Como é desenvolvido um alimento específico para raças?

Como é desenvolvido um alimento específico para raças?

Links rápidos:

Saiba como são formulados e desenvolvidos na ROYAL CANIN® os produtos específicos para raças definidas.

O processo de desenvolvimento de um alimento específico para raças obedece criteriosamente uma série de etapas importantes para a saúde dos animais, considerando suas diferentes características e necessidades. Conheça agora as etapas deste processo:

Literatura científica

Conhecer as reais necessidades nutricionais de cada raça é o ponto de partida para o desenvolvimento de uma nova fórmula. A ROYAL CANIN® se respalda na literatura científica produzida por intensas pesquisas e estudos e também em diretrizes nutricionais globais como as publicações National Research Council (NRC), The European Pet Food Industry (FEDIAF), The Association of American Feed Control Officials (AAFCO) e World Small Animal Veterinary Association (WSAVA). Estas publicações são de alta credibilidade para a ciência e oferecem a base para o desenvolvimento de novos alimentos. Além disso, estamos constantemente nos atualizando, à medida que o conhecimento em nutrição avança e faz novas descobertas para a ciência.

Parcerias

Possuímos parceria com uma rede global de especialistas, criadores profissionais e médicos-veterinários.  Além disso, colaboramos também com o Instituto Waltham®, localizado na Inglaterra, e que hoje é uma das instituições de maior renome e credibilidade científica em nutrição de gatos e cães. Muitos estudos e pesquisas conduzidos no instituto foram pioneiros no que a ciência sabe hoje sobre nutrição, e sua base de dados fornece informações essenciais para o desenvolvimento de novas fórmulas.

Escuta ativa (SAC)

Valorizamos e entendemos a importância de cultivar essas relações. Para isso, disponibilizamos um canal aberto de comunicação em todo o país para ouvir, de forma ativa, sugestões, elogios, críticas e demais informações que possam contribuir para compreender as necessidades dos animais, oferecendo a eles a melhor experiência em saúde. O primeiro alimento para raças surgiu de uma necessidade específica relatada por criadores profissionais parceiros da marca, há aproximadamente 20 anos.

Formulação e desenvolvimento

A formulação do novo alimento é uma etapa de extrema importância, e é feita minuciosamente por profissionais altamente qualificados, que estudam, analisam e desenvolvem fórmulas completas e balanceadas. As fórmulas e os perfis nutricionais dos alimentos ROYAL CANIN® são iguais em todos os países. Além disso, contamos com tecnologia de ponta na produção fabril e também no desenvolvimento de croquetes adaptados (Figura 1) e embalagens diferenciadas que contribuem para a alta qualidade do alimento.

Figura 1. Croquetes adaptados em tamanho, formato, ergonomia, textura e densidade, de acordo com particularidades de cada raça.

Testes rígidos de qualidade

A segurança alimentar é um dos pilares de qualidade da marca ROYAL CANIN®. Os processos de verificação de qualidade começam com a inspeção das matérias-primas que chegam de nossos fornecedores, ou seja, muito antes do início da fabricação dos alimentos. Os testes de qualidade continuam durante todo o processo produtivo, e também acontece nos alimentos acabados, antes destes serem enviados para distribuição. Possuímos diversas certificações de qualidade e nossa fábrica é considerada exemplo de boas práticas pelos mais rígidos órgãos de inspeção. Amostras de todas as matérias-primas e produtos acabados são armazenadas para garantir a rastreabilidade dos lotes e consequentemente a qualidade do alimento, até o momento do seu consumo por gatos e cães.

Validação

Depois de finalizados e antes de serem distribuídos amplamente para comercialização, os novos alimentos passam por um período de validação. Nesta fase, os produtos são utilizados por um período determinado em nossa matriz e também com parceiros selecionados. Este é um período importante de observação da aceitação do alimento pelos animais, e também da comprovação de seus benefícios.

Comunicação

A última etapa deste processo é iniciar a comunicação do lançamento do novo alimento por meio de ampla divulgação em diferentes veículos. Nesta etapa também acontece o treinamento de profissionais internos e de parceiros externos, que estarão aptos a compartilhar conhecimento com a comunidade científica e com tutores de gatos e cães.

Somos especialistas em raças e há mais de 50 anos oferecemos soluções nutricionais precisas para raças. Recentemente lançamos no Brasil alimentos específicos para a raça Pomerânia (seco e úmido), Shih Tzu (úmido) e Yorkshire a partir de 8 anos (seco), aumentando ainda mais nosso portfólio de soluções nutricionais. Contribuindo, desta forma, para que gatos e cães explorem todo seu potencial e se tornem animais saudáveis e magníficos.