O ALIMENTO ESPECÍFICO PARA O PACIENTE OBESO

publicado em: 07/08/2018
    INTRODUÇÃO


A obesidade está intimamente relacionada com o tipo de alimentação, oferta de alimento e petiscos variados sem levar em consideração o valor calórico total. Por isso, a correta nutrição e o adequado manejo nutricional são fundamentais para o sucesso do protocolo de perda de peso. A escolha do alimento para este processo é parte decisória para um resultado eficaz.
 

 

O ALIMENTO PARA A PERDA DE PESO
 

Abaixo listaremos algumas das principais características do alimento indicado para a perda de peso:
 



BAIXA DENSIDADE ENERGÉTICA
 

Trata-se da quantidade de calorias por croquete. O alimento para perda de peso deve apresentar redução no teor de gordura e restrição de calorias sem alterar a saciedade do paciente, através de adaptações específicas no croquete e formulação diferenciada.

 


TEOR REFORÇADO DE PROTEÍNAS
 

A distribuição calórica total do alimento deve ser proveniente de fontes proteicas, principalmente, para promover a perda de peso e manutenção da massa magra. A elevada concentração de proteína também permite maior tempo de saciedade. Uma dieta rica em proteínas para a perda de peso em gatos ainda diminui o risco de desenvolvimento de lipidose hepática nesta espécie.

 


ALTO TEOR DE FIBRAS
 

As fibras no alimento para perda de peso auxiliam na sensação de saciedade mais duradoura, por meio do aumento do conteúdo estomacal e por retardar o esvaziamento gástrico. Este nutriente presente no alimento para pacientes obesos auxilia na retenção de água dentro das fezes, levando a um efeito volumoso fornecendo estrutura e melhorando a consistência, além de reforçar o efeito de saciedade.


SUPORTE ARTICULAR
 

Animais com excesso de peso podem apresentar problemas articulares e de locomoção, por isso, é importante que o alimento específico para a perda de peso apresente nutrientes que irão promover maior suporte à articulação, como derivados de glicosamina e condroitina.


NUTRIENTES BALANCEADOS

É importante que o alimento para perda de peso seja rico em macro e micronutrientes de forma balanceada, para compensar o efeito da restrição energética durante o programa para perda de peso.



 

    SOBRE A AUTORA


M.V. Larissa de Lucca Druwe Lima - Coordenadora de Comunicação Científica da Royal Canin do Brasil