Como o alimento auxilia na prevenção do cálculo dental?

Como o alimento auxilia na prevenção do cálculo dental?

Links rápidos:

Médicos-veterinário e tutores entram em contato com a ROYAL CANIN® para tirar dúvidas do dia a dia, e muitas delas têm relação com a saúde bucal do pet

A presença de tártaro ou cálculo dental preocupa tutores e é um assunto frequente em nossos canais de atendimento. A questão abordada por um dos nossos consumidores foi se o animal poderia desenvolver tártaro de acordo com os diferentes tipos de alimento e se, por outro lado, a dieta poderia contribuir para a prevenção do cálculo dental.

E sabemos que alimentos adequados – junto com uma rotina de higiene bucal – podem retardar a formação de cálculo dental e, consequentemente, a evolução para doença periodontal, evitando problemas futuros para esses animais.

Para ajudar a explicar isso ao tutor, vale compreender alguns conceitos básicos – como o que é o cálculo dental, os mecanismos de sua formação e quais as implicações na saúde dos animais – e detalhar as estratégias de prevenção que envolvem a nutrição.

O cálculo dental

O cálculo dental, ou tártaro, como é popularmente conhecido, é uma das afecções mais comuns em gatos e cães e sua presença predispõe ao desenvolvimento de doença periodontal (DP). A DP compromete a integridade do periodonto, que é definido como o conjunto das seguintes estruturas: cemento, gengiva, ligamento periodontal e osso alveolar. Essa estrutura apresenta como principal função a proteção e o suporte dos dentes. A DP pode apresentar efeitos locais (inflamação, sangramento, dor, halitose e perda dos dentes) e sistêmicos (quando há migração das bactérias presentes na saliva para a corrente sanguínea).

A casuística é alarmante. De acordo com o Dr. Daniel Ferro, médico-veterinário especialista e professor de odontologia veterinária, cerca de 90 a 95% dos pets começam a desenvolver algum sinal da doença periodontal já a partir de 1 ano de idade e todos apresentarão a doença em algum grau ao longo de sua vida, caso não haja a prevenção adequada.

Confira no infográfico abaixo como se forma o cálculo dental:

como se forma o cálculo dental

Estratégias de prevenção do cálculo dental e da DP

Como vimos, remover o cálculo dental não é simples e, por isso, o melhor a se fazer é conscientizar o tutor a apostar na prevenção. Aqui a alimentação entra como aliada e parte da estratégia de retardar a formação do tártaro em animais; saiba como:

Adição de tripolifosfato de sódio na fórmula do alimento

Uma das estratégias de prevenção da formação do cálculo é o uso de tripolifosfato de sódio nos alimentos. Evidências científicas apontam que a adição de fosfatos de sódio na formulação do alimento comercial pode contribuir de forma preventiva na redução da formação do cálculo dental.

O tripolifosfato de sódio, utilizado nos alimentos ROYAL CANIN®, se liga aos íons cálcio presentes na saliva, “sequestrando-os” e impedindo que este mineral atue sobre a placa bacteriana já instalada, auxiliando na redução de sua mineralização (Imagem 1).

Formação de cálculo dental
Imagem 1: Ação do tripolifosfato de sódio na cavidade oral. Fonte: ROYAL CANIN®.

Ação mecânica dos croquetes

O emprego da ação mecânica da raspagem é obtido por modificação do formato e textura dos croquetes e compõe a estratégia de prevenção da formação do cálculo dental. Para uma correta ação, os dentes devem penetrar no croquete para quebrá-lo. A mastigação promove a remoção mecânica da placa bacteriana nas faces de atrito entre o dente e o croquete.

A estratégia, no entanto, pode apresentar eficácia reduzida em animais que tendem a deglutir com pouca ou nenhuma mastigação. Por este motivo, o croquete adaptado é de extrema importância para estimular a mastigação. O tamanho, o formato e a textura dos croquetes têm por finalidade a adaptação às diversas conformações faciais de diferentes raças de gatos e cães para encorajá-los a mastigar o alimento (Imagem 2).

Quando ocorre a penetração mais profunda do dente no momento da mastigação, o tempo de fricção dental é mais longo, a eficácia do atrito é maior e, consequentemente, há o aumento da remoção da placa bacteriana.

tipos de croquetes
Imagem 2: Diferentes tipos de croquetes desenvolvidos de acordo com características anatomofisiológicas de cada espécie, porte e raça. Fonte: ROYAL CANIN®.

Importância da escovação diária dos dentes do animal

As estratégias apresentadas acima atuam como complementares à escovação diária dos dentes do animal, mas não a substituem. Assim como nós, humanos, os pets também necessitam de cuidados diários na higiene bucal.

Para condicionar o pet a aceitar o manuseio da boca e a escovação dos dentes, o ideal é iniciar o treinamento quando ele ainda é filhote. É importante utilizar pasta dental e escova específicos para gatos e cães. O uso de produtos para seres humanos é contra-indicado, uma vez que pode causar prejuízo à saúde dos pets. Animais adultos que não estejam acostumados com o manuseio da boca também podem ser treinados.

Nutrição como aliada da saúde bucal de cães

Como já vimos, a alimentação adequada faz parte da estratégia para retardar a formação do tártaro e cuidar da saúde bucal dos animais. E para levar ainda mais bem-estar e saúde aos pets, a ROYAL CANIN® incrementa seu portfólio da linha Nutrição Saúde para Sensibilidades e lança o alimento Dental Care – Cuidado Dental.

embalagem e selo de resultados comprovados do alimento Dental Care

O ROYAL CANIN® Mini Cuidado Dental é um alimento completo, feito sob medida para ajudar a proteger os dentes e gengivas dos cães adultos de porte pequeno. O croquete especialmente elaborado com tamanho e textura especifícos esfrega suavemente os dentes do cão enquanto ele mastiga. A fórmula ainda inclui quelantes que se ligam ao cálcio da saliva e ajudam a reduzir o acúmulo de tártaro.

Resultados mostram que, como o uso do alimento Dental Care – Cuidado Dental, foi notada a redução da formação de tártaro em até 69%.

Para saber mais sobre esse e outros alimentos, acesse o portfólio completo da ROYAL CANIN® para cães e também use a nossa Calculadora para Prescrições para encontrar a solução nutricional ideal para seu paciente.

Referências bibliográficas

BAIA, J. A doença periodontal em cães e gatos. USP, 2018.

FERRO, D. A importância de manter a saúde oral dos pets. Boletim Técnico. Boehringer Ingelheim, 2020.

LEE, J.H. et al. Antibacterial effects of sodium tripolyphosphate against Porphyromonas species associated with periodontitis of companion animals. J Vet Sci, 2019.

OBA, P. et al. Aditivos nutricionais empregados no controle e na melhora da saúde oral de cães e gatos. USP, 2014.

PINTO, et al., Tripolifosfato de sódio e hexametafosfato de sódio na prevenção do cálculo dentário em cães. UFLA, 2008.