Atmosfera controlada

publicado em: 12/08/2019

Alimentos não permanecem frescos para sempre, e não seria diferente para pet food.

 

A busca por alimentos de alta qualidade é constante e, geralmente, está associada a matéria prima, composição da fórmula, condições sanitárias do produto e processo de fabricação. O grande desafio da indústria produtora de alimentos para pets é manter a qualidade nutricional e organolépticas, odor, cor, sabor, até o momento do consumo final.

 

Para auxiliar nessa missão, a indústria está fazendo uso de uma tecnologia chamada Atmosfera Modificada, também conhecida como MAP(Modified Atmosphere Packaging). Não só a indústria de alimentos para pet mas alimentos em geral está se beneficiando com a mesma.

 

A tecnologia é usada na etapa final da fabricação, durante o processo de ensaque ou envaze, que consiste em retirar todo, ou quase todo, oxigênio residual presente na embalagem, através da introdução de gases ou mistura de gases que, na maior parte do tempo, são compostos de Nitrogênio e/ou dióxido de carbono, garantindo uma atmosfera completamente diferente daquelas comuns encontradas com altas concentrações de oxigênio.

 

O oxigênio é o principal precursor de reações oxidativas. A oxidação de óleos e gorduras presentes em petfood podem tornar o alimento com aspecto rançoso e consequentemente a não aceitação pelo animal que estiver consumindo. Outras causas de deterioração estão ligadas ao crescimento microbiano e de bolores e leveduras que estão presentes naturalmente no ar e no ambiente. 

A substituição do oxigênio por misturas diferentes de gases como Nitrogênio e dióxido de carbono, constrói um ambiente desfavorável para o crescimento destes microrganismos. Como vantagem da tecnologia MAP, destacam-se: o frescor do alimento por maior tempo, devido à diminuição da rancidez oxidativa, aumento da validade do alimento, diminuição de reações enzimáticas de decomposição e, em alguns casos, redução e até eliminação de conservantes. 

 

Equipamentos sofisticados são utilizados para ensacar/envazar um produto em uma tecnologia de Atmosfera Modificada. O equipamento deve prover um flush de retirada de oxigênio bem como outro com a adição do (s) gás (gases) utilizado (s). A escolha dos gases depende muito da composição e recomendações de armazenamento do produto, porém, o Nitrogênio tem sido utilizado, principalmente devido às suas características de diminuição de rancidez oxidativas, principal deteriorador de alimentos petfood.

 

Por último, a tecnologia de MAP é eficaz quando aplicada em produções que mantenham altos padrões de qualidade em: higiene e instalações, seleção de fornecedores e matérias primas, Análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC), tecnologias diferenciadas. Caso contrário, se esta tecnologia for aplicada em ambientes de baixos padrões de qualidade, a eficácia do método não é comprovada. A figura abaixo esquematiza um exemplo de embalagem hermeticamente fechada, com atmosfera modificada de gás Nitrogênio. 

 

                     



 

Referência Bibliográfica

SIVERTSVIK, M.; ROSNES, J. T.; BERGSLIEN, H. Modified atmosphere packaging. In: OHLSSON, T.; BENGTSSON, N. (Eds.). Minimal Processing

Technologies in the Food Industry. Cambridge: Woodhead publishing, 2002a. cap. 4, p 61- 87. SIVERTSVIK, M.; ROSNES, J.T.; KLEIBERG, G.H. Effect of Modified Atmosphere Packa-ging and Superchilled Storage on the Microbialand Sensory Quality of Atlantic Salmon (Sal-mo salar) Fillets. Journal of Food Science, Chi-cago, v. 68, p. 1467 - 1468, 2003. http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2621.2003. tb09668.xMANTILLA, S.P.S.; MANO, S.B.; VITAL, H.C.; FRANCO R.M; Atmosfera Modificada.

MEYER, A. S.; SUHR, K. I.; NIELSEN, P.; LYNGBY, HOLM, F. Natural food preservatives. In: OHLS-SON T.; BENGTSSON, N. (Ed.). Minimal proces-sing technologies in the food industry, Cambridge, Woodhead publishing, 2002, cap. 6, p. 124- 174 Modified Atmosphere Packaging < https://www.modifiedatmospherepackaging.com/applications>