Doença Renal Crônica

publicado em: 14/03/2018

 

CONHEÇA O MANEJO DA DOENÇA RENAL
CRÔNICA E LEVE MAIS SAÚDE PARA GATOS E CÃES

 

A doença renal crônica pode ser um problema hereditário ou familiar que está presente desde o nascimento. Também pode ser desencadeada em uma fase mais tardia da vida de gatos e cães como resultado de inflamação dos rins, infecção ou ingestão de substâncias tóxicas pelo animal. É um distúrbio comum em animais maduros e idosos.

 

  COMO ELA OCORRE?

Ocorre quando a unidade funcional do órgão, o néfron, deixa de exercer a sua função. Isso significa que o fósforo do sangue não é mais excretado de maneira adequada, gerando hiperfosfatemia. À medida que uma maior proporção de néfrons falha, desencadeia uma série de sintomas, incluindo a perda do apetite e a diminuição do consumo alimentar.
 

  COMO O MANEJO NUTRICIONAL PODE AJUDAR?

Apesar de ser irreversível o dano aos rins, o manejo nutricional é o segredo para poder trazer mais saúde para a vida de gatos e cães. Durante este período da vida do animal, o fornecimento da dieta deve ser de fácil digestibilidade e alta palatabilidade para evitar qualquer risco de recusa ou rejeição ao alimento. No entanto, é preciso ter em mente que a quantidade de alimento deve ser definida de acordo com a necessidade do paciente, com base nas medições seriadas do peso e no escore de condição corporal.
 




DOENÇA RENAL CRÔNICA: O INÍCIO
NÃO MOSTRA SINAIS CLAROS, MAS SUA
ATITUDE FAZ TODA A DIFERENÇA


O check-up precoce é a única forma de detectar e controlar de forma efetiva a enfermidade. Porque quanto mais cedo a doença renal crônica for diagnosticada, melhor será a contribuição do manejo nutricional  que será adaptado aos estágios da doença de acordo com o estadiamento da IRIS (International Renal Interest Society/Sociedade Internacional de Interesse Renal) para assim garantir que o animal se alimente.
 




DIAGRAMA DE CONTROLE DA DOENÇA RENAL
E ARVORE DECISÓRIA PARA CÃES E GATOS

 

Agora você tem à sua disposição o diagrama para controlar a Doença Renal Crônica em gatos e cães. Além disso, você também terá acesso à Árvore Decisória, tanto para gatos quanto para cães desde o estadiamento até a nutrição.
 

     



 

E COMO AJUDAR O TUTOR A SABER
MAIS SOBRE A DOENÇA RENAL CRÔNICA?

 

A sua atitude faz toda a diferença nas vidas dos pets que você cuida. Quando o assunto é doença renal crônica, você tem um papel decisivo. Por isso, é fundamental informar o tutor sobre a gravidade da doença e a importância do diagnóstico precoce. Para ajudar, a Royal Canin está trazendo na íntegra um folheto sobre a doença e quais são os benefícios do acompanhamento nutricional durante o tratamento clínico. Juntos, podemos levar mais informação para o tutor e mais saúde e longevidade para a vida de gatos e cães.