A ciência por trás dos croquetes

A ciência por trás dos croquetes

Links rápidos:

O croquete adaptado para cada tipo de alimento traz benefícios específicos à saúde dos pets e respeita suas particularidades; veja todas as suas características e detalhes da produção

Os alimentos comerciais para gatos e cães são formulados com nutrientes de alta qualidade e balanceamento nutricional, fatores essenciais à dieta dos animais. Além disso, contam com outras características que podem contribuir para a saúde, como o croquete adaptado.

Os croquetes são desenvolvidos para atender características e necessidades específicas de cada animal, considerando:

  • Espécie;
  • Porte;
  • Raça e anatomia facial;
  • Idade;
  • Sensibilidade;
  • Estado fisiológico.

Benefícios do croquete adaptado

Os croquetes específicos atendem a padrões morfológicos e fisiológicos das raças. Os gatos da raça Persa, por exemplo,além de serem braquicefálicos, realizam a preensão do alimento de forma sublingual, diferente de outros felinos. Já raças caninas como Pug e Bulldog Francês são classificadas como braquicefálicas e, por isso, podem ter dificuldade em capturar o alimento do comedouro. Além disso, o Pug possui lábio superior bastante espesso e acaba apresentando dificuldade em capturar um croquete que seja fino ou achatado.

Um alimento com croquete adaptado leva em consideração fatores como os citados acima e outras diversas particularidades dos pets. Com isso, esses croquetes acabam trazendo uma série de benefícios aos animais, tais como:

Facilitam a preensão do alimento: croquetes adaptados são mais facilmente capturados no comedouro pelo animal, facilitando a preensão e favorecendo a experiência de ingestão do alimento;

Estimulam a mastigação: os croquetes são desenvolvidos de acordo com a anatomia oral dos animais e com isso estimulam a mastigação, contribuindo para a redução da velocidade de ingestão;

Contribuem para o processo digestivo: com a preensão facilitada e a mastigação estimulada, é possível reduzir a aerofagia e permitir melhor digestão pelas partículas menores de alimento que chegarão ao estômago;

Aumentam a palatabilidade: estudos de campo são conduzidos para avaliar a aceitação de diferentes tamanhos, formatos e texturas de croquetes que tornem o alimento comprovadamente mais atrativo para o animal;

Auxiliam na prevenção do cálculo dental: texturas adequadas de croquetes promovem atrito mecânico entre o dente e o croquete, favorecendo a “raspagem” da placa bacteriana e contribuindo para retardar a formação a prevenção do cálculo dental.

Características do croquete adaptado

Para atender às diferentes necessidades, os croquetes adaptados apresentam tamanho, formato, ergonomia, densidade e textura diferentes, características que, quando combinadas, proporcionam ao animal a melhor experiência na ingestão do alimento. Veja detalhes de cada uma delas no infográfico abaixo:

croquete adaptado

Como são produzidos os diferentes tipos de croquetes?

O primeiro croquete adaptado formulado pela ROYAL CANIN® foi desenvolvido após extensas pesquisas de campo com criadores profissionais, por meio da observação do comportamento alimentar dos animais e do desperdício de alimento ao término das refeições feitas com diferentes tipos de croquetes. Com isso, em 2000 foi lançado o alimento PERSA ADULT, primeira solução nutricional para raça específica comercializada no Brasil.

Durante o processo de fabricação, as matérias-primas se misturam em um equipamento fabril chamado extrusora e são cozidas sob combinação de umidade, pressão, temperatura e fricção mecânica. Ao final da extrusão, há placas metálicas localizadas na matriz da extrusora contendo lâminas de corte que serão responsáveis pelo tamanho e formato dos croquetes (Imagem 1). Para cada alimento, é utilizada uma placa diferente, de acordo com parâmetros de expansão, tamanho e formato do croquete desejados.

produção de croquetes adaptados
Imagem 1: Equipamentos utilizados para produção dos alimentos extrusados.
Fonte: Arquivo interno ROYAL CANIN®.

Controle de qualidade

Após produção do alimento na fábrica e antes da etapa de ensaque, os croquetes são avaliados para confirmação dos parâmetros desejados (Imagem 2). É necessário planejar e parametrizar o processamento para que se atinja os objetivos propostos para o alimento. A avaliação final garante a homogeneidade dos diferentes lotes de fabricação e a qualidade final do produto a ser distribuído.

produção de croquete
Imagem 2: Avaliação do produto final, antes da etapa de ensaque.
Fonte: Arquivo interno ROYAL CANIN®.

A ROYAL CANIN® foi fundada em 1967 e desde então se dedica a desenvolver alimentos de alta qualidade nutricional para gatos e cães. Nosso objetivo é promover saúde, bem-estar e longevidade aos animais de estimação por meio da máxima precisão nutricional. Navegue em nosso portal e encontre o melhor alimento para seu paciente!

Leia também: Como é desenvolvido um alimento específico para raças?

Para facilitar a prescrição nutricional em quantidades adequadas, acesse a Calculadora de Prescrição, ferramenta exclusiva disponibilizada gratuitamente para nossos parceiros cadastrados.