Como o alimento úmido pode auxiliar no controle de peso de gatos e cães

Como o alimento úmido pode auxiliar no controle de peso de gatos e cães

Links rápidos:

O alimento úmido sacia o animal com uma menor quantidade calórica por volume de alimento e, por isso, é uma ótima opção para pets que estão em programas de controle ou perda de peso. Veja as características e vantagens dos alimentos úmidos

A obesidade, assim como em humanos, vem se tornando cada vez mais frequente em gatos e cães. Diversas pesquisas estimam que cerca de 20 a 40% dos gatos e cães de países desenvolvidos estejam em condição de sobrepeso ou obesidade.

Neste contexto, a dieta exerce papel fundamental no controle do peso destes animais, pois seu objetivo terapêutico é o de promover a perda de peso saudável, enquanto oferece saciedade e bem-estar ao animal durante e após o período de tratamento.

Uma boa estratégia é incluir alimentos úmidos na dieta dos animais que estão acima do peso. Veja características desse tipo de alimento e quais seus benefícios para gatos e cães.

Alimento úmido

O alimento úmido é aquele que possui maior teor de água em sua composição. Enquanto o alimento seco apresenta cerca de 10% de umidade em sua fórmula, a versão úmida deve possuir teor mínimo de 60% de umidade, de acordo com as diretrizes nutricionais da FEDIAF (The European Petfood Industry), amplamente adotadas no Brasil.

A água é um elemento de grande impacto na densidade energética. Quanto maior o teor de água em uma fórmula, menor será a quantidade calórica por volume de alimento. Todos os demais nutrientes devem ser ajustados de acordo com a energia do alimento para que possíveis deficiências nutricionais sejam evitadas.

Entendendo o alimento úmido

No Quadro 1 estão listados os níveis de garantia dos macronutrientes presentes em dois alimentos da linha SATIETY® da ROYAL CANIN®, nas versões seca e úmida. Observe que, enquanto o alimento seco apresenta 11% de água em sua fórmula, a versão úmida possui 84,5% de umidade, o que a torna muito menos calórica quando comparamos quantidades iguais. De acordo com as informações da tabela, podemos concluir que 100 gramas de alimento seco possui 287 Kcal, enquanto 100 gramas de alimento úmido possui apenas 61,7 Kcal.

 

Satiety Canine® (versão seca) Satiety Canine®         (versão úmida)
Umidade (máx.) 11% 84,5%
Proteína Bruta (mín.) 28% 6%
Extrato Etéreo (mín.) 7,5% 0,5%
Matéria Fibrosa (máx.) 18,2% 3%
Matéria Mineral (máx.) 6,5% 1,1%
Energia metabolizável (EM) 2.870 Kcal/kg 617 Kcal/kg

 

Quadro 1: Perfil macronutricional dos alimentos SATIETY CANINE® seco e úmido.
Fonte: ROYAL CANIN®, 2021.

A avaliação dos demais macro e micronutrientes deve ser realizada sempre considerando-se os valores em matéria seca (ou seja, quantidade de nutriente por unidade de caloria, independente da quantidade de água) a fim de se evitar equívocos de interpretação. Por exemplo, enquanto o alimento seco apresenta 28% de proteína bruta (ou seja, 280 g/kg) com energia metabolizável (EM) de 2.870 Kcal/kg, o alimento úmido apresenta 6% de proteína bruta (60 g/kg) com EM de 617 Kcal/kg.

Contudo, ao calcular a quantidade de proteína fornecida por unidade de energia, concluiremos que ambas as versões fornecem cerca de 9,7 gramas de proteína a cada 100 Kcal de alimento. Isso significa que o animal receberá a mesma quantidade de nutrientes independente da versão do alimento, uma vez que o cálculo da quantidade diária a ser fornecida é feito com base na densidade energética do alimento. O que irá mudar será apenas a quantidade a ser fornecida, e é exatamente neste ponto que o alimento úmido apresenta diversas vantagens.

Características e benefícios dos alimentos úmidos no programa de perda de peso

  • Maior diluição calórica, reduzindo a densidade energética final e permitindo que se forneça quantidade maior de alimento;
  • Menor ingestão energética voluntária em animais que receberam alimentação úmida diariamente, quando comparada com alimentos secos;
  • Maior adesão ao tratamento pelos tutores responsáveis pela dieta do animal, pois torna o momento da refeição mais agradável e diversificada, melhorando a relação humano-animal;
  • Fonte de 100% dos nutrientes exigidos na dieta do animal, quando identificado em rótulo como ‘completo e balanceado’;
  • Manutenção da massa magra em fórmulas exclusivas que, além do alto teor de água, apresentam também alto teor de proteínas;
    Textura e aroma diferenciados que contribuem para maior atratividade do alimento;
  • Elevada palatabilidade devido à textura e ao perfil aromático exclusivos;
  • Facilidade de preensão: mais fácil de apanhar, mastigar e engolir o alimento.
  • Alta digestibilidade: máximo aproveitamento dos nutrientes;
  • Manutenção do equilíbrio hídrico, pois colabora para a hidratação do animal, principalmente aqueles que apresentam costume de não ingerir quantidade de água adequada ao longo do dia;
  • Diluição urinária: estudos mostram que oferecer uma dieta com maior quantidade de água traz resultados benéficos para o sistema urinário de gatos e cães, assim como auxilia na redução dos riscos de urolitíases;
  • Opção nos casos de aversão alimentar: importante para animais que apresentam apetite caprichoso.

Uma questão importante a ser considerada é que devemos conscientizar o tutor de que nem sempre o comportamento de “implorar” do pet significa que este está pedindo comida. Muitas vezes, o animal quer apenas a atenção de seu tutor.

Como prescrever o alimento úmido?

Os alimentos úmidos da ROYAL CANIN® podem ser fornecidos de forma exclusiva na dieta do paciente, uma vez que são completos e balanceados, ou seja, suprem 100% das necessidades energéticas e nutricionais diárias dos pets.

Outra possibilidade de oferecimento do alimento úmido é em combinação com o alimento seco para a mesma finalidade, o que chamamos de mix-feeding. Gatos e cães, quando adaptados, geralmente aceitam ambos os tipos de alimentos, misturados ou fornecidos separadamente. É muito importante seguir a preferência do animal e prescrever a quantidade ideal de cada tipo de alimento. A quantidade total em gramas do alimento deve ser fracionada em pequenas refeições ao longo do dia.

Adesão ao tratamento

Uma pesquisa mostrou que 53% dos tutores de gatos incluem o alimento úmido na alimentação do pet e destes, 52% o fornecem diariamente. Muitas vezes o alimento úmido é visto como uma opção de petisco ou agrado ao animal, portanto é de extrema importância oferecer apenas alimentos que sejam classificados em rótulo como ‘completos e balanceados’, como dito anteriormente.

Além do teor de umidade, outras características também contribuem para tornar um alimento indicado ao controle de peso. Alimentos com alto teor de proteínas e elevada quantidade de fibras também proporcionam maior saciedade ao animal. As fibras do tipo não-fermentáveis ou pouco fermentáveis colaboram para a sensação de saciedade através do preenchimento do estômago e intestino, assim como no retardo do esvaziamento gástrico. Essa estratégia funciona em sinergia quando há maior quantidade de água no trato gastrointestinal.

Linha SATIETY da ROYAL CANIN®

A ROYAL CANIN® foi pioneira no Brasil na introdução de alimentos para tratamento coadjuvante das mais diversas afecções presentes na clínica de pequenos animais. Oferecemos portfólio completo de soluções nutricionais formuladas exclusivamente para perda de peso em gatos e cães, com opções de alimentos secos e úmidos, cujo objetivo é o de garantir a perda de peso saudável ao mesmo tempo em que se promove saciedade, qualidade de vida e longevidade ao pet.

alimentos da linha Satiety

Considerações finais sobre os alimentos úmidos

Precisão nutricional
Os alimentos úmidos são formulados com a máxima precisão nutricional, embasados em estudos e pesquisas científicas conduzidos em instituições de alta credibilidade localizadas ao redor do mundo.

Segurança e qualidade
Seu processo produtivo requer grande controle de qualidade e segurança alimentar. Os alimentos úmidos da ROYAL CANIN® comercializados no Brasil são produzidos em fábricas de alto padrão localizadas na Europa.

Perfil nutricional
O perfil nutricional dos alimentos úmidos segue o mesmo objetivo das versões secas. Ambos podem ser combinados na dieta (mix-feeding) para a mesma finalidade. Exemplo: Satiety Feline® Dry (seco) e Satiety Feline® Wet (úmido).

Palatabilidade
As experiências sensoriais que o alimento úmido pode oferecer associadas à complexidade nutricional e a maior ingestão hídrica colaboram para a adesão do programa de perda de peso e promovem qualidade de vida, longevidade e saúde aos gatos e cães.

Evidência científica
A utilização dos alimentos úmidos na dieta do gato e do cão tem validação clínica e científica, sendo uma estratégia dietética simples que traz resultados comprovados.

Para iniciar um programa de perda de peso eficaz e personalizado para seu paciente, utilizando alimentos úmidos e/ou secos em proporções adequadas, utilize nossa ferramenta Calculadora de Prescrição disponível no Portal Vet!

Referências bibliográficas

Bosch G, et al. The effects of dietary fibre type on satiety related hormones and voluntary food intake in dogs. British Journal of Nutrition (2009) 102: 318-325.

Buckley CM, Hawthorne A, Colyer A, Stevenson AE. Effect of dietary water intake on urinary output, specific gravity and relative supersaturation for calcium oxalate and struvite in the cat. Br J Nutr. 2011 Oct;106 Suppl 1:S128-30.

Buckley C, Colyer A, Thomas G, Stevenson A. The effect of dietary format on urinary parameters in small breed dogs. The WALTHAM International Nutritional Sciences Symposium 2010 [Poster 62, abstracts page 118].

Case LP, Carey EP, Hirakawa DA. Canine and feline nutrition. A resource for companion animal professionals. St. Louis: Mosby. 1995. 455p.

FEDIAF – Guideline for Complete and Complementary Pet Food for Cats and Dogs, 2019.

Flanagan J, Feugier A, Vialle S. A means for differentiation of the degree of satiety of low-energy, high-fiber wet products in cats. Proc. of 17th Annual AAVN Clinical Nutrition and Research Symposium; National Harbor (USA); June 2017.

Flanagan J et al. Success of a weight loss plan for overweight dogs: the results of an international weight loss study. PLoS One 2017;12(9):e0184199.

German, A.J., Holden, S.L., Bissot, T., Morris, P.J., Biourge, V. (2010) A high protein high fibre diet improves weight loss in obese dogs. The Veterinary Journal 183, 294-297. DOI: 10.1016/j.tvjl.2008.12.004.

IPSOS – CAWI survey 2016 FR/500 cat owners. Purchasers of dry food in specialist circuits.

Stevenson AE, Hynds WK, Markwell PJ. Effect of dietary moisture and sodium content on urine composition and calcium oxalate relative supersaturation in healthy miniature schnauzers and Labrador retrievers. Research in Veterinary Science. 2003;74:145-151.

Markwell PJ, Buffington CA. Chew DJ, et al. Clinical evaluation of commercially available urinary acidification diets in the management of idiopathic cystites in cats. J Am Vet Med Assoc 1999:214(4): 361-365.

Morris, PJ, Calvert, EL, Holmes, KL, Hackett, RM and Rawlings, JM. (2006). Energy Intake in Cats as Affected by Alterations in Diet Energy Density. J. Nutr. 136: 2072-2074S.

Weber M et al., A high protein, high fiber diet designed for weight loss improves satiety in dogs, J Vet Intern Med 2007, 21, 1203-1208.

WEI, A., FASCETTI, A. J., VILLAVERDE, C., WONG, R. K. & RAMSEY, J. J. 2011b. Effect of water content in a canned food on voluntary food intake and body weight in cats. Am J Vet Res, 72, 918-23.