Qual a diferença entre os alimentos desenvolvidos para portes e raças específicas?

Qual a diferença entre os alimentos desenvolvidos para portes e raças específicas?

Links rápidos:

Pets de diferentes portes e raças apresentam características únicas que justificam o desenvolvimento de alimentos específicos para atender suas necessidades; saiba mais

A espécie canina é a que representa a maior extensão de escala de pesos e tamanhos existentes no reino animal. Se por um lado temos o Pomeranian, que pesa de 1 a 3 kg, do outro temos raças como o Dogue Alemão, que pode chegar próximo aos 100 kg quando adulto. Essa amplitude de portes causa diferenças morfológicas, fisiológicas, metabólicas e de comportamento às quais médicos-veterinários e tutores devem estar atentos. Além do porte, as diferenças também podem ser encontradas nas características de cada raça, conforme pesquisas e estudos disponíveis em literatura científica.

Os gatos, ao contrário dos cães, não apresentam variedade significativa de porte entre as raças. A única exceção é a raça gigante Maine Coon, que pode atingir cerca de 10 kg de peso quando adulto.

Conhecer as particularidades de cada porte e raça é fundamental para que possamos promover os cuidados necessários às exigências mais específicas destes animais. Ao longo deste artigo entenderemos quais são essas particularidades e como escolher a melhor dieta para um gato ou um cão baseado em suas características. As variações dietéticas vão desde fórmulas específicas que atendam às particularidades de cada porte, até tamanho e formato do croquete.

Classificação dos portes e suas necessidades

Em função do tamanho e do peso dos cães, podem-se distinguir cinco grandes grupos. Entenda as necessidades de cada uma:

Miniatura (X-Small): até 4kg quando adultos

Cães de porte muito pequeno apresentam maior necessidade energética proporcional ao peso quando comparado a cães maiores. Além disso, geralmente apresentam apetite mais exigente, tendência ao desenvolvimento de doença periodontal, predisposição à constipação e aos cálculos urinários e maior expectativa de vida, podendo chegar até 20 anos de idade ou mais. O alimento formulado para este porte considera todas essas características, e sua fórmula atende a todas estas necessidades.

Alimento Small Adulto

 

Pequenos (Mini): até 10kg quando adultos

Esta categoria de cães também apresentam apetite mais seletivo, além de tendência à fezes mais duras e ressecadas. Estes animais podem apresentar sensibilidade de pele e pelagem e também tendência ao desenvolvimento de doença periodontal. O alimento para este porte é formulado com croquetes compatíveis com sua anatomia facial e com nutrientes que atendem essas particularidades e favorecem mais seu bem-estar.

alimento Mini Adulto

Médio (Medium): de 11 a 25kg quando adultos

Os animais de porte médio geralmente são mais ativos, porém alguns possuem tendência ao ganho de peso. Por este motivo o conteúdo calórico precisa ser moderado. Estes cães apresentam tendência a fezes mais amolecidas, ao contrário dos cães pequenos. O mix de fibras contido na fórmula dos alimentos desenvolvidos para estes animais contribui para maior aproveitamento dos nutrientes e melhor escore fecal. Além disso, estes cães também podem apresentar sensibilidades cutâneas que causam ressecamento de pele e pêlos opacos, problema que pode ser amenizado com nutrientes específicos que atuam no fortalecimento da barreira cutânea e no aspecto de pelagem.

alimento Medium Adulto

Grande (Maxi): de 26 a 44kg quando adultos

Os cães de porte grande apresentam crescimento acelerado e, por isso, sua dieta precisa fornecer todos os nutrientes necessários para formação de ossos e articulações saudáveis. A suplementação de nutrientes, muito comum antigamente, não é recomendada quando se utiliza um alimento completo e balanceado, pois o excesso de nutrientes (como o cálcio, por exemplo) também pode causar deformações ósseas. Nutrientes como condroitina e glucosamina são importantes na fórmula destes alimentos para favorecer a saúde osteoarticular. Além disso, estes cães podem apresentar sensibilidade digestiva devido a características anatomofisiológicas do trato gastrointestinal que resultam em maior fermentação de nutrientes no cólon, o que pode ser amenizado com dieta personalizada.

alimento Maxi Adulto

Gigante (Giant): acima de 45kg quando adultos

Quando filhotes, cães gigantes crescem em velocidade muito intensa. Este é o único porte de cão para o qual recomendamos alimentos diferentes nessa etapa da vida: primeiro uma fórmula para filhotes do desmame até os 8 meses de idade, com foco no crescimento acelerado, no desenvolvimento osteoarticular e no fortalecimento das defesas naturais, e outra fórmula dos 8 aos 18/24 meses, com foco também no crescimento (porém em velocidade menor) e no desenvolvimento muscular. Cães deste porte podem crescer até 100 vezes o seu peso ao nascer (Imagem 1).

peso do cão x porte
Imagem 1: Peso ao nascer e peso esperado quando adulto em cães de diferentes portes.
Fonte: ROYAL CANIN®.

Ao atingir o peso adulto, o cão de porte gigante apresenta processo de envelhecimento precoce e expectativa de vida menor se comparado aos cães pequenos. Por isso o alimento para adultos gigantes fornece nutrientes antioxidantes que suportam o envelhecimento de forma saudável e contribuem para o aumento da longevidade.

Alimento Giant Adult

 

E por que escolher um alimento para uma raça específica?

Como apresentado acima, alimentos desenvolvidos para portes atendem não apenas a totalidade das exigências nutricionais dos pets, mas também diversas características apresentadas por cães de tamanhos diferentes. Contudo, com o avançar da ciência em nutrição animal, diversos outros aspectos característicos de algumas raças começaram a ser considerados no desenvolvimento de novos produtos.

As adaptações realizadas tanto em fórmulas quanto em croquetes contribuem para oferecer ao animal melhor experiência na ingestão do alimento, além de amenizar tendência ao desenvolvimento de alguns problemas característicos de algumas raças.

Algumas particularidades que justificam o desenvolvimento de alimentos específicos para raças são:

Mandíbula braquicefálica

Raças como Pug, Bulldog Francês e Persa apresentam dificuldade em capturar o alimento do comedouro devido à anatomia facial braquicefálica. Além disso, a conformação dos dentes na cavidade oral também é estudada para desenvolver croquetes com formato ideal e que favoreçam a mastigação.

alimentos para animais com mandibula braquicefalica

Tendência à obesidade

O Golden Retriever é uma raça que apresenta maior relação massa gorda vs. massa magra e por isso requer alimento com conteúdo calórico moderado. Alimentos com alta energia podem levar ao ganho de peso e comprometer a saúde e o bem-estar da raça. O uso de nutrientes específicos para acelerar a queima de gordura também é utilizado em alimentos para esta raça.

Alimento para Golden Retriever

Predisposição a urolitíases

Cães da raça Schnauzer são comprovadamente mais predispostos à formação de cálculos urinários. Por isso, alimentos com teor de minerais balanceados e tecnologia de subsaturação urinária são recomendados para diminuir a formação dos urólitos e evitar recidivas. O Schnauzer também apresenta tendência ao desenvolvimento de hiperlipidemia primária, por isso o conteúdo de lipídeos da dieta deve ser ajustado para a raça.

Alimento para Schnauzer Miniatura Adulto

Sensibilidade cardíaca

A literatura científica evidencia que algumas raças, como Golden Retriever, Boxer, Rottweiler e Maine Coon possuem maior predisposição ao desenvolvimento de cardiopatias. Embora mais estudos sejam necessários no campo da cardiologia, a inclusão de aporte extra de alguns nutrientes, como taurina e ômega-3, parecem favorecer a saúde e tonicidade do músculo cardíaco, contribuindo para amenizar esta tendência.

Alimentos para animais com sensibilidade cardíaca

Para mais informações sobre o alimento para raça específica, acesse:

A ROYAL CANIN® foi pioneira no Brasil no lançamento de alimentos formulados para raças e há mais de 50 anos se dedica a compreender o exato papel dos nutrientes na saúde, bem-estar e longevidade de gatos e cães. Confira nosso portfólio completo de alimentos e utilize nossa ferramenta gratuita Calculadora para Prescrições para facilitar a recomendação nutricional aos seus pacientes.

Referências bibliográficas

Enciclopedia do Cão. ROYAL CANIN®, 2006.

Nutrient Requirementes of Dogs and Cats. National Research Council, 2006.