6 dicas para conversar com o tutor de gatos e cães sobre obesidade

6 dicas para conversar com o tutor de gatos e cães sobre obesidade

Links rápidos:

Abordar o assunto obesidade com tutores é um desafio enfrentado com frequência por médicos-veterinários. Confira como lidar com este assunto na prática

A obesidade é a doença de maior prevalência global tanto em seres humanos quanto em gatos e cães domesticados. As causas deste fenômeno são usualmente as mesmas da obesidade humana, ou seja, um desequilíbrio entre o consumo e o gasto energético, caracterizando balanço energético positivo e ganho de peso.

Apesar de sua relevância, ainda assim é a doença mais negligenciada na prática clínica de pequenos animais, provavelmente por não se tratar de uma condição emergencial. No entanto, a obesidade é caracterizada por um estado inflamatório crônico relacionado a diversas comorbidades comuns nestes animais e que compromete a qualidade de vida, o bem-estar e a longevidade.

Animais que são obesos quando jovens apresentam tendência a continuarem obesos quando adultos, por exemplo.

Em medicina veterinária, há um fator agravante da doença em gatos e cães: o fato do tutor fornecer alimentos e petiscos aos animais como forma de demonstrar afeto e melhorar a relação com o pet. No entanto, a alimentação não tem o mesmo significado social para os animais como acontece entre seres humanos, mas este é apenas um dos pontos que devem ser delicadamente abordados durante a consulta.

Confira 6 dicas para ter sucesso na conversa com o tutor sobre obesidade em pets:

1. Procure compreender se a queixa principal que fez o tutor levar seu pet à consulta pode estar relacionada com a obesidade. Por exemplo, sabe-se que doenças ortopédicas, endócrinas e urinárias, dentre outras, podem estar associadas ao excesso de peso, portanto este é um momento apropriado para abordar o assunto e explicar ao tutor a associação entre as diferentes enfermidades.

2. Após pesagem do animal, incentive o próprio tutor a determinar o escore de condição corporal (ECC) do seu pet utilizando como base a escala de ECC de 9 pontos, adotada globalmente como a principal ferramenta de avaliação e triagem de animais em sobrepeso e/ou obesos. Estudos revelam que 85% dos tutores subestimam o peso do seu animal, portanto, deixar que ele faça essa avaliação primeiro e depois revelar a verdadeira condição corpórea do animal fará com que o tutor seja menos relutante em aceitar que seu pet precisa de tratamento.

3. Utilize comparações didáticas para mostrar ao tutor o quanto o ganho de peso em seu pet, mesmo que aparentemente discreto, corresponde a um aumento significativo quando pensamos em termos proporcionais. Para melhor visualização, abaixo ilustramos o quanto 1 kg a mais em animais de diferentes portes corresponderia proporcionalmente ao ganho de peso para uma pessoa. Observe que, para um gato cujo peso normal é de 4 kg, 1 kg a mais representa 25% do seu peso total, o que proporcionalmente equivaleria a um ser humano com 16 kg a mais, aproximadamente. Para um cão de 10 kg de peso, 1 kg a mais corresponderia a um aumento de 10%, ou 7 kg a mais para uma pessoa de 70 kg, e por fim, para um cão saudável de grande porte de 25 kg, 1 kg a mais seria o equivalente a 3 kg de excesso em um ser humano. Essa ilustração causa impacto em tutores e os ajuda a compreender o quão significativo é o excesso de peso em seu pet.

Comparação entre humano e cão em relação ao ganho de peso

4. Explique ao tutor sobre o comportamento natural do pet. Na maioria das vezes, gatos e cães buscam atenção de seus tutores, o que é frequentemente confundido com fome e comportamento de implorar por alimento. Dar atenção ao pet e brincar com ele é muito mais saudável e apropriado do que oferecer alimento. Explique ao tutor que, para gatos e cães, a comida não possui o mesmo significado social e afetivo que para nós e que o comportamento de implorar nem sempre significa que o pet está com fome.

5. Oriente o tutor a substituir eventuais petiscos pelo próprio alimento dentro da quantidade diária recomendada para a dieta do animal. Por exemplo, se o animal se alimenta com SATIETY® versão seca, a versão úmida pode ser oferecida como “agrado” ou “petisco”, e suas calorias devem ser consideradas no plano nutricional do paciente. Desta forma, o próprio alimento com perfil nutricional adequado substitui possíveis petiscos prejudiciais ao pet.

6. Sugira ao tutor que mantenha um diário de anotações durante o tratamento para perda de peso do pet e também que ele registre a evolução do animal com fotografias. Isso ajudará o tutor a se sentir mais engajado à medida que observa a perda de peso do animal e o aumento da disposição física dele para praticar exercícios e brincar.

A ROYAL CANIN® oferece a linha mais completa de soluções nutricionais para o controle de peso, desde alimentos secos e úmidos para gatos e cães, além da versão Small Dog para cães de pequeno porte. Conheça os alimentos da ROYAL CANIN®.

Para realizar a prescrição nutricional precisa e com as proporções corretas de alimento seco e úmido para seus pacientes em sobrepeso e/ou obesos, acesse nossa exclusiva Calculadora para prescrição, disponível gratuitamente para médicos-veterinários cadastrados no Portal Vet.

Referências bibliográficas

Case LP, Carey EP, Hirakawa DA. Canine and feline nutrition. A resource for companion animal professionals. St. Louis: Mosby. 1995. 455p.

Courcier EA, Thompson RM, Mellor DJ. An epidemiological study of environmental factors associated with canine obesity. J Small Anim Pract 2010;51:362-367.

Eastland-Jones, R.C., German, A.J., Holden, S.L., Biourge V., Pickavance, L.C. (2014). Owner misperception of canine body condition persists despite use of a body condition score chart. Journal of Nutritional Science 3, e45. doi:10.1017/jns.2014.25.

German AJ, et al. Obesity, its associated disorders and the role of inflammatory adipokines in companion animals. The Veterinary Journal 185 (2010) 4-9.

German AJ. The growing problem of obesity in dogs and cats. J Nutr. 2006; 136: 1940S–1946S. 10.1093/jn/136.7.1940S.

German, A.J., Holden, S.L., Bissot, T., Morris, P.J., Biourge, V. (2010) A high protein high fibre diet improves weight loss in obese dogs. The Veterinary Journal 183, 294-297. DOI: 10.1016/j.tvjl.2008.12.004.

German AJ, Holden SL, Wiseman-Orr ML, Reid J, Nolan AM, Biourge V, Morris PJ, Scott EM. Quality of life is reduced in obese dogs but improves after successful weight loss. Vet J. 2012 Jun;192(3):428-34

Kealy RD et al. Effects of diet restriction on life span and age-related changes in dogs. JAVMA 2002; 220:1315-1320.

Laflamme DP. Obesity in dogs and cats. What is wrong on being fat? J anim Sci 2011 doi.10.2527/jas/2011/4571.

Lund EM, Armstrong PJ, Kirk CA, et al. Prevalence and risk factors for obesity in adult cats from private US veterinary practices. Intern J Appl Res Vet Med 2005;3:88-96.

Lund EM, Armstrong PJ, Kirk CA, et al. Prevalence and risk factors for obesity in adult dogs from private US veterinary practices. Int J Appl Res Vet Med 2006;4:177-186.

Serisier, S., Feugier, A., Venet, C., Biourge, V., German, A.J. (2013) Faster growth rate in ad libitum-fed cats: a risk factor predicting the likelihood of becoming overweight during adulthood. Journal of Nutritional Science 2, 2013e11.

Scarlett JM, Donoghue S, Saidla J, Wills J. Overweight cats: prevalence and risk factors. Int J Obes. 1994; 18: S22–S28.

Weber M et al, A high protein, high fiber diet designed for weight loss improves satiety in dogs, J Vet Intern Med 2007, 21, 1203-1208.

Woods SC, Seeley RJ. Understanding the physiology of obesity: Review of recent developments in obesity research. International Journal of Obesity, v. 26, p. S8–S10, 2002.