Clínicas Cat Friendly: práticas para receber pacientes felinos

Clínicas Cat Friendly: práticas para receber pacientes felinos

Links rápidos:

Conheça o conceito Cat Friendly para proporcionar atendimento diferenciado e altamente especializado a pacientes felinos em sua clínica ou hospital veterinário!

Os programas Cat Friendly Practice® e Cat Friendly Clinic® são iniciativas globais criadas pela parceria entre a Associação Americana de Medicina Felina (AAFP) e a Sociedade Internacional de Medicina Felina (ISFM). O programa Cat Friendly Practice® é realizado pela AAFP nas Américas, enquanto a certificação Cat Friendly Clinic® é executada pela ISFM na Europa, Oceania, Ásia e África.

Este artigo fará uma breve introdução ao conceito ‘Cat Friendly’ e seus benefícios e, ao final, acesse um material exclusivo para download produzido em parceria com o Dr. Alexandre Daniel, médico-veterinário especialista em felinos, membro da Academy of Feline Practitioners da ISFM e proprietário da primeira clínica veterinária da América Latina a receber a certificação Cat Friendly Practice®.

Atualmente, mais de 1200 clínicas são certificadas nos programas citados ao redor do mundo. O objetivo de sua implementação em clínicas e hospitais veterinários é o de proporcionar uma experiência mais positiva e menos estressante aos pacientes felinos e seus tutores durante sua visita ao médico-veterinário, por meio de adequações estruturais nos ambientes clínicos e hospitalares, e preparo das equipes veterinárias e de atendimento, de forma que respeitem a natureza e as características comportamentais da espécie.

Ainda que sua domesticação tenha ocorrido há cerca de 9 mil anos, o gato doméstico ainda preserva comportamentos inatos à espécie, herança de seus ancestrais, os felídeos selvagens da África. Por sua natureza predatória, o gato está sempre em alerta e apresenta como características de rotina o ato de caçar, explorar e se esconder de possíveis predadores maiores. Os felinos são muito sensíveis a odores, barulhos, movimentação e presença de outros animais, e por estes motivos a visita ao médico-veterinário pode acarretar altos níveis de estresse.

As medidas de prevenção do estresse do paciente felino devem começar em casa, antes de o tutor colocar o paciente na caixa de transporte. Salas de espera e consultórios exclusivos para felinos, em ambientes calmos e tranquilos, com enriquecimento ambiental e com difusão de feromônio sintético são alguns pontos importantes de uma clínica ‘Cat Friendly’ e certamente contribuem para a experiência positiva do gato e também de seu tutor.

De acordo com a diretora executiva da AAFP, Heather O’Steen, tutores de gatos levam seus animais a consultas ao médico-veterinário com frequência consideravelmente menor se comparado a tutores de cães. Desta forma, uma clínica ‘Cat Friendly’ além de proporcionar uma experiência positiva aos pacientes, também contribui para criar e manter relações de confiança entre médicos-veterinários e tutores de gatos, estimulando estes a levarem seus animais ao consultório com mais frequência.

Uma pesquisa realizada pela AAFP em 2019 com 523 médicos-veterinários certificados pela Cat Friendly Practice® revelou os seguintes dados:

  • 90% dos profissionais afirmaram melhora no manejo dos felinos pelas equipes veterinárias;
  • 82% afirmaram aumento no número de consultas por serem certificados pelo programa;
  • 77% dos profissionais atenderam novos pacientes;
  • 78% relataram maior adesão dos tutores a retornos com seus animais;
  • 60% relataram diminuição em ferimentos no manejo dos felinos;
  • 98% se disseram satisfeitos com o programa;
  • 97% recomendariam o programa a outros colegas de profissão.

A ROYAL CANIN® reconhece as necessidades e características únicas dos gatos. Em 2019, lançamos a campanha #MeuGatoNoVet e desde então realizamos diversas iniciativas direcionadas exclusivamente ao universo dos felinos. A campanha compreende ações tanto para auxiliar tutores a compreenderem melhor as particularidades da espécie, quanto para agregar conhecimento a médicos-veterinários na prática da medicina felina.

Confira abaixo o artigo “Os benefícios das práticas Cat Friendly nas clínicas e hospitais veterinários”, além de vídeos rápidos exclusivos elaborados em parceria com o Dr. Alexandre Daniel, especialista em medicina felina, com informações práticas e detalhadas sobre como preparar sua clínica/hospital e equipe veterinária para oferecer atendimento diferenciado e de alta qualidade aos pacientes felinos. Ambos os arquivos estão disponíveis para download.

Artigo: https://drive.google.com/file/d/1OLri3Sh33Rs2OxHz4wr5pzpVjMo0YF74/view

Vídeos: https://drive.google.com/drive/folders/1JriDUIHMVmXgt-SJzO6xMrvEL_rjzCBx

 

Referências bibliográficas 

AAFP. 2019 Survey Results. Disponível em: <https://catvets.com/public/PDFs/CFP/2019-CFP-Survey.pdf> .Acesso: 11 Set 2020.

Bezerra, G. Felinos: Cuidados especiais. Revista Cães & Gatos. Disponível em: <https://catvets.com/public/PDFs/AboutUs/Caes&Gatos.pdf>. Acesso: 25 Ago 2020.

Monroe-Aldrige, P. The Cat Friendly Practice Program. Veterinary Focus, 2019. Disponível em: <https://vetfocus.royalcanin.com/en/doc-61.html> Acesso: 25 Ago 2020.