaborando com o desenvolvimento de fármacos.

Na área comercial dessas indústrias podem atuar na divulgação e indicação de fármacos e demais produtos aos colegas veterinários.

Outras áreas

Apesar de frequentemente lembrados pela atuação na área clínica, os Médicos-Veterinários também atuam em diversas outras áreas da Medicina Veterinária, como:

  • Perícia.
  • Educação (professores de ensino superior).
  • Pesquisa.
  • Consultoria.
  • Auditoria.
  • Responsabilidade Técnica.
  • Piscicultura.
  • Especialista comportamental.
  • Entre outros!

A Royal Canin® reconhece e valoriza a atuação do Médico-Veterinário!

A ROYAL CANIN® reconhece e valoriza a atuação do Médico-Veterinário nos diferentes cenários em que atua. Hoje queremos lhe parabenizar e agradecer por tanta dedicação em promover saúde aos animais. Juntos, temos como missão construir um mundo melhor para pets e também para seres humanos.

Conheça o portfólio completo de alimentos para gatos e cães e utilize a Calculadora para Prescrições para fazer uma recomendação nutricional mais assertiva aos seus pacientes.

Referências:

CFMV – Conselho Federal de Medicina Veterinária. Áreas de atuação do médico-veterinário. 2020. Disponível em: https://www.cfmv.gov.br/areas-de-atuacao-do-medico-veterinario/medicos-veterinarios/2020/01/29/. Acesso em: 20 jan. 2023.

ROBERTO, J. V. B.; SOUZA, B. B. de. Utilização da termografia de infravermelho na medicina veterinária e na produção animal. Journal of Animal Behaviour and Biometeorology, v. 2, n. 3, p. 73-84, 2014. Disponível em: https://citeseerx.ist.psu.edu/document?repid=rep1&type=pdf&doi=b93741b9333ce0f276b3db72aa405736c03addb4. Acesso em: 20 jan. 2023.

CARMO, Blênio Magno Bernardes et al. Hemograma completo: ferramenta de diagnóstico na medicina veterinária. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 49989–49994, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-594. Acesso em: 20 jan. 2023.

FERREIRA, Débora Rochelly Alves. A importância do médico-veterinário na saúde única e no enfrentamento da COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.crmvpb.org.br/a-importancia-do-medico-veterinario-na-saude-unica-e-no-enfrentamento-da-covid-19/. Acesso em: 20 jan. 2023.

CFMV – Conselho Federal de Medicina Veterinária. Sistema CFMV/CRMVs. 2021. Disponível em: https://www.cfmv.gov.br/historia-4/institucional/2019/10/29/. Acesso em: 20 jan. 2023.

CRMV-SP – Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo. Medicina Veterinária de Animais Selvagens é reconhecida como especialidade. 2022. Disponível em: https://crmvsp.gov.br/medicina-veterinaria-de-animais-selvagens-e-reconhecida-como-especialidade/. Acesso em: 20 jan. 23.

Animal’s Health. Covid-19: El máximo responsable de la vacuna de Pfizer es veterinário. 2020. Disponível em: https://www.animalshealth.es/profesionales/maximo-responsable-vacuna-covid-19-pfizer-veterinario. Acesso em: 20 jan. 2023.